Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fiat Cronos Precision CVT 2023: saiba como será a nova versão do sedã

Fiat Cronos 2023 chegará ao mercado até agosto - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Fiat Cronos 2023 chegará ao mercado até agosto Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Colunista do UOL

11/07/2022 14h48

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Líder entre os sedãs compactos em junho, o Fiat Cronos terá novidades visuais e mecânicas na linha 2023. A coluna flagrou na pista de testes da Stellantis, em Betim (MG), a versão Precision que passará a contar com motor 1.3 Firefly e câmbio automático CVT. A estreia da linha renovada será até agosto, a unidade das fotos já é uma versão de produção.

O Fiat Cronos Precision CVT 2023 será opção topo de linha do sedã e será vendida somente com o câmbio CVT, que ainda será oferecido na versão Drive - que contará também com a opção de manual de cinco marchas.

O que mudou?

Diferentemente do Fiat Argo 2023 mostrado aqui em março, a mudança visual do Cronos 2023 será restrita à nova grade dianteira e o volante do Pulse no interior. A grade mantém os elementos com malha em colmeia e recebe duas barras horizontais, que dependendo da versão podem ser cromadas ou em cor fosca.

O pacote de mudanças também inclui novas rodas para o Cronos 1.3 Precision CVT 2023 e também para a versão Drive e novas calotas para as versões de acesso.

Voltando ao Cronos Precision CVT 2023, o sedã terá bancos revestidos em material sintético na cor marrom e os bancos devem ser os mesmos do Pulse.

O motor 1.3 Firefly Cronos 2023 terá a mesma calibração do Pulse e da linha atual do sedã. São 98 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 13,2 kgfm a 4.250 rpm com gasolina e 108 cv a 6.250 rpm e 13,7 kgfm de torque a 4.000 rpm com gasolina no tanque. Essa motorização poderá ser ligada aos câmbios manual de cinco velocidades e automático CVT que simula sete marchas virtuais.

Além do câmbio CVT, a outra novidade mecânica do sedã argentino será a chegada de duas versões com o motor 1.0 Firefly. Um batizada apenas de 1.0 terá ar-condicionado, direção elétrica, rádio AM/FM, vidros elétricos dianteiros, trava elétrica e os obrigatórios freios ABS com EBD e airbag duplo. A topo de linha com o motor 1.0 será a Drive que agregará central multimídia, vidros elétricos traseiros, controles de tração e estabilidade, entre outros itens de série.

Fiat Cronos 1.3 Precision - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Fiat Cronos 2023 não terá alterações na traseira e manterá as mesmas linhas de sua estreia em 2018
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ainda não está confirmado se os sidebags, antes disponíveis somente para as versões 1.8 E.torQ, será de série a partir das versões Drive ou se será opcional para toda a linha. O certo é que as bolsas laterais estarão disponíveis para as opções 1.0 e 1.3.

Versões

O Fiat Cronos 2023 será vendido inicialmente nas versões 1.0, 1.0 Drive, 1.3, 1.3 Drive, 1.3 Drive CVT e 1.3 Precision CVT.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.