Vendas de 2020 reagem e podem superar expectativas de Anfavea e Fenabrave
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Com o encerramento do terceiro trimestre e 1,3 milhão de veículos vendidos, tanto a Anfavea, associação que representa as montadoras, quanto a Fenabrave, entidade que defende os interesses da rede de distribuição, corrigiram suas projeções para 2020. Elas são semelhantes e estão separadas por 58 mil veículos: 1 milhão 925 mil unidades segundo a Anfavea e 1 milhão 983 mil unidades da Fenabrave, esta mais perto da faixa de 2 milhões.
Se compararmos a janeiro, quando a pandemia ainda era um assunto distante, restrito à China, as novas estimativas são decepcionantes. Falava-se em vender 3 milhões de veículos por aqui, quem sabe mais, com a Selic em queda, os bancos voltando a irrigar o mercado de crédito e preços menores - que vieram, mesmo com a pandemia.
Mas olhando para julho, com a primeira revisão dos volumes de vendas, as projeções anunciadas no começo deste mês são positivas. A Anfavea adicionou 250 mil unidades ao volume estimado - é mais de um mês de vendas: setembro fechou com 207,7 mil licenciamentos. A Fenabrave adicionou mais de 200 mil veículos aos seus números.
Significa que o mercado reagiu, os consumidores voltaram a comprar, o crédito disponível e barato está ajudando a vender automóveis e os lançamentos caíram no gosto dos clientes.
Uma análise mais profunda, porém, indica que as duas entidades podem estar com excesso de cautela. O último trimestre é tradicionalmente o mais promissor em termos de volume: no ano passado 27% das vendas foram feitas no período de outubro a dezembro.
Então não seria nada exagerado imaginar volume de licenciamentos superior a 200 mil unidades nos últimos três meses do ano. Por que não 625 mil em três meses, para superar a barreira das 2 milhões de unidades?
Claro, são contas no guardanapo do bar projetando volumes, mas nada inatingíveis. Tanto que alguns presidentes de montadoras acreditam na possibilidade de 2020 fechar em 2 milhões de veículos vendidos. Anfavea e Fenabrave têm seus pontos prós e contras para chegar àqueles números. Mas, certamente, ambas torcem para errar para baixo.
FCA comemora. Já dissemos aqui que a Fiat Strada liderou as vendas em setembro e que a Fiat registrou bom desempenho no mês. Mas o que dizer da Jeep? As vendas, em setembro, cresceram 10% sobre setembro de 2019.
Criado no Brasil. O SUV que a Jeep produzirá em Goiana, PE, é um projeto originalmente brasileiro e possivelmente será montado em outras fábricas do Grupo FCA ao redor do mundo. Mais um desenvolvimento da engenharia nacional com potencial de ser exportado - o Volkswagen Nivus é outro exemplo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.