XC90 é gigante sueco que justifica o posto de carro mais caro da Volvo
A Volvo tem chamado recentemente a atenção com o EX30, SUV compacto 100% elétrico que chegou com preço relativamente acessível, para uma marca premium, e o posto de modelo de entrada da montadora sueca.
Contudo, é o híbrido XC90 que ocupa o papel de opção mais cara e refinada da Volvo, trazendo tamanho avantajado, acabamento caprichado e muita tecnologia - além de espaço para até sete ocupantes.
Com preço inicial de R$ 621.950 na data de publicação desta avaliação, em fevereiro de 2025, o utilitário esportivo de luxo se destaca por itens como suspensão pneumática, que permite ajustar a altura em relação ao solo e privilegia o conforto na rodagem.
Capaz de rodar no modo 100% elétrico por cerca de 50 km ou até distâncias maiores, o XC90 também oferece a versatilidade típica dos híbridos plug-in - permitindo pegar a estrada a estrada sem maiores preocupações com autonomia, já que combina motor elétrico com propulsor 2.0 turbo a gasolina.
O "suvão" de quase 5 metros da montadora sueca está perto de ganhar uma reestilização, que será lançada nos próximos meses no Brasil e será focada em retoques visuais na parte de fora e em uma atualização mais profunda na parte de dentro, mantendo a parte mecânica sem maiores mudanças.
O XC90 vai conviver no Brasil e em outros mercados ao redor do mundo com o EX90, variante 100% elétrica que também desembarca em breve em nosso país.
Antes disso, confira o teste do modelo atual, na versão mais completa Ultra, com preço sugerido de R$ 675.950.
Desvendando o Volvo XC90 Ultra
Design: o XC90 traz, com algumas atualizações, o mesmo visual introduzido na atual e segunda geração em 2015.
Isso não é ruim, pois o design, especialmente o externo, continua atual.
As formas mais quadradas e o minimalismo típico dos Volvo fazem bem à proposta do XC90, um SUV de grande porte e imponente - tanto que, na reestilização que chega em breve, haverá apenas retoques em detalhes como faróis, grade frontal, para-choques e lanternas traseiras.
Na versão Ultra desta avaliação, destacam-se as enormes rodas de liga leve de 22 polegadas e o acabamento escurecido na parte de fora, que integra o pacote Dark e tem custo extra de R$ 10 mil.
Vida a bordo: medindo 4,95 m de comprimento, 1,63 m de largura e 2,98 m de distância entre-eixos, o XC90 é um carro enorme e isso se traduz em amplo espaço interno.
Até na terceira fileira de assentos, que tradicionalmente é apertada, dá para adultos viajarem com algum conforto.
Com os sete assentos levantados, o espaço para bagagens é de apenas 262 litros - contudo, ao rebater a terceira fileira, a capacidade do porta-malas, cuja tampa tem acionamento elétrico, sobe para excelentes 640 litros.
Além disso, por contar com suspensão pneumática, o compartimento de bagagens traz um botão que permite reduzir o vão livre em relação ao solo e facilitar a retirada e a colocação de itens.
A cabine é bastante luxuosa, trazendo revestimentos de alta qualidade, incluindo bancos de couro legítimo macios e confortáveis. os dianteiros, além dos ajustes elétricos, têm aquecimento e ventilação - o ar-condicionado automático tem quatro zonas independentes de temperatura e saídas para as três fileiras.
O painel de instrumentos digital é grande, com suas 12,3 polegadas, enquanto a multimídia de apenas nove polegadas é um dos detalhes que denunciam a necessidade de atualizar o SUV de luxo - algo que vai acontecer em breve, como explicamos na abertura desta avaliação.
A integração com o Google e seus variados aplicativos, como o Google Maps, ajuda a compensar os pontos fracos - embora a conexão com celulares via Android Auto e Apple CarPlay requeira o uso de um cabo.
Segurança: como todo Volvo, o XC90 se destaca no quesito segurança e acumula prêmios relacionados à proteção dos seus ocupantes e também de pedestres, ciclistas e animais - a ponto de o SUV ser capaz de frear e esterçar o volante automaticamente para evitar ou minimizar eventuais danos causados por uma colisão.
Vem de série com sete airbags, estrutura deformável em caso de colisão e um pacote completo de assistências semiautônomas à condução, que incluem controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e a capacidade de fazer por conta própria curvas abertas em rodovias com faixas bem sinalizadas - o condutor deve manter as mãos no volante para não desativar o sistema de segurança.
O XC90 traz, ainda, alerta de colisão dianteira e traseira, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego e alerta de mudança involuntária de faixa, dentre outros recursos.
Desempenho e consumo: o XC90 não é um carro esportivo, mas anda bem na combinação do motor elétrico de 147 cv com o propulsor 2.0 turbo a gasolina de 317 cv.
