Mitsubishi Outlander: híbrido aposta no conforto para peitar SUVs chineses
Modelo com porte maior do que a média dos SUVs médios, dotado de tração integral e capacidade off-road, o Mitsubishi Outlander sempre teve um publico cativo no Brasil.
Fora de linha no pais desde 2022, o utilitário esportivo com chassi monobloco da marca japonesa retornou a nosso mercado em maio de 2025, quando aqui chegou a quarta geração do SUV.
Trazendo novo visual e base estrutural moderna, compartilhada com veículos de Renault e Nissan comercializados no exterior, o novo Outlander voltou a ser um híbrido plug-in, trazendo bateria recarregável na tomada e a combinação de motor a combustão com dois propulsores elétricos.
Curiosamente, há dez anos o utilitário esportivo da Misubishi foi pioneiro a oferecer essa tecnologia de propulsão no Brasil, quando a infraestrutura de recarga em locais públicos ainda era extremamente incipiente.
Dotado de espaço para até sete ocupantes, o Outlander está disponível nas versões HPE-S, com preço sugerido de R$ 374.990 na data de publicação desta avaliação; e Signature, por R$ 394.990.
Confira a seguir a avaliação da versão mais completa do Mitsubishi Outlander.
Desvendando o Mitsubishi Outlander PHEV Signature
Design: o novo Outlander chama a atenção com sua dianteira alta, exibindo conjunto óptico bipartido, no qual os piscas e as luzes de condução diurna ficam bem rente ao capô, ladeando a grade ampla com acabamento preto brilhante, ornada por frisos cromados.
Os faróis de LEDs ficam mais abaixo, nas extremidades do para-choque, em um nicho que divide cada peça em três seções e dá um aspecto bem sofisticado.
Na base do para-choque estão os faróis de neblina, igualmente de LEDs, interligados com as luzes diurnas por uma peça cromada em forma de "U" em cada extremidade da dianteira.
Nas laterais, destacam-se as belas rodas de liga leve diamantadas de 20 polegadas e o teto "flutuante" com pintura preta (exclusividade da versão Signature), enquanto a traseira exibe um desenho mais convencional, com lanternas estreias na horizontal (parecidas com as peças do antigo Pajero Sport) e o logotipo da Mitsubishi no centro.
A tampa do porta-malas conta com uma asa traseira com acabamento preto brilhante na parte superior, para ajudar na aerodinâmica e dar um aspecto mais esportivo ao Outlander.
Vida a bordo: ao entrar no Outlander, o que mais chama a atenção é o alto nível de acabamento interno, bem acima daquele com o qual nos acostumamos a ver nas gerações anteriores do SUV e em outros modelos da Mitsubishi.
A cabine traz revestimentos macios ao toque em profusão, além de detalhes em alumínio como nas saídas do ar-condicionado e nas maçanetas internas das portas.
Os bancos de couro são muito confortáveis e trazem ajustes elétricos, memória, aquecimento e massagem na primeira fileira de assentos, enquanto a segunda fileira conta com encosto reclinável, assento deslizante e apoio central de braço com porta-copos embutido.
Na configuração Signature, as janelas laterais traseiras contam com cortina retrátil e o sistema de som é da marca Bose, equipado com nove alto-falantes e um subwoofer.
É também apenas a versão de topo a trazer revestimento de teto preto e cabine mesclando preto com detalhes marrons, incluindo a costura em forma de losangos nos bancos e no painel das portas. O Outlander HPE-S, por sua vez, oferece duas opções de acabamento interno: predominantemente preto ou branco com detalhes pretos.
Independentemente da versão escolhida, o habitáculo traz ar-condicionado automático com três zonas de temperatura, mais saída e comandos para a segunda fileira de assentos, além de painel digital de 12,3 polegadas com boa resolução e belos gráficos, e central multimídia de nove polegadas dotada de conexão sem fio via Apple CarPlay - o Android Auto só funciona com cabo.
As duas versões também vêm de fábrica com carregamento de celular por indução, teto solar panorâmico e abertura elétrica da tampa do porta-malas - que tem capacidade para apenas 217 litros com a terceira fileira levantada e 468 litros com ela rebatida.
Por falar na terceira fileira, o espaço para as pernas ali é bastante limitado e os dois assentos são pequenos e suficientes apenas para levar crianças ou adultos com baixa estatura. Rebatidos, tais assentos ficam embutidos no assoalho e, recolhidos, requerem fixação por meio de velcros que vêm no automóvel - caso contrário, eles podem balançar e causar ruídos ao passar por lombadas e outros desníveis do piso.
Nos demais assentos, o espaço interno é muito bom e o conforto, ampliado pelo bom isolamento acústico da cabine.
Segurança: equipado com 11 airbags nas duas versões, o Outlander se destaca nesse quesito.
Traz vários recursos eletrônicos de segurança, que incluem assistências à condução como alerta de colisão com frenagem automática de emergência (incluindo detecção de tráfego cruzado traseiro), controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, alerta de fadiga do motorista e comutação automática do farol alto.
Nesse aspecto, só senti falta de um sistema ativo de centralização de faixa - o modelo da Mitsubishi só tem alerta de saída de faixa.
