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VW Taos Comfortline: versão de entrada não tem firulas, mas também agrada

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/08/2021 04h00

A Volkswagen repetiu com o Taos a mesma estratégia adotada com outros SUVs da companhia ao oferecer uma linha bastante enxuta. São apenas duas versões, a Comfortline e a Highline.

Na versão de topo estão todas as tecnologias e também as "firulas" disponíveis ao novo SUV médio. Por R$ 154.990, a versão de entrada do Taos perde as firulas, mas entrega o que é mais importante: bom espaço interno e de porta-malas.

Ele também não deixa de oferecer o que se espera em termos de comodidade e funcionalidade e serve bem a quem quer as principais qualidades do Taos sem todos os mimos que fazem parte da versão de topo, Highline a R$ 181.790.

O UOL Carros, que já havia testado a versão topo de linha, desta vez avaliou o modelo de entrada do novo SUV da Volkswagen. Confira!

VW Taos Comfortline

Preço

R$ 154.990
Carros
3,7 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

3,0

3,0

3,0

4,0

5,0

4,0

4,0

Pontos Positivos

  • Porta-malas
  • Espaço interno

Pontos Negativos

  • Acabamento

Veredito

O Taos de entrada serve muito bem ao consumidor que precisa de espaço, porta-malas e o mínimo de comodidades. O que ele deixa de trazer pode ser melhorado com os pacotes de opcionais, como ter frenagem autônoma com detecção de pedestres e ACC ou o ajuste elétrico do banco do motorista e aquecimento dos assentos dianteiros.

VW Taos Comfortline Imagem: José Antonio Leme/UOL

Design e espaço interno

Em termos de design, o Taos Comfortline traz o mesmo que a versão de topo. As linhas são iguais, mas "mais reais" do que a do modelo de lançamento, digamos assim.

Sem a pintura biton, o acabamento escurecido nas rodas e outros itens, o Taos fica mais normal em termos de visual. Ele também perde o maior destaque da versão Highline, que é a grade iluminada ligada aos faróis de LEDs.

Por dentro, o acabamento não muda substancialmente. Os pecados são iguais aos da versão de topo, mas ficam mais evidentes, como o acabamento de plástico duro em todo o painel e portas.

O acabamento é de tecido e não há as luzes de iluminação ambiente com dez opções de cores. A faixa que atravessa o painel na cor do carro continua presente, mas com cores mais sóbrias acompanhando as poucas opções para a carroceria que tiram o brilho e o destaque da peça.

O espaço interno do Taos é um item irretocável. Com o mesmo entre-eixos do Jetta, de 2,68 metros, e o uso da plataforma modular MQB, tem um amplo espaço interno na área traseira e se prejudicar o espaço de carga de 498 litros.

Além do conforto para os ocupantes do banco traseiro há também bom espaço para quem vai na frente. O pênalti da área traseira fica para o encosto central que é duro devido a função de encosto de braço e porta-copos.

VW Taos Comfortline Imagem: José Antonio Leme/UOL

Consumo e desempenho

O desempenho do Taos Comfortline é o mesmo que encontramos no Highline, já que não há diferenças mecânicas. É o mesmo motor 1.4 turboflex de 150 cv e 25,5 mkgf, seja com etanol ou gasolina.

A tração é sempre dianteira e a transmissão é a automático de seis velocidades. O que a versão de entrada não oferece são os modos de condução (eco, normal, sport e personalizável) que a Highline traz.

Em termos gerais isso não faz muita diferença. O desempenho é o mesmo, que se aproveita do baixo peso para desempenhar melhor na entrega de torque nas ultrapassagens e retomadas. Para ajudar nisso, há a função Sport por meio do câmbio e as aletas para trocas de marcha pelo motorista.

Talvez por uma junção de fatores, frio extremo durante a semana de avaliação com etanol no tanque, a unidade avaliada do Taos Comfortline em alguns momentos dava "trancos" entre as trocas de marcha, o que não é comum nesse conjunto mecânico.

A suspensão tem um bom equilíbrio e, para quem gosta de um carro estável e de suspensão firme, o Taos é uma boa opção. O modelo se mantém firme nas curvas e tem calibragem de direção elétrica com o "peso" ideal no uso em velocidades mais altas e em curvas.

VW Taos Comfortline Imagem: José Antonio Leme/UOL

Equipamentos

O Taos Comfortline é bem completo em geral. Ele não traz as grandes inovações presentes na versão mais cara, mas não deixa a desejar. Traz ar-condicionado digital e automático, central multimídia VW Play com integração de Android Auto e Apple Carplay sem fio e três saídas USB, mas todas do tipo C, que ainda não é a mais usada.

O painel de instrumentos não é o super evoluído de 10,25 polegadas, mas tem 8" e três modos de visualização. Bem completo, pode ser personalizado em algumas partes e permite a quem está conduzindo boa visualização dos dados.

Há também os faróis de LEDs, lanternas traseiras com a tecnologia IQ Light, freio de estacionamento elétrico, controle de velocidade (piloto automático), sensores de chuva e luminosidade, chave presencial com partida por botão e trio elétrico.

VW Taos Comfortline Imagem: José Antonio Leme/UOL

Manutenção e segurança

O Taos oferece ainda câmera de ré, seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina), controles de tração e estabilidade, além de detector de fadiga e assistente de partida em rampa.

A cesta de revisões do Taos, como os demais modelos da plataforma MQB, não paga as três primeiras manutenções. O valor de 40 mil km, 50 mil km e 60 mil km é de R$ 1.350,82, R$ 614,32 e R$ 763,64, respectivamente.

VW Taos Comfortline Imagem: José Antonio Leme/UOL

Mercado

A versão de entrada do Taos tem tudo que o consumidor do SUV quer. A maior parte das comodidades estão presentes na versão de entrada e só aquelas coisas que saltam aos olhos ou que são novidades em boa parte do setor é que cobram a diferença de R$ 26.800.

O modelo é seguro, espaçoso, bem equipado e será uma boa opção para o consumidor que quer ou deseja um SUV médio, mas busca algo mais racional em termos de preço.

Não dá para dizer que o Taos de entrada seja vazio ou pouco completo. Ele entrega até mais do que o essencial para o consumidor e mantém alguns poucos mimos, apesar de perder os equipamentos mais tecnológicos e as últimas inovações.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Mecânica
  • Motorização

  • 1.4, 4 cil., 16V, turbo

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 150 a 5.000 - 5.250 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 25,5 a 1.500 - 4.000

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 9,3

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 194

  • Consumo cidade (km/l)

  • 7 km/l (etanol) / 10,2 km/l (gasolina)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 9 km/l (etanol) / 12,5 km/l (gasolina)

  • Câmbio

  • Automático, 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente

  • Suspensão Traseira

  • Independente, Multilinks

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 215/55 R18

  • Rodas

  • 7J X 18

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1626

  • Comprimento (mm)

  • 4461

  • Entre-eixos (mm)

  • 2680

  • Largura (mm)

  • 1841

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.420

  • Porta-malas (L)

  • 498

  • Tanque (L)

  • 51

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • Gratuita

  • 20.000 km

  • Gratuita

  • 30.000 km

  • Gratuita

  • 40.000 km

  • R$ 1.350,82

  • 50.000 km

  • R$ 614,32

  • 60.000 km

  • R$ 763,64

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Sensor de pressão dos pneus

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