Topo

Peugeot 2008 ganha tapa no visual, mas cativa pelo custo-benefício

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

19/07/2022 04h00

Resumo da notícia

  • SUV está nas ruas desde 2015 e ganhou leves retoques no visual
  • 2008 Griffe se destaca pelo bom desempenho do motor 1.6 THP
  • Por R$ 124.990, modelo está entre as opções mais interessantes da categoria

Faz sete anos que o Peugeot 2008 está entre nós. Embora nunca tenha sido um sucesso estrondoso de vendas, o SUV compacto mais longevo da categoria estava com as vendas em baixa nos últimos anos, algo que durou até o "fim da era PSA".

Agora sob a tutela da Stellantis, a marca francesa fez algumas mudanças discretas no design do modelo. E mais importante: manteve os preços competitivos de olho em quem valoriza uma boa relação custo/benefício.

Na avaliação de UOL Carros, você confere as novidades do 2008 e, claro, se ele realmente é uma boa compra.

Peugeot 2008 Griffe THP

Preço

R$ 124.990
Carros
4,1 /5
USUÁRIOS
4,7 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Desempenho
  • Custo-benefício

Pontos Negativos

  • Espaço interno
  • Design

Veredito

O 2008 é um veterano em meio a tantos lançamentos recentes. Por isso, a Peugeot foi inteligente ao fazer algumas discretas mudanças no design e, principalmente, reposicioná-lo como uma das opções mais acessíveis para quem procura um SUV compacto. Tudo isso faz com que fatores como a idade avançada do projeto e o espaço interno acanhado virem secundários, já que o carro se tornou uma boa escolha para fisgar quem coloca o bolso no topo da lista de prioridades.

Design e espaço interno

Lançado em 2015, o 2008 estreou em uma época "ingrata" no mercado brasileiro. Diante de concorrentes como Honda HR-V e Jeep Renegade, o Peugeot acabou ofuscado pelo sucesso dos rivais.

Isso fez com que muita gente não enxergasse as virtudes do modelo. O design era foi uma delas, uma vez que - na modesta opinião deste que vos escreve - o SUV sempre teve um visual agradável. Nesta última atualização, o 2008 mudou bem pouco: os faróis ganharam máscaras negras e a traseira traz uma seção pintada na cor preto brilhante - uma forma de aproximá-lo com o restante da gama, em especial modelos como o 3008. Foi uma boa tentativa, embora o carro já não consiga esconder mais as rugas.

Por dentro, o 2008 preserva o visual da antiga geração do 208. Algumas características denunciam a idade do projeto, como a linha de cintura mais baixa do que os modelos mais atuais e a ergonomia, especialmente para o motorista. Mesmo assim, a cabine não parece tão datada como acontece em um carro com sete anos de idade.

A posição de dirigir merece elogios. O conceito i-Cockpit, que consiste em um volante de diâmetro pequeno e o quadro de instrumentos em um lugar mais alto, agrada quem gosta de uma condução mais esportiva e privilegia motoristas de baixa estatura. Os bancos dianteiros ficam em uma posição bem alta, e isso é bem ruim para quem tem mais de 1,75 m.

O mesmo acontece quando pensamos no espaço interno, que nunca foi muito generoso. Quem viaja no banco de trás possui pouco espaço para os joelhos. Em compensação, o porta-malas de 402 litros é maior do que alguns pesos-pesados da categoria, como VW T-Cross (373 litros com o banco traseiro na posição normal) e Jeep Renegade (320 litros).

Desempenho e consumo

Peugeot 2008 1 - Pedro Bicudo/Divulgação - Pedro Bicudo/Divulgação
Respostas ágeis do motor 1.6 THP cativam o motorista
Imagem: Pedro Bicudo/Divulgação

A linha 2008 é oferecida em duas motorizações. No caso das configurações Style e Griffe (esta segunda avaliada por UOL Carros), o SUV é movido pelo conhecido motor 1.6 turboflex, que entrega até 173 cv e 24,5 kgfm de torque máximo com etanol no tanque.

É ele a grande estrela do SUV. A impressão, inclusive, é de que o conjunto entrega até mais do que o 2008 precisaria. Seja como for, o utilitário esportivo está entre os carros mais empolgantes do país, sobretudo pelas respostas prontas e o comportamento ágil nas acelerações. O câmbio automático de seis marchas contribui para uma experiência mais prazerosa. Bem escalonada, a transmissão realiza as trocas de marcha sem atrasos, ainda que não da maneira mais suave.

