Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Peugeot com coração de Fiat: 208 testa novo motor do Pulse para 2022

Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Colunista do UOL

27/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lançado em 2020, a modernidade do Peugeot 208 ficou apagada com a manutenção do motor 1.6 FlexStart. Mas isso mudará na linha 2023 do hatch francês. Em agosto, já tinha adiantado que o 208 teria duas novas opções de motorização. Agora, a coluna flagra protótipos do 208 sendo testados pela engenharia mineira da Stellantis, o que confirma a informação sobre os novos de propulsores.

Durante minha campana atrás de novidades, flagrei alguns protótipos do 208 em versões básicas que serão equipadas com o motor 1.3 Firefly. Contei pelo menos quatro, sendo uma branca e três na tonalidade preta. Apesar de avistar somente versões básicas em testes, apurei que já há unidades sendo testadas com o motor 1.0 Turbo Flex (T200), o mesmo que estreou no Pulse.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Com a chegada dos dois novos motores, o 208 abandonará o 1.6 FlexStart. O propulsor ainda seguirá equipando os Peugeot 2008 e os Citroën C4 Cactus e as versões topo de linha novo C3 que estreará em 2022.

O Peugeot 208 repetirá os motores 1.3 e 1.0 Turbo do Fiat Pulse, mudando somente alguma calibração específica. O motor 1.3 Firefly já será o atualizado para atender o Proconve PL7. Com gasolina, o propulsor tem potência de 98 cv a 6.250 rpm e torque de 13,2 kgfm a 4.250 rpm. Já com etanol, a potência é de 107 cv a 6.250 rpm e torque de 13,4 kgfm a 4.000 rpm.

Peugeot 208 2023 - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Já o motor 1.0 Turbo Flex T200 rende potência de 125 cv a 5.750 rpm e torque de 20,4 kgfm a 1.700 rpm quando abastecido com gasolina. Com etanol, a potência é de 130 cv a 5.750 rpm e o torque é de 20,4 kgfm a 1.700 rpm.

Ainda não tenho a confirmação se o novo 208 2023 manterá a mesma gama de ofertas atuais. Mas se mantiver, a minha aposta é que as opções Like e Active sejam equipadas com o motor 1.3 Firefly, a primeira teria somente transmissão manual e a segunda já teria o câmbio CVT que simula sete marchas virtuais. Já o motor 1.0 Turbo Flex T200 será sempre ligado ao câmbio CVT, equiparia as versões Allure e Griffe.

Quem sabe também, a Peugeot não atenda os fãs de esportivos e lance uma versão GT com o 1.3 T270 Flex, mas isso por enquanto é apenas uma dica do colunista para marca francesa.

Peugeot 208 2023 - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

As novidades para o 208 em 2022 não estão restritas aos novos motores, o hatch também terá duas novas séries especiais
Stellantis mudou a vida do Peugeot 208

Desde que a Stellantis começou a atuar no Brasil, as ações comerciais do grupo deram vida nova ao 208 mudando completamente o cenário do hatch no mercado. No acumulado de vendas de 2020, o hatch emplacou apenas 4.403 unidades, vale lembrar que as vendas da nova geração só começaram em setembro do ano passado.

Já no somatório de janeiro a outubro de 2021, o novo Peugeot 208 registrou 12.876 emplacamentos, antes mesmo do ano encerrar, as vendas totais já são quase duas vezes mais que o ano anterior.

Os novos motores darão novo fôlego em desempenho dinâmico e provavelmente nas vendas do 208. O hatch da marca do leão terá um 2022 promissor. Aguardemos cenas do próximos capítulos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros