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Ford Transit Furgão chega partindo de R$ 239.900 para encarar Sprinter
A Ford apresenta o furgão Transit para disputar no segmento que representa mais de 60% das vendas. A marca americana venderá seu modelo em duas versões, a L2H3 com preço sugerido de R$ 239.900 e na L3H3 por R$ 245.900.
Eles são montados no Uruguai na fábrica da Nordex ao lado da versão passageiros. A versão curta tem capacidade para 10,7 m³ e pode levar até 1.222 quilos de carga e a longa para 12,4 m³, cuja capacidade de carga é de 1.181 quilos.
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Por ter um PBT de 3.500 quilos, o Ford Transit Furgão pode ser dirigido por condutores habilitados na categoria B.
A marca americana aposta na conectividade para se sobressair no concorrido mercado que tem a Mercedes-Benz Sprinter, Fiat Ducato, Renault Master e o IVECO Daily CIty. De fato, o Transit Furgão é o único a oferecer de série um bom pacote tecnológico.
Pelo aplicativo FordPass, o usuário do furgão consulta quilometragem, nível de combustível e localização do veículo remotamente. Pelo App, o motorista ainda pode agendar serviços e receber relatórios mensais com indicadores para o negócio.
A tecnologia embarcada do Ford Transit pode detectar mais de 3 mil tipos de alertas de funcionamento do veículo. Se a falha detectada for severa, um atendente da Ford entra em contato proativemente para informar e orientar o usuário na solução do problema.
Além da conectividade, a Ford também aposta no bom pacote de equipamentos para tentar seduzir o comprador. Entre os itens de série estão direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, ajustes elétricos do retrovisor, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, volante multifuncional, central multimídia, entre outros itens.
Já no quesito segurança, o Transit furgão vem equipado com controle eletrônico de estabilidade e tração, controle de torque em curvas, controle eletrônico anticapotamento, estabilização de vento lateral, controle de carga adaptativo e assistente de partida em rampa. A lista ainda inclui sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré que facilita a vida do motorista em manobras.
Motor
O Ford Transit Furgão é equipado com motor 2.0 EcoBlue de 170 cv de potência e torque de 39,7 kgfm ligado ao câmbio manual de seis marchas. O conjunto proporciona um bom desempenho ao furgão tanto em ultrapassagens, quanto em retomadas de velocidades. O câmbio tem engates precisos e macios. A vida do motorista melhora com a direção elétrica que tem o peso certo em manobras ficando mais leve e mais firme na condução.
Andamos no furgão longo de 12,4 m³ com simulação de carga de 400 quilos e na estrada em ultrapassagens o furgão foi muito bem. Já em trajeto fechado simulamos uma frenagem de emergência em velocidade de 70 km/h, o furgão parou rapidamente sem deslizar ou mudar sua trajetória.
No posto de comando, a sensação de guiar o Transit Furgão é muito próxima a de um automóvel, com exceção da maior dificuldade de acesso, aliás Ford, faltou a alça de apoio para o condutor subir na cabine. As portas também poderiam ter um melhor grau de abertura.
Acostumado a dirigir automóveis, vez ou outra me peguei procurando o retrovisor interno inexistente neste tipo de veículo. Mas os grandes retrovisores externos são bons aliados para uma condução segura.
A garantia é de um ano ou 100 quilômetros rodados, prevalecendo o que acontecer primeiro.
A Ford Transit Furgão é um bom modelo para o segmento e está em pé de igualdade com seus concorrentes. No entanto, a marca terá que fazer um trabalho de formiguinha para conquistar o desconfiado consumidor.
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