Para completar, na versão topo de linha avaliada, conta com um head-up display de grandes dimensões e bastante completo, capaz de exibir no para-brisa desde a velocidade até orientações da navegação GPS nativa do veículo.
O Outlander também traz recursos como sensor de chuva, sensor crepuscular, câmeras "360º" e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Desempenho: equipado com motor 2.5 aspirado a gasolina mais dois propulsores elétricos (um em cada eixo), o Outlander agrada ao volante e tem desempenho de sobra nas acelerações e nas retomadas.
No modo de condução Power, entrega 252 cv de potência e 45,6 kgfm de torque combinados, suficientes para acelerar de zero a 100 km/h em 7,9 segundos - bom número para um veículo que pesa 2.135 kg em ordem de marcha.
O acerto das suspensões é equilibrado, entregando conforto com pouca rolagem da carroceria nas curvas e nas frenagens. Testei o SUV inclusive em uma trilha não pavimentada, com alguns buracos e valetas, e o Outlander foi bem, demonstrando boa articulação das suspensões em terrenos desnivelados, sem raspar o assoalho.
Híbrido plug-in, traz bateria com 20 kW de capacidade, suficiente para rodar até 58 km no modo 100% elétrico - pena que só aceite recarga lenta, a até 3,5 kW. Um carregador portátil com essa potência acompanha o veículo e possibilita recarregar a bateria de zero a 100% em aproximadamente seis horas e 30 minutos.
Como em outros veículos híbridos plug-in, o SUV da Mitsubishi também roda como um híbrido pleno, possibilitando a recarga da bateria por meio do motor a combustão e também nas frenagens e nas desacelerações.
Para menor consumo de combustível, o recomendado é fazer a recarga na tomada durante a noite ou ao longo do horário de trabalho - nesse cenário, é possível atingir médias superiores a 20 km/l na cidade. Caso contrário, o consumo sobe consideravelmente, ao nível de um modelo apenas a combustão com o porte e o peso do Outlander.
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) informa médias de razoáveis 11,6 km/l na cidade e de 10,4 km/l na estrada considerando apenas motor a combustão.
Vale destacar que, ao contrário de veículos convencionais, os híbridos em geral têm melhor consumo no ciclo urbano, onde o auxílio da propulsão elétrica é maior.
Equipamentos: vem de série com bancos de couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento, massagem e memória, teto solar panorâmico. central multimídia de nove polegadas, recarga de celular por indução, painel digital de 12,3 polegadas, abertura elétrica da tampa do porta-malas, chave presencial, partida por botão, 11 airbags, alerta de colisão com frenagem automática de emergência (incluindo detecção de tráfego cruzado traseiro), controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, comutação automática do farol alto, sensor de chuva, sensor crepuscular, câmeras "360º", sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alerta de saída de faixa, alerta de fadiga do motorista, head-up display, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, som Bose com nove alto-falantes e subwoofer e ar-condicionado digital automático de três zonas.
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Mitsubishi Outlander PHEV Signature
Preço
R$ 394.990Pontos Positivos
- Tem bom desempenho e ótimo ajuste das suspensões tanto no asfalto quanto em vias não pavimentadas
- Cabine traz profusão de botões físicos em vez de concentrar ajustes e funcionalidades na central multimidia
- É muito bem equipado, inclusive em relação a itens de segurança
- Traz ótimo acabamento interno
Pontos Negativos
- Espaço reduzido na terceira fileira de assentos limita uso a crianças
- Conexão com celulares Android requer cabo
- Recarga da bateria do sistema híbrido é limitada a 3,5 kW de potência
Veredito
O novo Mitsubishi Outlander é um SUV espaçoso, versátil e agradável de ser conduzido. Mesmo com pegada mais urbana e equipado com pneus de asfalto, tem capacidade para encarar estradas esburacadas com desenvoltura. Também se destaca pelo excelente acabamento interno e pela grande lista de itens de conforto, tecnologia e segurança. A quarta e atual geração do Outlander tem tudo para manter os clientes fiéis do modelo no Brasil, apesar da concorrência com outros SUVs híbridos plug-in de origem chinesa mais baratos ou na mesma faixa de preço.
Motorização
Motor 2.4 aspirado mais 2 motores elétricos
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
252 cv
Torque (kgf.m)
45,9 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
7,9 segundos
Velocidade máxima (km/h)
170 km/h
Consumo cidade (km/l)
11,6 km/l (apenas motor a combustão)
Consumo estrada (km/l)
10,4 km/l (apenas motor a combustão)
Câmbio
Automático com acoplamento direto; caixa de redução sem marcha
Tração
Integral
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente do tipo McPherson
Suspensão Traseira
Independente do tipo Multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos ventilados
Pneus
255/45 R20 101W
Rodas
20 polegadas
Altura (mm)
1.745 mm
Comprimento (mm)
4.710 mm
Entre-eixos (mm)
2.706 mm
Largura (mm)
4.710 mm
Ocupantes
7
Peso (kg)
2.135 kg em ordem de marcha
Porta-malas (L)
217 litros com 3ª fileira levantada e 468 litros com 3ª fileira rebatida
Tanque (L)
56 litros. Autonomia de 58 km no modo 100% elétrico (Inmetro)
Garantia
5 anos para o veículo e 8 anos para a bateria do sistema híbrido
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura












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