Mercedes-Benz GLC 300 Coupé capricha no luxo e exagera no preço
Após lançar SUVs cupês nos segmentos compactos (Q3 Sportback) e médios (Q8), a Audi entrou na categoria de médios com o Q5 Sportback. Ele chegou ao Brasil no mês passado para enfrentar dois modelos já bem consolidados: BMW X4 e Mercedes-Benz GLC Coupé.
A versão de entrada do GLC Coupé é a 300, com motor turbo a gasolina, de 2 litros e 258 cv. O preço sugerido é de R$ 540.900, quase R$ 145 mil a mais que o Q5 Sportback topo de linha, S Line Black. Além desta, há também a 63 AMG, com preparação esportiva e tabela de R$ 895.900.
UOL Carros avaliou o GLC 300 Coupé, que se destaca por tecnologia embarcada, acabamento luxuoso e boa agilidade para fazer retomadas de velocidade. Será que
Mercedes-Benz GLC 300 Coupé
Preço
R$ 540.900Pontos Positivos
- Acabamento interno
- Estabilidade
Pontos Negativos
- Preço
- Porta-malas
Veredito
O GLC 300 Coupé é um produto muito legal, com tecnologia, agilidade e muito luxo. Mas o preço não é condizente com o pacote que entrega. Embora o Mercedes-Benz seja mais bem acabado que Q5 Sportback S Line Black (R$ 395.990) e o X4 30i (R$ 444.950), não justifica a tabela tão mais alta. O preço é exagerado. Por melhor que um carro seja, precisa ter adequação ao mercado, e o valor cobrado pelos rivais é um bom termômetro.
Design externo
SUVs cupês costumam ter estilo "ame ou odeie". O Q5 Sportback ficou bem resolvido e deve agradar à maioria. No caso do GLC Coupé, também não há polêmica no desenho. Ele atrai bastante os olhares e traz linhas harmônicas, diferentemente do SUV cupê maior da Mercedes-Benz, o GLE Coupé, bastante polêmico.
O GLC é o SUV da linha Classe C, que acaba de mudar de geração. O modelo à venda no Brasil ainda está em dia com o sedã atualmente disponível no País, de versão antiga - a nova é esperada entre o fim deste ano e o início do próximo.
E como o Classe C, o GLC recebeu atualizações visuais e tecnológicas que chegaram ao mercado brasileiro no ano passado. A grade frontal mudou e a entrada de ar no para-choque ficou mais larga. Os faróis são full-LEDs.
Lateralmente, as rodas de 20 polegadas são esportivas e escurecidas e têm discos ventilados nos freios tanto na frente quanto atrás. Nessa parte está também o principal destaque visual do carro: a coluna C rebaixada.
A traseira tem lanternas entrecortadas pela tampa do porta-malas e duas saídas de escape falsas. São apenas molduras; as verdadeiras ficam sob o assoalho. Por ali a Mercedes-Benz colocou ainda as inscrições GLC 300 e 4Matic, nome do sistema de tração 4x4 da marca.
Espaço e acabamento
O porta-malas do GLC 300 Coupé tem 500 litros, 50 litros a menos do que o da carroceria SUV convencional. Na prática, a acomodação de bagagem não é condizente com o número. O estepe de uso temporário colocado sob a tampa do assoalho ocupa um espaço mal aproveitado.
Isso acaba deixando a posição da tampa muito alta e prejudicando a capacidade. O compartimento tem abertura elétrica de série. Atrás, o espaço é satisfatório para as pernas de dois adultos. O modelo tem 2,87 metros de entre-eixos. De comprimento, são 4,74 metros.
No meio, uma criança vai bem acomodada. O túnel central não é dos mais altos, e dá para colocar os pés sobre ele sem ter de jogá-los para cima, na direção do console. No entanto, o teto rebaixado prejudica passageiros muito altos. Pessoas com mais de 1,85 m ficam com a cabeça bem rente a essa parte do carro.