Com a bateria de 18,8 kWh carregada, na cidade a propulsão na maior parte do tempo é elétrica, mas basta pisar fundo no acelerador para o motor a combustão entrar em funcionamento e toda a força disponível do sistema híbrido ser liberada - a Volvo informa aceleração de zero a 100 km/h em 5,3 segundos, boa considerando o peso de aproximadamente 2,3 toneladas e os quase 5 metros de comprimento do SUV.
A condução é equilibrada e privilegia o conforto, que é grande, mesmo com rodas de 22 polegadas - graças à suspensão a ar, capaz de ajustar automaticamente o vão livre em relação ao solo e o amortecimento de acordo com o modo de condução selecionado e segundo as condições da pista.
Com as baterias carregadas e a priorização da condução elétrica, o consumo fica bem baixo e pode passar dos 20 km/l na cidade - contudo, uma vez que a carga seja exaurida, o motor a combustão passa a manter uma carga mínima do sistema elétrico, elevando consideravelmente o consumo para a faixa dos 5 km/l, durante a minha avaliação.
Com a bateria de 18,8 kWh carregada, o XC90 permite rodar até 50 km sem gastar uma gota de combustível no ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) - dependendo do estilo de condução do motorista e das condições da pista, o alcance pode ser até maior (no ciclo europeu WLTP, chega a 71 km).
O porém é que o SUV topo de linha da Volvo não aceita carregadores rápidos e, nele, a recarga possível é de até 6,4 kWh, que requer cerca de razoáveis três horas para ser completada em carregador bifásico.
Equipamentos de série: vem de série com volante ajustável em altura e profundidade, bancos dianteiros com ajustes elétricos, memória, ventilação e aquecimento, três fileiras de assentos, painel de 12,3 polegadas, central multimídia de 9 polegadas com conexão com fio de celulares via Android Auto e Apple CarPlay, recarga de celulares por indução, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal e traseira, frenagem automática de emergência, comutação automática do farol alto, monitoramento da pressão dos pneus, monitoramento externo "360 graus" com câmeras, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital automático com saídas para as três fileiras e quatro zonas independentes de temperatura, rodas de liga leve de 22 polegadas, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisores externos com repetidor de seta e rebatimento elétrico, chave presencial, teto solar panorâmico, partida por botão, start-stop e faróis e lanternas de LEDs.
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Volvo XC90 Recharge Ultra
Preço
R$ 675.950Pontos Positivos
- Tem suspensão a ar e rodar confortável
- É um dos carros mais seguros da categoria
- Amplo espaço interno
- Autonomia de 50 km a 70 km no modo 100% elétrico
Pontos Negativos
- Traz central multimídia relativamente pequena e interior já está um pouco datado; contudo, reestilização será lançada em breve no Brasil
- Consumo sobe bastante ao esgotar carga da bateria do sistema híbrido
Veredito
O Volvo XC90 é um SUV muito espaçoso, tecnológico e repleto de itens de segurança. Além disso, traz rodar muito confortável e acabamento no nível esperado para um carro de luxo, mais a a capacidade de transitar no modo 100% elétrico, por ser híbrido plug-in. A atual geração, lançada em 2015, já exibe sinais do tempo, mas uma importante reestilização chega em breve. Com preço inicial de R$ 622 mil, está longe de ser acessível, mas custa menos do que concorrentes de marcas premium como Mercedes-Benz e BMW.
Motorização
2.0 turbo a gasolina + elétrico
Combustível
Gasolina + eletricidade
Potência (cv)
468,8 cv (combinada)
Torque (kgf.m)
72,3 kgfm (combinado)
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
5,3 segundos
Velocidade máxima (km/h)
180 km/h
Consumo cidade (km/l)
10,3 km/l (Inmetro)
Consumo estrada (km/l)
10,3 km/l (Inmetro)
Câmbio
Automático
Tração
Integral
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente com braços triangulares com molas a ar
Suspensão Traseira
Independente multibraços com molas a ar
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos ventilados
Pneus
275/35 R22
Rodas
22 polegadas
Altura (mm)
1 767 mm
Comprimento (mm)
4 953 mm
Entre-eixos (mm)
2 984 mm
Largura (mm)
1 931 mm
Ocupantes
7
Peso (kg)
2.354 kg
Porta-malas (L)
262 litros com as 3 fileiras de assentos levantadas / 640 litros com a terceira fileira abaixada
Tanque (L)
71 litros
10.000 km
R$ 1.149
20.000 km
R$ 2.549
30.000 km
R$ 1.149
40.000 km
R$ 3.299
50.000 km
R$ 1.149
60.000 km
R$ 3.529
Garantia
3 anos sem limite de quilometragem para o carro e 5 anos ou 100 mil km para as baterias da propulsão elétrica
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Sistema de estacionamento autônomo
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