Topo

Autos Segredos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Renault Kwid 2023: antecipamos o que mudará no carro mais barato do Brasil

Renault Kwid passará por mudanças no próximo ano - Divulgação
Renault Kwid passará por mudanças no próximo ano Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

30/11/2021 16h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lançado em 2017, o Renault Kwid já não atrai tanto a atenção dos consumidores como ocorreu em 2018 e 2019, registrando 67.230 e 85.117 emplacamentos, respectivamente. Em 2020, foram 49.475 modelos comercializados e, no acumulado até outubro de 2021, são 42.431 unidades vendidas. Apesar da queda significativa, ele ainda é o carro-chefe da marca francesa no Brasil.

Para tentar melhorar a imagem do carro no mercado brasileiro, a Renault começará o ano de 2022 apresentando o Kwid 2023 com visual renovado. O modelo terá nova dianteira com conjunto ótico duplo e, dependendo da versão, será até iluminado por LED. Também dependendo da opção o hatch terá rodas de liga leve, mas mantendo a furação de três.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

O interior terá atualizações com direito a quadro de instrumentos 100% digital e nova central multimídia. A marca também dará uma atualizará o acabamento para melhorar a imagem espartana do Kwid.

Kwid ficará mais seguro

Apurei que, além da reforma visual, o Kwid 2023 passará a ser menos básico. Todas as versões do modelo renovado terão controles de estabilidade e tração como itens de série. Assistente de partida em rampa também será padrão.

Além dos itens de segurança, a Renault fará melhorias no conjunto mecânico. Para atender o novo protocolo de emissões Proconve PL7, o Kwid 2023 terá o motor do Sandero mais forte e com variador de fase.

Devido aos novos protocolos, potência e torque podem mudar. Em números atuais, o propulsor 1.0 SCe rende potência de 79 cv com gasolina e 82 cv com etanol. O câmbio será sempre manual de cinco velocidades.

O Kwid 2023 será oferecido nas versões Life, Zen, Intense, Intense biton e na Outsider.

Mais reestilizações

Além de renovar seu carro-chefe, a Renault prepara atualizações visuais para a picape Oroch, que será vendida em três versões de acabamento. As opções PRO e Intense manterão o motor 1.6 SCe, que também será atualizado para atender o PL7 - o propulsor aspirado continuará a ser ligado somente ao câmbio manual.

Na inédita versão topo de linha Iconic, a Oroch terá o motor 1.3 TCe Turbo Flex e transmissão CVT com simulação de sete marchas virtuais.

Falando na versão Iconic, o Duster também terá conjunto turbo nessa configuração.

Por fim, dos modelos produzidos no Paraná, a Renault atualizará o furgão Master, que receberá nova dianteira e motor atualizado para atender o programa PL7. O propulsor receberá tanque de ureia para tratamento de gases.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.