Clientes mais conectados aceleram ida de concessionárias a canais online
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Mais uma semana agitada na transformação da mobilidade e dos negócios da indústria automotiva no Brasil. Comecemos por mais um movimento destacado na última coluna: a chegada das montadoras, com toda a velocidade, aos ambientes marketplaces virtuais.
Dessa vez a Ford inaugurou uma loja na plataforma e-commerce da Lojas Americanas. Este canal será dedicado exclusivamente à venda de componentes, diversificando as opções para o cliente que busca peças de reposição. A Ford já mantém um canal semelhante no Mercado Livre.
Aliás, a transição dos negócios do mundo real para o virtual é o assunto, ou o problema, do momento. Para as concessionárias a pandemia acelerou esses processos à medida que o cliente está ainda mais conectado e sinaliza que sua jornada de compra necessariamente passará pelos canais online.
AutoData conversou com a Karvi, plataforma que oferece, dentre outros serviços, tecnologias para acesso em tempo real a estoques de veículos. A questão agora não é se as concessionárias converterão seus negócios para o online, mas quando isso acontecerá. São vários desafios que precisam ser enfrentados e um deles é com relação à transparência total no processo de compra.
O consumidor já coletou uma quantidade enorme de informações do produto que pretende adquirir, mas algumas coisas ainda estão guardadas, seja na montadora seja no concessionário.
Disponibilidade de catálogos específicos e no estoque são exemplos de informações que poderiam ser mais transparentes na hora de fechar negócio. O que diz Matías Fernández Barrio, CEO da Karvi: "O papo offline tem que ser rápido e focado no produto, porque preço, seguro e financiamento são temas tão acessórios que o vendedor não deveria perder tanto tempo com eles".
Quem também não está perdendo tempo é a 99, que iniciou o processo de contratação de condutores para o seu novo serviço de carona. No Brasil essa operação terá início em Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), cidades em que a empresa tem boa experiência com seu serviço de táxi.
A inspiração e o conhecimento para esse novo negócio da 99 vêm da sua controladora, a chinesa Didi Chungxing. Respeitando os protocolos, apenas três pessoas, incluindo o condutor, poderão ficar dentro do veículo.
Lá do Sul do País, outra iniciativa chamou a atenção esta semana: a Randon, uma das maiores empresas automotivas genuinamente brasileiras, inaugurou a Arena Conexo, em Caxias do Sul (RS).
O espaço incentivará startups a se encontrar e a desenvolver tecnologias que possam ser aplicadas no universo automotivo. A ideia é acelerar a inserção do grupo de empresas Randon em um universo que, talvez sozinha, não conseguiria na velocidade do mundo dos negócios conectados.
Top 5. A Hyundai foi a única montadora a melhorar sua posição no ranking global Interbrand, que classifica as empresas pelo seu valor de mercado. A sul-coreana cresceu 1%, com seu valor estimado em US$ 14,3 bilhões. Superou a Ford.
Top 4. Dentre as montadoras mais valiosas do ranking da Interbrand está a líder Toyota, seguida por Mercedes-Benz, BMW e Honda, à frente da Hyundai.
Recorde na pandemia. Pela primeira vez a Porsche superou a marca de 2 mil veículos vendidos em um ano por aqui. Em plena pandemia, negociou 2.130 unidades dos seus esportivos de luxo no País. O desempenho surpreende porque contabiliza as vendas de janeiro a setembro. Isso diz muito sobre o Brasil.
* Colaboraram André Barros, Bruno de Oliveira, Caio Bednarski e Vicente Alessi Filho
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.