PUBLICIDADE
Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fiat Strada CVT será vendida em versões Ranch e Volcano; Working só em 2022

Fiat Strada CVT Ranch 2022 - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Fiat Strada CVT Ranch 2022 Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal é repórter, fotógrafo, editor e criador do site Autos Segredos. Formando em jornalismo pela PUC Minas, atuou na redação do jornal Estado de Minas por 24 anos, além de ter colaborado com Quatro Rodas, Auto Esporte e Carro Etc., do jornal O Globo.

Colunista do UOL

04/11/2021 10h40

Além do Fiat Fiorino 2022, que mostramos aqui no UOL Carros dias atrás, a marca italiana terá mais uma novidade para 2021. A aguardada Strada com transmissão automática CVT fará sua estreia nas próximas semanas.

Adianto que ela será oferecida somente nas versões Volcano e na inédita Ranch - as duas versões já estão homologadas no Brasil. Se a lógica de preços seguir a do SUV Pulse, com a diferença de R$ 10 mil para a versão manual em relação a CVT, a Fiat Strada Volcano partirá de R$ 110 mil.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

A picape sem o pedal de embreagem compartilhará o mesmo conjunto mecânico do Pulse 1.3 ligado ao câmbio CVT que simula sete marchas virtuais. Devido às novas regras de emissões que entrarão em vigor no próximo ano, potência e torque foram revistos.
Agora, a potência do motor com gasolina é de 98 cv a 6.250 rpm e torque de 13,2 kgfm a 4.250 rpm.

Com etanol, a potência é de de 107 cv a 6.250 rpm e torque de 13,4 kgfm a 4.000 rpm. A A Strada Freedom com câmbio manual também manterá a mesma calibração.

Fiat Strada CVT Ranch 2022 - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Visualmente a Strada CVT Volcano não terá nenhuma mudança estética. O mesmo não pode ser dito da opção Ranch. Entre os adereços estéticos, os protótipos que fotografei ostentam estribos laterais, para-barros nas caixas de roda e novas rodas de liga leve de 15 polegadas calçadas com pneus Pirelli Scorpion ATR de medida 205/60 R15. A picape não deverá abusar dos cromados como a Toro Ranch.

A logo Ranch ficará estampada nas portas dianteiras e na tampa da caçamba. No interior, a logo é replicada no console central e também ficará estampada nos encostos dos bancos dianteiros.

Strada Working

Fiat Strada Working 2022 - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

No começo de 2021, antes de estourar a crise de semicondutores, a Fiat afirmou a este colunista que a picape teria novidades para quem a usa para o trabalho e para o lazer. Porém, com a escassez de chips, somente a segunda estreará em 2021.

A marca tem na manga uma nova versão para a picape compacta que será novidade para 2022. A versão Working estreará podendo levar até 770 kg. Será a picape compacta com maior capacidade de carga no mercado brasileiro.

O motor será o 1.4 Fire EVO, que também terá evoluções para atender o Proconve PL7. Para tal feito, a engenharia da Fiat preparou uma suspensão ainda mais robusta para a Strada Working. Destinada ao trabalho pesado, ela não terá ar-condicionado e o único item de conforto será a direção com assistência hidráulica.

Com as duas novidades, a picape da Fiat deverá continuar com a hegemonia do segmento no próximo ano.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.