Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fiat Strada CVT será vendida em versões Ranch e Volcano; Working só em 2022

Fiat Strada CVT Ranch 2022 - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Fiat Strada CVT Ranch 2022 Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Colunista do UOL

04/11/2021 10h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Além do Fiat Fiorino 2022, que mostramos aqui no UOL Carros dias atrás, a marca italiana terá mais uma novidade para 2021. A aguardada Strada com transmissão automática CVT fará sua estreia nas próximas semanas.

Adianto que ela será oferecida somente nas versões Volcano e na inédita Ranch - as duas versões já estão homologadas no Brasil. Se a lógica de preços seguir a do SUV Pulse, com a diferença de R$ 10 mil para a versão manual em relação a CVT, a Fiat Strada Volcano partirá de R$ 110 mil.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

A picape sem o pedal de embreagem compartilhará o mesmo conjunto mecânico do Pulse 1.3 ligado ao câmbio CVT que simula sete marchas virtuais. Devido às novas regras de emissões que entrarão em vigor no próximo ano, potência e torque foram revistos.
Agora, a potência do motor com gasolina é de 98 cv a 6.250 rpm e torque de 13,2 kgfm a 4.250 rpm.

Com etanol, a potência é de de 107 cv a 6.250 rpm e torque de 13,4 kgfm a 4.000 rpm. A A Strada Freedom com câmbio manual também manterá a mesma calibração.

Fiat Strada CVT Ranch 2022 - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Visualmente a Strada CVT Volcano não terá nenhuma mudança estética. O mesmo não pode ser dito da opção Ranch. Entre os adereços estéticos, os protótipos que fotografei ostentam estribos laterais, para-barros nas caixas de roda e novas rodas de liga leve de 15 polegadas calçadas com pneus Pirelli Scorpion ATR de medida 205/60 R15. A picape não deverá abusar dos cromados como a Toro Ranch.

A logo Ranch ficará estampada nas portas dianteiras e na tampa da caçamba. No interior, a logo é replicada no console central e também ficará estampada nos encostos dos bancos dianteiros.

Strada Working

Fiat Strada Working 2022 - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

No começo de 2021, antes de estourar a crise de semicondutores, a Fiat afirmou a este colunista que a picape teria novidades para quem a usa para o trabalho e para o lazer. Porém, com a escassez de chips, somente a segunda estreará em 2021.

A marca tem na manga uma nova versão para a picape compacta que será novidade para 2022. A versão Working estreará podendo levar até 770 kg. Será a picape compacta com maior capacidade de carga no mercado brasileiro.

O motor será o 1.4 Fire EVO, que também terá evoluções para atender o Proconve PL7. Para tal feito, a engenharia da Fiat preparou uma suspensão ainda mais robusta para a Strada Working. Destinada ao trabalho pesado, ela não terá ar-condicionado e o único item de conforto será a direção com assistência hidráulica.

Com as duas novidades, a picape da Fiat deverá continuar com a hegemonia do segmento no próximo ano.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.