PUBLICIDADE
Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Peugeot com coração de Fiat: 208 testa novo motor do Pulse para 2022

Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal é repórter, fotógrafo, editor e criador do site Autos Segredos. Formando em jornalismo pela PUC Minas, atuou na redação do jornal Estado de Minas por 24 anos, além de ter colaborado com Quatro Rodas, Auto Esporte e Carro Etc., do jornal O Globo.

Colunista do UOL

27/11/2021 04h00

Lançado em 2020, a modernidade do Peugeot 208 ficou apagada com a manutenção do motor 1.6 FlexStart. Mas isso mudará na linha 2023 do hatch francês. Em agosto, já tinha adiantado que o 208 teria duas novas opções de motorização. Agora, a coluna flagra protótipos do 208 sendo testados pela engenharia mineira da Stellantis, o que confirma a informação sobre os novos de propulsores.

Durante minha campana atrás de novidades, flagrei alguns protótipos do 208 em versões básicas que serão equipadas com o motor 1.3 Firefly. Contei pelo menos quatro, sendo uma branca e três na tonalidade preta. Apesar de avistar somente versões básicas em testes, apurei que já há unidades sendo testadas com o motor 1.0 Turbo Flex (T200), o mesmo que estreou no Pulse.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Com a chegada dos dois novos motores, o 208 abandonará o 1.6 FlexStart. O propulsor ainda seguirá equipando os Peugeot 2008 e os Citroën C4 Cactus e as versões topo de linha novo C3 que estreará em 2022.

O Peugeot 208 repetirá os motores 1.3 e 1.0 Turbo do Fiat Pulse, mudando somente alguma calibração específica. O motor 1.3 Firefly já será o atualizado para atender o Proconve PL7. Com gasolina, o propulsor tem potência de 98 cv a 6.250 rpm e torque de 13,2 kgfm a 4.250 rpm. Já com etanol, a potência é de 107 cv a 6.250 rpm e torque de 13,4 kgfm a 4.000 rpm.

Peugeot 208 2023 - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Já o motor 1.0 Turbo Flex T200 rende potência de 125 cv a 5.750 rpm e torque de 20,4 kgfm a 1.700 rpm quando abastecido com gasolina. Com etanol, a potência é de 130 cv a 5.750 rpm e o torque é de 20,4 kgfm a 1.700 rpm.

Ainda não tenho a confirmação se o novo 208 2023 manterá a mesma gama de ofertas atuais. Mas se mantiver, a minha aposta é que as opções Like e Active sejam equipadas com o motor 1.3 Firefly, a primeira teria somente transmissão manual e a segunda já teria o câmbio CVT que simula sete marchas virtuais. Já o motor 1.0 Turbo Flex T200 será sempre ligado ao câmbio CVT, equiparia as versões Allure e Griffe.

Quem sabe também, a Peugeot não atenda os fãs de esportivos e lance uma versão GT com o 1.3 T270 Flex, mas isso por enquanto é apenas uma dica do colunista para marca francesa.

Peugeot 208 2023 - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

As novidades para o 208 em 2022 não estão restritas aos novos motores, o hatch também terá duas novas séries especiais
Stellantis mudou a vida do Peugeot 208

Desde que a Stellantis começou a atuar no Brasil, as ações comerciais do grupo deram vida nova ao 208 mudando completamente o cenário do hatch no mercado. No acumulado de vendas de 2020, o hatch emplacou apenas 4.403 unidades, vale lembrar que as vendas da nova geração só começaram em setembro do ano passado.

Já no somatório de janeiro a outubro de 2021, o novo Peugeot 208 registrou 12.876 emplacamentos, antes mesmo do ano encerrar, as vendas totais já são quase duas vezes mais que o ano anterior.

Os novos motores darão novo fôlego em desempenho dinâmico e provavelmente nas vendas do 208. O hatch da marca do leão terá um 2022 promissor. Aguardemos cenas do próximos capítulos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros