PUBLICIDADE
Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Hyundai Creta Action 1.6 segue em linha e HB20X é descontinuado

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal é repórter, fotógrafo, editor e criador do site Autos Segredos. Formando em jornalismo pela PUC Minas, atuou na redação do jornal Estado de Minas por 24 anos, além de ter colaborado com Quatro Rodas, Auto Esporte e Carro Etc., do jornal O Globo.

Colunista do UOL

25/01/2022 07h41

A Hyundai começa 2022 fazendo mudanças em sua gama de produtos. O aventureiro HB20X dá adeus ao mercado e a marca surpreende ao manter o Creta Action em linha. Ambos eram equipados com o motor 1.6 Gamma.

A marca confirmou as alterações em nota enviada à coluna. "Sobre o HB20X, a Hyundai Motor Brasil informa que concentrará as vendas da linha HB20 em seus modelos de maior demanda nas versões hatch (HB20) e sedã (HB20S), além das duas gerações do SUV Creta. O Creta Action, com motor 1.6, está em conformidade com a fase L7 do Proconve e seguirá sendo comercializado normalmente".

O Hyundai HB20X ainda figura no site comercial da marca como linha 2021/2022. Sua saída se deve mais a questões comerciais do que em função da legislação de emissões de poluentes. O aventureiro é equipado com o motor 1.6 ligado aos câmbios manual ou automático. Atualmente, o HB20X era a única versão da linha que seguia com o motor 1.6 em oferta, as demais opções da família HB20 perderam a opção no decorrer de 2021.

Se o aventureiro está dando adeus ao mercado, quem ganhou sobrevida foi o Creta Action também equipado com o motor 1.6 Gamma e transmissão automática de seis velocidades. Como a Hyundai afirma na nota acima, o motor já atende a fase L7 do Proconve.

A versão de entrada mantém o visual da primeira geração e é única ainda equipada com motor 1.6. A marca não abre os números de participação da versão, mas a média de participação do Creta Action nas vendas totais do SUV representam cerca de 30%.

O Creta Action ainda está no configurador da marca como linha 2021/2022, mas como o fabricante confirmou sua continuidade, logo ele também será ano/modelo 2022/2022 como as demais versões do SUV.

Atualmente, o Creta Action 1.6 AT é oferecido por R$ 102.990.