JAC T60 impressiona em preço e design, mas preserva defeitos da marca
Resumo da notícia
- Modelo da JAC custa R$ 103.990 e tem porte de SUV médio
- T60 tem motor 1.5 turbo de 168 cv, mas câmbio CVT prejudica desempenho
- SUV vem com generosa lista de itens de série e acabamento surpreende
Quem acompanhou o começo da JAC Motors no Brasil sabe como a empresa evoluiu em quase 10 anos.
A fabricante aproveitou a invasão chinesa que tomou conta do mercado brasileiro e sobreviveu à debandada que aconteceu tão rápido quanto a chegada dessas empresas ao país. Mas é claro que houve consequências: a marca fechou diversas concessionárias, viu as vendas despencarem e reestruturou o portfólio de produtos. Sua linha agora é dividida em duas alas: carros elétricos e movidos a combustão.
Um dos poucos modelos movidos a gasolina é o T60, que chegou às lojas da marca no fim de 2019. Assim como os modelos mais recentes da JAC, o utilitário esportivo aposta em design moderno e uma generosa lista de itens de série para roubar vendas dos rivais mais tradicionais. Preço para isso ele tem: a partir de R$ 103.990.
Vale a pena desistir de um SUV compacto para levar o T60? Descubra com a gente a seguir!
JAC T60
Preço
R$ 103.990Pontos Positivos
- Design, preço e itens de série
Pontos Negativos
- Desempenho, segurança e custo de manutenção
Veredito
O T60 é uma compra válida para quem precisa de um carro espaçoso, gosta de tecnologia e quer pagar preço de SUV compacto em um carro maior. Só que as vantagens param por aí. O representante da JAC traz defeitos que são comuns aos carros chineses em geral (e não apenas os da marca), como suspensão com calibragem mole demais e um câmbio que não "conversa" bem com o motor. Some isso à pequena rede autorizada e você pode concluir que o T60 pode até ser uma opção de compra. Mas não é a melhor da categoria.
É difícil definir em qual categoria o T60 se encaixa. Isso porque ele tem preço de SUV compacto e porte de médio. Sorte da JAC, que pode se gabar de oferecer um produto mais espaçoso e confortável por um valor muito competitivo.
O T60 é um dos carros mais bonitos vendidos pela JAC no país. Ok, é verdade que o estilo parece uma combinação de Hyundai Creta (nas laterais, especialmente) com um toque de Nissan Kicks. Mas a mistura não ficou ruim. As linhas são esportivas e imponentes, fazendo frente à maioria dos rivais mais compactos.
Veja o desenho da traseira, por exemplo. Bem resolvido, ela traz refinamentos estéticos que dificilmente notávamos em um modelo chinês, como o ressalto logo abaixo do vidro que simula um spoiler integrado. As lanternas criam um efeito visual muito bonito quando acesas e os cromados não pecam pelo excesso, como costuma acontecer nos chineses.
O interior da versão mais completa (que foi avaliada por UOL Carros) impressiona pela sofisticação. O visual do painel digital não fica devendo para nenhum modelo do mercado e os comandos de ar-condicionado e demais funções são agrupados em uma tela tátil, que é bonita de ver - mas nem tanto para usar, já que a disposição é meio confusa.
Os bancos (revestidos em couro nesta versão) são bem confortáveis e abraçam bem o corpo. A posição de dirigir é boa e os comandos ficam ao alcance das mãos, embora a quantidade de botões no volante pode confundir o motorista. Já o acabamento é de qualidade acima do padrão da marca, e superior à maioria dos rivais na mesma faixa de preço (leia-se Jeep Renegade, Nissan Kicks, entre outros).
Por ser um modelo de porte médio (4,41 metros de comprimento, 1,66 metro de altura, 1,80 metro de largura e 2,62 metros de distância entre eixos) o T60 tem uma cabine ampla. Dois adultos viajam confortavelmente no banco de trás, onde sobra espaço para joelhos e cabeça. O porta-malas comporta 450 litros, ou 40 litros a mais do que o Jeep Compass.
O T60 é movido por um motor 1.5 turbo de 168 cv a 5.000 rpm e torque máximo de 21,4 kgfm entre 2.000 e 4.500 rpm. O problema não está na motorização, e sim no câmbio CVT que simula seis marchas. Parece que ambos não falam a mesma língua: a caixa trabalha de forma preguiçosa e impede que o SUV deslanche com facilidade. Além disso, o nível de ruído dentro da cabine incomoda nas acelerações.
A calibragem da suspensão é excessivamente voltada para o conforto, deixando o SUV "mole" demais. Azar dos ocupantes, que sentem na pele ao passar por valetas e buracos. Nem adianta diminuir a velocidade, já que o carro sacoleja de um lado para o outro mesmo assim.
Os números de consumo não são ruins, mas também não merecem elogios. As médias são de 9,6 km/l na cidade e 11,2 km/l sempre com gasolina, até porque o T60 não é flex.
Os valores das revisões não são muito baixos, até porque as peças tendem a ser mais caras pelo fato de o carro ser importado.
Além disso, o T60 decepciona na segurança por trazer apenas airbag duplo frontal e freios ABS obrigatórios por lei. Se serve de consolo, o SUV vem com controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.
O preço é provavelmente o maior trunfo do T60. Por R$ 103.990, ele se equivale a versões intermediárias de modelos compactos, mas oferece porte de SUV médio.
A lista de equipamentos também seduz o cliente. O SUV vem com sensor de pressão dos pneus, desembaçador dos espelhos retrovisores, piloto automático, central multimídia com tela de 10,25 polegadas, luzes diurnas de LED, freio de estacionamento elétrico, ar-condicionado digital, direção elétrica progressiva, faróis de neblina, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, rodas de liga leve de 17 polegadas.
A versão mais completa custa R$ 107.990 e acrescenta bancos revestidos em couro, teto solar elétrico, projetor de LED nas portas (de gosto bem duvidoso, aliás) e painel digital.
Motorização
1.5, 16V, turbo
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
168
Torque (kgf.m)
21,4
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
9,6
Velocidade máxima (km/h)
195
Consumo cidade (km/l)
9,6
Consumo estrada (km/l)
11,2
Câmbio
CVT
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
215/50 R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
166
Comprimento (mm)
441
Entre-eixos (mm)
262
Largura (mm)
180
Ocupantes
5
Peso (kg)
1365
Porta-malas (L)
450
Tanque (L)
50
10.000 km
R$ 596
20.000 km
R$ 796
30.000 km
R$ 796
40.000 km
R$ 1356
50.000 km
R$ 636
60.000 km
R$ 1036
Seguro
R$ 3 mil
Garantia
6 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Sensor de pressão dos pneus
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
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