Toyota premium? Novo SUV Lexus faz 14 km/l na cidade e anda como esportivo
Marca premium da Toyota, a Lexus acaba de lançar o SUV médio NX 450h+, que chega às concessionárias com preço sugerido de R$ 457.990.
Como o nome sugere, o conjunto mecânico da novidade é o mesmo do utilitário esportivo full-size RX 450h+, modelo topo de linha da Lexus, que custa R$ 609.990: motor 2.5 aspirado a gasolina com 187 cv, combinado com dois propulsores elétricos, um instalado em cada eixo.
Da mesma forma que o "irmão maior", o NX 450h+ é um híbrido plug-in - daqueles cuja bateria pode ser recarregada na tomada, capazes de rodar determinada distância no modo 100% elétrico.
O lançamento chega para conviver com o NX 350h, que traz tecnologia híbrida plena, aquela com bateria recarregável exclusivamente pelas frenagens e desacelerações, e pelo motor a combustão
Com preços entre R$ 385.990 e R$ 447.990, o 350h é o modelo da Lexus mais vendido no Brasil e traz o mesmo motor 2.5 e apenas um propulsor elétrico, entregando potência combinada de 246 cv.
Confira a seguir a avaliação completa do híbrido plug-in NX 450h+.
Desvendando o Lexus NX 450h+
Design: o Lexus NX 450h+ tem praticamente o mesmo visual da versão NX 350h.
Isso significa que é um utilitário esportivo elegante, moderno e ao mesmo tempo sóbrio.
Destaque para a grade dianteira com efeito em três dimensões e acabamento preto brilhante, além dos faróis full-LED afilados.
As laterais exibem "linha de cintura" elevada sem excesso de vincos, mais detalhes cromados no contorno dos vidros e nos retrovisores.
A traseira exibe lanternas full-LED posicionadas na horizontal e interligadas por uma barra iluminada, enquanto o logotipo Lexus fica centralizado na tampa traseira, logo abaixo dessa barra e acima do nicho da placa.
As elegantes rodas de liga leve são de 20 polegadas e trazem acabamento diamantado com detalhes escurecidos. Especialmente o exemplar avaliado, com pintura verde-escura e interior caramelo, ficou bem interessante.
Vida a bordo: medindo 4,66 m de comprimento, 1,86 m de largura e 2,69 m de distância entre-eixos, o Lexus NX 450h+ é um SUV de porte médio com bom espaço interno, muito semelhante ao do Toyota RAV4, com o qual compartilha plataforma e uma série de componentes.
Como outros modelos da Lexus, o NX 450h+ traz acabamento esmerado, que inclui revestimentos internos de couro legítimo e madeira e um pacote completo de itens tecnológicos e de conforto.
Ele traz de série bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação; banco do motorista com três posições de memória; volante com regulagem elétrica de altura e profundidade; portas laterais com abertura elétrica; carregador de celular por indução; ar-condicionado automático de duas zonas; teto solar panorâmico; tampa do porta-malas com acionamento elétrico; e diversas assistências à condução, como alerta de ponto cego, alerta de colisão com frenagem automática de emergência, comutação automática do farol alto, alerta de tráfego cruzado, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e centralização ativa de faixa.
A capacidade do porta-malas, por sua vez, é de bons 520 litros e, no lugar de maçanetas convencionais, a abertura das portas por dentro e por fora é elétrica se dá por meio de um botão - a tampa do bagageiro também é acionada eletricamente.
Segurança: o Lexus NX 450h+ traz sete airbags e vem de série com um pacote completo de assistências à condução, como alerta de colisão, frenagem automática de emergência, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com manutenção de faixa - o carro é capaz de fazer curvas sozinho, mas esse sistema é desativado após alguns segundos se você não mantiver as mãos no volante. Também traz de série um head-up display.
Desempenho e autonomia: o NX híbrido plug-in traz 308 cv de potência combinada - o torque total não é informado pela fabricante, que divulga apenas os números individuais de cada motor: o elétrico instalado no eixo dianteiro rende 182 cv e 27 kgfm, enquanto o elétrico do eixo de trás entrega 54 cv e 12,1 kgfm. A tração, portanto, é integral.