Entretanto, tudo tem seu preço, e ele é sentido no consumo de combustível. As médias urbana e rodoviária são de 7,4 km/l e 9 km/l, respectivamente, com etanol no tanque. Os números sobem para 10,6 km/l e 13,1 km/l se o combustível for a gasolina.

Equipamentos

Peugeot 2008 2 - Pedro Bicudo/Divulgação - Pedro Bicudo/Divulgação
Volante é pequeno e bancos ficam em posição elevada
Imagem: Pedro Bicudo/Divulgação

Se o 2008 já não encanta mais pela modernidade do projeto, ao menos ele agrada na lista de itens de série. Pela primeira vez, o modelo sai de fábrica com revestimento completo em couro sintético.

Além disso, a versão Griffe oferece equipamentos como ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, central multimídia com tela tátil de 7 polegadas e suporte a Android Auto e Apple Car Play com fios, rodas de liga leve com acabamento diamantado e teto solar panorâmico fixo.

A configuração mais cara ainda vem com o Grip Control, um seletor com modos que atuam no controle de tração. Assim, o carro consegue se virar com um pouco mais de destreza em pisos escorregadios e/ou de baixa aderência, como terra e areia.

Manutenção e segurança

Peugeot 2008 3 - Pedro Bicudo/Divulgação - Pedro Bicudo/Divulgação
Lista de itens de segurança inclui 6 airbags
Imagem: Pedro Bicudo/Divulgação

Mesmo sendo um dos modelos mais baratos da categoria, o 2008 agrada quando o assunto é segurança. Na versão Griffe, ele possui 6 airbags (dois frontais, dois laterais e outros dois para proteção das cabeças dos passageiros), controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.

Nos custos de manutenção, o SUV da Peugeot também vai bem. O valor para realizar as seis primeiras revisões é de R$ 4.639 (em julho de 2022), enquanto o valor médio do seguro está em R$ 5 mil.

Concorrentes

Citroën C4 Cactus - DIVULGAÇÃO - DIVULGAÇÃO
Primo dos tempos de PSA, C4 Cactus é um dos rivais do 2008
Imagem: DIVULGAÇÃO

Apesar de enfrentar as versões de entrada de alguns SUVs compactos mais vendidos, como Jeep Renegade Sport e Nissan Kicks Advance, o 2008 bate de frente com dois modelos de marcas francesas.

Um deles é o Renault Duster. Na versão Iconic, o modelo sai por R$ 124.790, mas com a motorização 1.6 aspirada de até 120 cv e 16,2 kgfm quando abastecido com etanol. Caso opte pelo moderno 1.3 TCe, que rende até 170 cv e 27,5 kgfm, o cliente precisa desembolsar bem mais: R$ 138.790. Seja qual for o motor, o Duster se destaca pelo generoso espaço interno.

O segundo concorrente é um velho conhecido do 2008. Trata-se do Citroën C4 Cactus, 'primo' da época de PSA. Na configuração Shine Pack, o modelo se equipara em muitos aspectos, incluindo porte e lista de equipamentos. Isso sem contar que o Cactus utiliza a mesma motorização 1.6 turbinada de 173 cv do 2008 Griffe. O representante da Citroën custa R$ 138.990, mas pode ser encontrado por volta de R$ 126 mil.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.6, 16V, 4 cil., turbo

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 173 cv / 165 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 24,5 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 8,1 s / 8,3 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 209 km/h / 206 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 7,4 km/l / 9 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10,6 km/l / 13,1 km/l

  • Câmbio

  • Automático de 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 205/60 R16

  • Rodas

  • 16 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1583 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4159 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2542 mm

  • Largura (mm)

  • 1739 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1246 kg

  • Porta-malas (L)

  • 402 l

  • Tanque (L)

  • 55 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 526,00

  • 20.000 km

  • R$ 915,00

  • 30.000 km

  • R$ 526,00

  • 40.000 km

  • R$ 1.231,00

  • 50.000 km

  • R$ 526,00

  • 60.000 km

  • R$ 915,00

  • Seguro

  • R$ 5.025,00

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.