Mercedes-Benz C300 mostra porque sedã está em sua melhor forma
Resumo da notícia
- Sexta geração do Classe C é vendida com motorizações híbridas leves
- C300 combina motor 2.0 turbo de 258 cv com sistema elétrico de 48 volts
- Design refinado e bom pacote de segurança são maiores destaques
Desde meados dos anos 90, a Mercedes-Benz já se aventurou em vários segmentos. Assim surgiram hatches como o Classe A, minivans como a Classe B e, claro, muitos SUVs. Mesmo assim, um modelo se manteve prestigiado desde sua estreia: o Classe C.
A sexta geração do sedã estreou em janeiro com a promessa de ser a melhor da história.
Mercedes-Benz C300 AMG Line
Preço
R$ 396.900Pontos Positivos
- Consumo
- Desempenho
- Design
Pontos Negativos
- Preço
Veredito
Nunca houve um Classe C tão bom como essa sexta geração. Além de ter um design muito atraente, o sedã esbanja tecnologia e segurança. Para completar, o conjunto híbrido leve faz com que o consumo seja muito bom. Entretanto, tudo tem seu preço - e, no caso do C300, ele é bem salgado. Pelo menos quem puder pagar quase R$ 400 mil por ele não vai se arrepender.
Design e espaço interno
É normal que a Mercedes-Benz busque inspiração nos modelos do topo da gama na hora de desenhar o Classe C. No caso dessa geração, o parentesco com o novo Classe S fez muito bem ao carro.
As linhas esportivas do pacote AMG Line ganham ainda mais beleza com o pacote Night, que acrescenta alguns detalhes externos na cor preta. No geral, o sedã ficou 7 cm mais longo e 2,5 cm maior na distância entre eixos.
Na frente, a grade dianteira tem um detalhe muito charmoso: pequenas estrelas de três pontas formam o desenho da peça. Os faróis têm formato amendoado e o para-choque tem entradas de ar bem grandes - que remetem ao hiperesportivo AMG One. A traseira traz lanternas horizontais com um formato bastante esguio e que, pela primeira vez, invadem a tampa do porta-malas.
A cabine impressiona pelas duas vistosas telas: uma delas tem 12,3 polegadas e faz as vezes do quadro de instrumentos. Já a outra de 11,8 polegadas tem formato horizontal e lembra muito um tablet. A navegação é bastante intuitiva em qualquer uma delas, embora a profusão de botões no volante cause certa confusão inicial.
A posição de dirigir é muito confortável, embora não seja esportiva como nos modelos da BMW. Atrás, há bom espaço para os joelhos dos passageiros que viajam nas extremidades. Infelizmente não se pode dizer o mesmo para o quinto passageiro, que precisa se sentar com um túnel central extremamente alto entre as pernas. O amplo porta-malas de 455 litros não mudou em relação ao antigo Classe C. Ainda bem.
Consumo e desempenho
O C300 traz o mesmo conjunto híbrido leve oferecido na geração anterior do Classe C. São 258 cv e 40,8 kgfm extraídos do motor 2.0 turbo e mais 27 cv e 20,4 kgfm vindos do motor elétrico.
O bom desempenho resulta em aceleração de 0 a 100 km/h em seis segundos e velocidade máxima de 250 km/h. A nomenclatura "híbrido leve" se dá pelo fato de o propulsor elétrico realizar algumas funções do carro em vez de tracioná-lo, como ocorre em um veículo híbrido puro. Sua função principal é poupar o motor a combustão em situações que não demandam acelerações, como nos momentos de viagem em cruzeiro. Nesta condição, o veículo roda em Neutro - algo parecido com a famosa "banguela".
Evidentemente essa atuação do conjunto de 48 volts contribui para reduzir o consumo de combustível. Durante nossa avaliação, que incluiu um percurso de aproximadamente 150 quilômetros em rodovias, nós chegamos a uma média acima de 13 km/l. Ou seja, praticamente o mesmo que os 12,9 km/l declarados pela fabricante no mesmo ambiente. Na cidade, também conseguimos se aproximar da média de 10,9 km/l.
Equipamentos
O C300 é a versão mais luxuosa da gama - ao menos até a chegada das configurações preparadas pela AMG. Isso significa itens como 6 airbags, destravamento das portas sem chave, sistema de assistente de estacionamento, câmera de ré, iluminação ambiente, projeção do logotipo no lado externo do carro, soleiras iluminadas, bancos dianteiros com regulagens elétricas, central multimídia MBUX com assistente pessoal e reconhecimento de comandos de voz, carregamento de celular por indução, teto solar panorâmico, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, faróis com iluminação full LED.
Frente à configuração de entrada C200, a versão de topo acrescenta rodas de liga leve de 19 polegadas, ar-condicionado digital com quatro zonas de temperatura, head up display e câmera de estacionamento com visão em 360 graus.
Manutenção e segurança
Na segurança, o C300 vem com diversas assistências de condução. Há alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo (capaz de acelerar, frear e fazer curvas leves sem intervenção humana) com função de tráfego, assistente de permanência em faixa de rolagem, sensor de pontos cegos, farol alto adaptativo e alerta de saída de faixa, entre outros itens.
Concorrentes
Como já é de praxe, o Classe C concorre com os conterrâneos BMW Série 3 e Audi A4. Só que, no caso do C300, a briga principal é com o BMW 330e M Sport.
Assim como no representante da Mercedes-Benz, o sedã usa a tecnologia híbrida. A diferença é que, enquanto o Classe C é um híbrido leve, o 330e é um híbrido puro - ou seja, efetivamente possui dois motores. Estamos falando de um motor 2.0 turbo de 184 cv com um propulsor elétrico de 113 cv.
Nos números combinados, o 330e chega a 292 cv e 42,8 kgfm de torque máximo - mais do que no C300. O tempo de aceleração de 0 a 100 km/h é praticamente idêntico nos dois carros (o BMW é 0,1 segundo mais rápido) e a autonomia do 330e no modo elétrico chega a 56 km. Para terminar, o preço também favorece o rival: R$ 379.950.
Motorização
2.0, turbo, 4 cil.
Combustível
Híbrido leve / Gasolina
Potência (cv)
258 cv / 27 cv
Torque (kgf.m)
40,8 kgfm / 20,4 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
6 s
Velocidade máxima (km/h)
250 km/h
Consumo cidade (km/l)
10,4 km/l
Consumo estrada (km/l)
12,9 km/l
Câmbio
Automático de 9 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, duplo A
Suspensão Traseira
Independente, multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos ventilados
Pneus
225/40 R19 (diant.) / 255/35 R19 (tras.)
Rodas
19 polegadas
Altura (mm)
1438 mm
Comprimento (mm)
4751 mm
Entre-eixos (mm)
2865 mm
Largura (mm)
1820 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1675 kg
Porta-malas (L)
455 l
Tanque (L)
66 l
10.000 km
R$ 1.700,00
20.000 km
R$ 3.100,00
30.000 km
R$ 4.200,00
40.000 km
R$ 3.100,00
50.000 km
R$ 1.700,00
Seguro
n/d
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
Sistema de estacionamento autônomo
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