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Fiat Scudo: como é o furgão "cosplay" de irmãos de marcas francesas
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Atualmente atuando com Fiorino e Ducato, a Fiat se vale da sinergia entre as marcas da Stellantis e lança o Scudo, cosplay italiano dos Citroën Jumpy e Peugeot Expert. A novidade foi antecipada pela coluna em março aqui no UOL Carros.
O furgão vendido em sistema de pré-venda fará sua estreia nas lojas no dia 1° de agosto. Inicialmente, o Scudo 2023 será vendido nas versões Cargo e Multi com motor 1.5. BlueHDI diesel e na opção Cargo com motor elétrico.
O mercado anual de furgões comercializa anualmente 65 mil unidades. Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul, estima que o Scudo venderá 10% das vendas totais no segmento de furgões comerciais, incluindo os segmentos de B-van, D-Van e E-van.
Os preços do Scudo 2023 ficam em R$ 187.490 para a versão Cargo, R$ 192.490 para opção Multi com motor térmico e R$ 329.990 para opção Cargo com motor elétrico. As versões diesel virão importadas do Uruguai e a elétrica virá da Europa, à exemplo dos primos franceses.
O Fiat Scudo 2023 chega para atuar no segmento de D-van com capacidade de para 1.500 quilos na versão térmica e 1.000 quilos na opção elétrica. Já a capacidade térmica é de 6,1 m³ é comum em ambas as versões.
Visualmente, o Scudo é idêntico aos irmãos, os faróis vieram do Jumy e o capô do Expert. Para-choques são comuns nos três modelos. A grade do italiano é exclusiva e abriga o novo logo Fiat, ela tem formato que remete a um escudo.
Segundo os executivos da Fiat, maçanetas, capa dos retrovisores e para-choques sem pintura foram pensados para diminuir os custos de reparação, já que os plásticos sem pintura tem preço de substituição mais baixo.
Por dentro, o Scudo é cópia dos irmãos, a única mudança é o nome Fiat no volante, aliás, curiosamente a marca uso o antigo na cor vermelha com o escrito em prateado.
O motorista tem banco com regulagem de altura e apoio de braço, o assento apoia bem as pernas do ocupante e o encosto tem abas largas segurando bem as costas do condutor.
O volante tem regulagem de altura e profundidade e a alavanca de câmbio em posição elevada contribui para um maior conforto do condutor.
Há airbag frontal para o motorista e do passageiro protege os dois ocupantes.
O acabamento é condizente com a proposta de trabalho e não há luxo, mas os materiais de revestimento são de boa qualidade e há muitos porta-objetos. Os vidros são elétricos e os retrovisores contam com ajustes elétricos.
Entre os itens de conforto, o Fiat Scudo oferece direção eletro-hidráulica e ar-condicionado. A escorregada para quem está no posto de comando é falta de câmera de ré e estacionamento traseiro, na hora de manobras, os itens fazem falta para auxiliar o condutor. Eles só estão disponíveis na versão elétrica. Os retrovisores externos poderiam ser maiores.
Andando
As versões térmicas do Scudo são equipadas com o motor 1.5 BlueHDI de 120 cv de potência a 3.500 rpm, com torque de 30,6 kgfm a 1.750 rpm. Ele é ligado ao câmbio manual de seis marchas.
O bom torque em baixas rotações contribui para ter força suficiente em ultrapassagens e retomadas de velocidades. Em veículos de carga, os números de torque são mais importantes que cavalos de potência. No entanto, os 120 cv de potência também contribuem para deixar o Scudo bem ágil no trânsito urbano e no rodoviário.
O tanque de combustível com capacidade de 69 litros oferece autonomia de até 800 quilômetros. O furgão é nota "A" no Selo Conpet em seu segmento, em números aferidos pelo Inmetro, o Scudo faz média de 12,4 km/l na cidade e 11,9 km/l em estrada. Para ajudar na economia de combustível, o modelo conta com sistema Start&Stop.
O elétrico e-Scudo tem motor com 136 cavalos de potência e torque um pouco menor, são 26,5 kgfm, no entanto ele é imediato e deixa o furgão bem ágil, como nos carros elétricos de passeio. A autonomia oficial é de até 330 quilômetros com a carga da bateria completa.
Tanto na versão térmica quanto na elétrica, o Fiat Scudo tem rodar suave e apesar do centro de gravidade mais alto, ele tem comportamento de carro de passeio. Mesmo vazio, o bom trabalho realizado na suspensão evita que o furgão pule como um cabrito.
Quanto custa?
Os preços são idênticos aos dos irmãos. A versão Cargo R$ 187.490, a Multi tem preço sugerido de R$ 192.490 e o elétrico Cargo custa R$ 329.990.
Para vender o Scudo, a marca apresenta o Fiat Professional para atendimento aos veículos comerciais da marca. Até o dia 1° de agosto, a rede será composta por 200 pontos de vendas e assistência técnica.
O discurso da Fiat é que o Scudo não irá tirar vendas dos irmãos Citroën Jumpy e Peugeot Expert, no entanto, na prática, com a maior rede italiana, isso deverá ser pouco provável.
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