Faz falta o ajuste de temperatura exclusivo para quem viaja atrás. Há apenas saídas de ar-condicionado. Essa parte do carro também não tem entradas USB, mas os passageiros podem usar as duas do tipo C que ficam no grande porta-objetos do console central.
O acabamento interno é o ponto forte do GLC 300 Coupé. As portas e painéis usam madeira, couro com costura aparente e alumínio, e as superfíces são emborrachadas. Até a parte de baixo das portas, que geralmente usa plástico duro até em alguns modelos de luxo, é muito bem acabada.
Os bancos com ajustes elétricos (posicionados nas portas) são confortáveis, largos e com ótimo suporte lateral. Item raro de se ver em qualquer categoria de carro, o apoio para a cabeça é comandado eletricamente.
Os ajustes de profundidade e altura do volante também são elétricos. Outro destaque do estilo da cabine é o sistema de iluminação personalizado. Por meio da central multimídia, dá para escolher entre diversas opções de cores para iluminar portas e painéis.
Tecnologia e equipamentos
Assim como ocorreu com o Classe C, o GLC Coupé ganhou painel virtual personalizável na reestilização de meio de vida. Dá para configurar o estilo dos mostradores e as informações projetadas no centro.
Porém, diferentemente do GLE, náo há navegador GPS no GLC Coupé. Esse sistema tem de ser usado por meio de conexão via Android Auto ou Apple CarPlay. A central multimídia concentra a maior parte dos comandos do carro e a tela, suspensa, é sensível ao toque.
Além disso, pode ser comandada por meio de um touchpad posicionado no console central. À frente dele, há dois porta-copos, carregador de smartphones por indução (sem fio) e uma entrada USB do tipo C (além das duas disponíveis no porta-objetos).
De série, o carro traz sistema de som da Burmester, de ótima qualidade. Há ainda itens de auxílio à condução, como a frenagem autônoma de emergencia e o controlador de velocidade adaptativo (freia e acelera o GLC 300 Coupé automaticamente).
Outro item disponível de série no SUV cupê médio da Mercedes-Benz é o leitor de faixas. O modelo vem também com sensor de ponto cego, assistência às manobras de estacionamento e câmeras 360.
Desempenho
O sistema de tração 4x4 do GLC é permanente. Nos por demanda, a força é mantida na dianteira ou na traseira, e transferida parcialmente ao outro eixo conforme as condições de direção.
No sistema permanente, a tração está sempre distribuída entre dianteira e traseira. No caso do GLC 300 Coupé, pode ser transferida em maior proporção a um dos eixos quando houver demanda.
Isso ajuda reforça a ótima estabilidade do carro, cuja coluna C rebaixada reduz o centro de gravidade. A carroceria não balança em alta velocidade nem inclina em curvas. A dirigibilidade é semelhante à de um carro bem mais baixo (o SUV tem 1,60 metro de altura).
O GLC 300 tem os modos de condução econômico, confortável, Sport e Sport+, que podem alterar as respostas do conjunto motor-câmbio, direção e controle eletrônico de estabilidade, deixando-o mais ou menos intrusivo.
Chama a atenção a grande mudança nas respostas da direção, que no modo confortável fica leve, boa para rodar no dia a dia e fazer manobras. Já nos modos esportivos, ganha muito peso, aumentando a segurança em curvas e alta velocidade e deixando o motorista sentir mais as reações do SUV.
Além dos 258 cv, o 2.0 turbo entrega 37,7 mkgf a apenas 1.800 rpm. Esse propulsor forma um bom casamento com o câmbio automático de nove marchas. A transmissão não deixa motor perder muita rotação quando se pisa forte no pedal do acelerador, reduzindo rapidamente de nona para quinta, por exemplo, para promover retomadas rápidas e sem "engasgadas".
De acordo com informações da Mercedes-Benz, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. A velocidade máxima é de 240 km/h (limitada eletronicamente, conforme a marca).
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