PUBLICIDADE
Topo

Autos Segredos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Renault Kwid 2023: antecipamos o que mudará no carro mais barato do Brasil

Renault Kwid passará por mudanças no próximo ano - Divulgação
Renault Kwid passará por mudanças no próximo ano Imagem: Divulgação
Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal é repórter, fotógrafo, editor e criador do site Autos Segredos. Formando em jornalismo pela PUC Minas, atuou na redação do jornal Estado de Minas por 24 anos, além de ter colaborado com Quatro Rodas, Auto Esporte e Carro Etc., do jornal O Globo.

Colunista do UOL

30/11/2021 16h15

Lançado em 2017, o Renault Kwid já não atrai tanto a atenção dos consumidores como ocorreu em 2018 e 2019, registrando 67.230 e 85.117 emplacamentos, respectivamente. Em 2020, foram 49.475 modelos comercializados e, no acumulado até outubro de 2021, são 42.431 unidades vendidas. Apesar da queda significativa, ele ainda é o carro-chefe da marca francesa no Brasil.

Para tentar melhorar a imagem do carro no mercado brasileiro, a Renault começará o ano de 2022 apresentando o Kwid 2023 com visual renovado. O modelo terá nova dianteira com conjunto ótico duplo e, dependendo da versão, será até iluminado por LED. Também dependendo da opção o hatch terá rodas de liga leve, mas mantendo a furação de três.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

O interior terá atualizações com direito a quadro de instrumentos 100% digital e nova central multimídia. A marca também dará uma atualizará o acabamento para melhorar a imagem espartana do Kwid.

Kwid ficará mais seguro

Apurei que, além da reforma visual, o Kwid 2023 passará a ser menos básico. Todas as versões do modelo renovado terão controles de estabilidade e tração como itens de série. Assistente de partida em rampa também será padrão.

Além dos itens de segurança, a Renault fará melhorias no conjunto mecânico. Para atender o novo protocolo de emissões Proconve PL7, o Kwid 2023 terá o motor do Sandero mais forte e com variador de fase.

Devido aos novos protocolos, potência e torque podem mudar. Em números atuais, o propulsor 1.0 SCe rende potência de 79 cv com gasolina e 82 cv com etanol. O câmbio será sempre manual de cinco velocidades.

O Kwid 2023 será oferecido nas versões Life, Zen, Intense, Intense biton e na Outsider.

Mais reestilizações

Além de renovar seu carro-chefe, a Renault prepara atualizações visuais para a picape Oroch, que será vendida em três versões de acabamento. As opções PRO e Intense manterão o motor 1.6 SCe, que também será atualizado para atender o PL7 - o propulsor aspirado continuará a ser ligado somente ao câmbio manual.

Na inédita versão topo de linha Iconic, a Oroch terá o motor 1.3 TCe Turbo Flex e transmissão CVT com simulação de sete marchas virtuais.

Falando na versão Iconic, o Duster também terá conjunto turbo nessa configuração.

Por fim, dos modelos produzidos no Paraná, a Renault atualizará o furgão Master, que receberá nova dianteira e motor atualizado para atender o programa PL7. O propulsor receberá tanque de ureia para tratamento de gases.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL