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Tiggo 7 Pro muda e melhora para encarar Compass, Taos e Corolla Cross

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

24/01/2022 04h00

A Caoa Chery tem feito lançamentos, mudanças e oferecendo novidades a um tempo quase recorde no Brasil. A mais recente é o Tiggo 7 Pro, SUV médio que foi totalmente reestilizado com um mudança tão grande a ponto de ser possível chamar de uma nova geração - ainda que a plataforma seja a mesma.

O carro que foi lançado primeira primeira vez em 2018, teve uma leve alteração em 2020 e agora chega bem mudado, não só em termos de visual, mas também de acabamento e principalmente sob o capô.

O carro que até hoje não havia conseguido o mesmo sucesso do Tiggo 5x e do Tiggo 8, seus irmãos menor e maior, respectivamente, apresenta novas armas para fazer o mesmo em uma categoria que está superaquecida, com novos rivais e mudanças nos que já estavam aí.

Em versão única, o Tiggo 7 Pro é oferecido por R$ 189.990 com um bom pacote de equipamentos, comodidades e segurança, confira nossa avaliação e o que achamos do novo SUV.

Caoa Chery Tiggo 7 Pro

Carros
3,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Lista de equipamentos
  • Motor

Pontos Negativos

  • Espelho retrovisor interno
  • Conectividade

Veredito

É difícil o Tiggo 7 Pro não melhorar sua participação no mercado depois dessas mudanças e conseguir ter uma melhor percepção entre os SUVs médios. O carro conseguiu melhorar seus pontos fracos e ajustar a trajetória, a única dificuldade é que a concorrência também é boa.

DESIGN E ESPAÇO INTERNO

O espaço interno do Tiggo 7 Pro é bom para quatro adultos com muito conforto. O quinto ocupante também tem bastante conforto, apesar do túnel central e da saída de ar-condicionado para a traseira no meio das pernas.

Quem vai na frente tem todo o espaço necessário, tanto motorista quanto passageiro, além de bancos que são confortáveis e abraçam bem os ocupantes.

O acabamento e o design interno melhoraram muito e basicamente pegou tudo de bom que havia sido antecipado pelo Tiggo 8, desde os materiais, o posicionamento e novidades, como a alavanca de câmbio do tipo "joystick". Outra herança do Tiggo 8 e bem-vinda é o bom isolamento acústico.

O visual do carro está muito melhor e mais equilibrado em relação aos demais modelos do segmento. A nova grade hexagonal dá um aspecto de imponência para quem olha o carro de frente, além das linhas da cabine também reforçarem esse aspecto que dá mais presença ao carro.

CONSUMO E DESEMPENHO

Sob o capô, o Tiggo 7 Pro aposentou o 1.5 turboflex de até 150 cv que continua oferecido no Tiggo 5x. Agora ele vem equipado com o mesmo 1.6 turbo, a gasolina, que equipa o Tiggo 8.

Isso representa 187 cv a 5.500 rpm e 28 mkgf a 2.000 rpm. O câmbio é o automatizado de dupla embreagem com sete marchas e embreagem banhada a óleo.

Com dois modos de condução, Eco ou Sport, que mudam a resposta do acelerador e também das trocas de marcha, o SUV ficou muito melhor de andar com a potência e torque extra em relação ao pacote anterior.

Além disso, a entrega de torque em rotações mais baixas do novo propulsor melhora completamente a resposta, especialmente nas acelerações e retomadas. Assim dá para dizer que agora ele tem números adequados para o tamanho do Tiggo 7 Pro e melhorou bem o comportamento dinâmico.

A suspensão tem um acerto bom, voltando para o conforto dos ocupantes, como um bom carro de pegada familiar deve ser. Contudo, mesmo assim, a rolagem de carroceria do carro não é excessiva e ele consegue passar a firmeza adequada para evitar que os ocupantes fiquem sendo jogados dentro da cabine nas curvas.

A calibragem do sistema de direção elétrica de Tiggo 7 Pro também privilegia o conforto e para manobras em baixa velocidade é muito bom, mas em velocidade de cruzeiro em estrada poderia ter uma calibragem mais precisa.

De acordo com os dados divulgados pela marca e que estarão no Conpet, do Inmetro, o Tiggo 7 Pro tem consumo de 9,9 km/l no circuito urbano e de 11,7 km/l no ciclo rodoviário.

EQUIPAMENTOS

O Tiggo 7 Pro tem de série freio de estacionamento elétrico, assistente de partida em rampa, painel de instrumentos virtual de 12,3 polegadas e central multimídia com tela de 10,25 polegadas com integração a Android Auto e Apple CarPlay.

Com um console central de dois níveis, o que melhora bastante a oferta de porta-objetos no carro, o problema está na comunicação entre tecnologias. Ele tem um carregador de smartphone por indução na parte superior, mas não tem conexão sem fio para o Android Auto e Apple CarPlay, ou seja, você só consegue usar um ou outro, nunca ambos ao mesmo tempo.

Outro item que incomoda é o espelho retrovisor interno que não tem um lente normal, mas que distorce bastante o que se vê, em termos de distância dos carros que vem atrás.

Há também ar-condicionado automático e digital com duas zonas de temperatura, piloto automático e limitador de velocidade. Os bancos dianteiros tem ajuste elétricos de distância e de ajuste do encosto.

O pacote fica completo com faróis Full-LEDs, incluindo os neblinas, teto solar panorâmico, abertura elétrica do porta-malas e configurável, chave presencial com partida por botão e abertura e fechamento automático por aproximação, além de partida do motor para acionar o ar-condicionado a distância.

MANUTENÇÃO E SEGURANÇA

No que diz respeito a segurança, o carro tem muitos componentes que cabem aqui, como os controle de tração e estabilidade, seis airbags, sistema de câmera 360º ao redor do carro, isofix para prender cadeirinhas.

O carro oferece ainda alerta de colisão traseira e de tráfego cruzado, alertas de ponto cegos nos espelhos, alerta de uso do banco traseiro, que serve para evitar que se esqueça o filho dentro do carro e alerta de presença de pedestres ou carros, quando se abre as portas.

O pacote poderia ficar consagrador com controle de velocidade adaptativo, frenagem autônoma de emergência, leitor de faixa de rodagem e farol alto com comutação automática que alguns dos rivais oferecem.

MERCADO

O Tiggo 7 Pro chega com um bom visual, design, acabamento e preço para disputar espaço no mercado de SUVs médios contra o Jeep Compass e ao lado do Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.

Com versão única, o Tiggo 7 Pro pode não ter tudo que as versões de topo de alguns rivais vendem, mas vem tão completo ou mais que as demais versões dos outros modelos.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.6, 4 cil, 16V, turbo

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 187 a 5.550

  • Torque (kgf.m)

  • 28 a 2.000 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 8,1

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 180

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9,9

  • Consumo estrada (km/l)

  • 11,7

  • Câmbio

  • Automatizado, 7 marchas, duas embreagens

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente

  • Suspensão Traseira

  • Independente, Multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 225/60

  • Rodas

  • 18 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1705

  • Comprimento (mm)

  • 4500

  • Entre-eixos (mm)

  • 2670

  • Largura (mm)

  • 1842

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1489

  • Porta-malas (L)

  • 475

  • Tanque (L)

  • 51

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • Garantia

  • 5 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura