PUBLICIDADE
Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fiat terá novo SUV, carros inéditos e reestilizações em 2022; veja detalhes

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal é repórter, fotógrafo, editor e criador do site Autos Segredos. Formando em jornalismo pela PUC Minas, atuou na redação do jornal Estado de Minas por 24 anos, além de ter colaborado com Quatro Rodas, Auto Esporte e Carro Etc., do jornal O Globo.

Colunista do Uol

22/04/2022 04h00

Com o quarto mês de 2022 chegando ao fim, o calendário ficará apertado para a Fiat. A marca italiana da Stellantis terá no mínimo seis novidades até o fim de ano. Serão dois novos modelos, três reestilizações e ainda o retorno da Abarth ao Brasil.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Argo e Cronos 2023 puxam a fila

Fiat Argo - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Protótipo do Fiat Argo 2023
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Se tudo der certo e o fornecimento de chips se normalizar, a fila de novidades começará em maio com o lançamento da linha 2023 de Argo e Cronos, que terão como principal novidade a chegada da transmissão CVT ligada ao motor 1.3 Firefly.

Junto com a novidade mecânica, o hatch lançado em 2017 passará por sua primeira mudança visual. Ela será bem simples e concentrada na dianteira, que terá apenas o para-choque redesenhado. De resto no visual externo, com exceção de novas rodas e calotas, tudo ficará igual ao modelo atual, incluindo a traseira sem alterações.

O Argo 2023 manterá as versões atuais e a aventureira Trekking será a nova opção topo de linha da gama. O hatch será oferecido nas versões 1.0, 1.0 Drive, 1.3 Drive e 1.3 Trekking sempre com câmbio manual de cinco marchas. O câmbio CVT com simulação de sete marchas virtuais será oferecido nas opções 1.3 Drive e 1.3 Trekking.

Fiat Cronos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Flagra Fiat Cronos 2023
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O Cronos 2023 também será apresentado juntamente com o hatch, porém seu retoque visual ficará restrito a um nova grade que em vez de um filete vertical terá dois mantendo o mesmo formato e elementos da linha 2022.

O número de versões será ampliado com a oferta do inédito motor 1.0 Firefly na linha 2023, que será disponibilizado em duas versões, 1.0 mais básica para ocupar o lugar do Grand Siena e na 1.0 Drive, que virá equipada com controles de tração e estabilidade de série.

Com motor 1.3, o sedã argentino será oferecido nas versões 1.3 básica e nas versões, 1.3 Drive, 1.3 Drive CVT, 1.3 Precision CVT que terão controles de estabilidade e tração como itens de série.

Fiat SUV Cupê

suv - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Protótipo do Fiat Fastback
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O segundo SUV da Fiat com linhas cupê será a terceira novidade do ano e seu lançamento é esperado para acontecer entre julho e agosto. Chamado de Projeto 376, o SUV será construído a partir da plataforma MLA, a mesma do Pulse, mantendo o entre-eixos de 2,53 metros. No entanto, ele será maior em comprimento por conta do maior balanço traseiro. Isso lhe garantirá um porta-malas que irá beirar os 600 litros de capacidade.

O SUV Fiat Cupê será oferecido em versões 1.0 Turbo Flex ligado ao câmbio CVT com simulação de sete marchas e em opções 1.3 Turbo Flex com transmissão automática de seis marchas.

Fiat Fastback - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Flagra Fiat Fastback Abarth
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Em termos visuais, o segundo SUV da marca italiana terá a identidade visual do Pulse nas laterais, mantendo a mesma estampagem das portas, e a traseira terá o desenho idêntico ao Cronos. Na dianteira, o novo SUV manterá capô e para-lamas do Pulse, mas para ter "cara" própria o para-choque será exclusivo, assim como os faróis.

Por dentro o painel é o mesmo, assim como o volante, mas o console central será exclusivo e o SUV Cupê contará com freio de estacionamento eletrônico.

Comerciais

Fiat Scudo - Fiat/Divulgação - Fiat/Divulgação
Fiat Scudo Furgão
Imagem: Fiat/Divulgação

O segundo modelo inédito da Fiat será a chegada do VUL Scudo, que virá importado do Uruguai como os irmãos Expert e Jumpy. O modelo nada mais é do que os similares franceses com a logo Fiat na dianteira e para-choque exclusivo.

Ele será oferecido nas versões Cargo e Multi (passageiros) sempre equipadas com o motor 1.5 BlueHDi com potência de 120 cv a 3.500 rpm e torque de 30,5 kgfm a 1.750 rpm. O motor será ligado ao câmbio manual de seis velocidades.

Fiat Ducato - Divulgação - Divulgação
Fiat Ducato 2020
Imagem: Divulgação

A linha de comerciais terá ainda a reestilização do Ducato, que manterá a mesma oferta de modelos atuais com as opções de chassi, furgão e passageiros. O modelo terá um leve retoque na dianteira, ganhando novos faróis e para-choques.

Mas a mudança principal será a troca do motor diesel 2.3 por um 2.2. O novo motor rende 140 cv de potência a 3.750 rpm e torque de 34,7 kgfm a 2.000 rpm. O propulsor será ligado ao câmbio manual de seis marchas.

A estreia das novidades comerciais da Fiat deverá ocorrer entre agosto e setembro.

Fiat Pulse Abarth

Fiat Pulse Abarth - Divulgação - Divulgação
Pulse Abarth chega no fim de 2022
Imagem: Divulgação

Já confirmado pela Fiat, a volta da Abarth ocorrerá no último quadrimestre de 2022 e será a última das seis novidades confirmadas para este ano. O SUV esportivo terá motor 1.3 Turbo Flex de 185 cv ligado ao câmbio automático de seis marchas.

Além do visual exclusivo, o Pulse Abarth terá acertos de suspensão, freios e até escapamento preparado para deixá-lo como um legítimo Abarth.

Sétimo é dúvida

Fiat Strada - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Fiat Strada Working
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Correndo por fora, a Fiat Strada poderá ganhar uma nova versão destinada ao trabalho. Chamada de Working, ela chegou a ser confirmada em 2021, mas devido a falta de insumos ela acabou deixada para segundo plano.

O pulo do gato da Strada Working seria sua capacidade de carga de 770 quilos. O motor será o 1.4 Fire EVO.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.