Conforme a Lexus, com esse conjunto a aceleração de zero a 100 km/h se dá em 6,3 segundos - um bom desempenho, considerando o peso de 2.070 kg em ordem de marcha.
O rodar é muito confortável e estável, mesmo com as rodas de 20 polegadas, e chama a atenção o isolamento acústico da cabine.
A autonomia elétrica do NX 450h+ é de 55 km segundo medição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que também informa o consumo de combustível no modo híbrido, baixo considerando seu porte e potência - 14,5 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada.
Vale esclarecer que o consumo menor no ciclo urbano acontece por se tratar de um veículo híbrido, pois a propulsão elétrica é mais acionada na cidade, onde as frenagens e as desacelerações, que ajudam a recarregar a bateria, acontecem com maior frequência.
Por falar em bateria, o sistema híbrido do NX 450h+ traz capacidade de 18,1 kWh e pode ser recarregada em eletropostos com até 6,6 kW de potência - portanto, é incompatível com carregadores rápidos, com corrente contínua.
Conforme a Lexus, a recarga no wallbox que está incluído no preço do SUV acontece em aproximadamente duas horas e 45 minutos. O lançamento também é entregue com um carregador portátil, igualmente sem custo adicional.
Equipamentos: vem de série com ajustes elétricos de altura e profundidade no volante, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação, banco traseiro aquecido, teto solar panorâmico, som premium Mark Levinson com 17 alto-falantes, painel com tela customizável de 9,8 polegadas, central multimídia com tela de 14 polegadas, conexão sem fio de celulares via Android Auto e Apple CarPlay, recarga de celulares por indução, bancos revestidos com couro, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, sistema ativo de manutenção de faixa, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem autônoma, comutação automática do farol alto, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital de duas zonas com saída para o banco traseiro, rodas de liga leve de 20 polegadas, sensor crepuscular, head-up display, câmeras "360 graus" de alta resolução, GPS integrado, chave presencial e faróis e lanternas de LEDs.
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Lexus NX 450h+
Preço
R$ 457.990Pontos Positivos
- Preço competitivo ante SUVs premium de marcas alemãs da mesma categoria
- Cabine com acabamento premium e ótima ergonomia
- Baixo consumo de combustível
- Design
Pontos Negativos
- Recarga da bateria é limitada a 6,6 kW; portanto, é incompatível com eletropostos mais potentes com corrente contínua
Veredito
O NX 450h+ é o modelo com melhor custo-benefício da Lexus, apesar do preço sugerido para poucos, de R$ 457.990. Anda bem, traz baixo consumo de combustível e é capaz de rodar cerca de 55 km sem gastar uma gota de combustível. É bonito, muito bem acabado e mais barato do que SUVs de marcas premium alemãs. Contudo, peca na recarga do sistema elétrico, limitada a eletropostos de corrente alternada com potência limitada a 6,6 kW.
Motorização
Motor 2.5 aspirado de 4 cilindros mais 2 motores elétricos
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
308 cv
Torque (kgf.m)
Torque total não informado pela fabricante
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
6,3 segundos
Velocidade máxima (km/h)
135 km/h no modo elétrico
Consumo cidade (km/l)
14,5 km/l (Inmetro)
Consumo estrada (km/l)
12,7 km/l (Inmetro)
Câmbio
CVT
Tração
Integral
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente do tipo McPherson
Suspensão Traseira
Independente do tipo Double Wishbone
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos ventilados
Pneus
235/50 R20
Rodas
20 poegadas
Altura (mm)
1.670 mm
Comprimento (mm)
4.660 mm
Entre-eixos (mm)
2.690 mm
Largura (mm)
1.865 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
2.070 kg em ordem de marcha
Porta-malas (L)
520 litros
Tanque (L)
55 litros
10.000 km
R$ 949,70
20.000 km
R$ 1.254
30.000 km
R$ 1.215
40.000 km
R$ 1.698
50.000 km
R$ 1.098
60.000 km
R$ 3.912
Garantia
10 anos ou 200 mil km rodados, o que vencer primeiro
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
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