Topo

Honda Civic Si é raridade com câmbio manual que põe diversão em 1º lugar

Civic Si teve retoques discretos no visual e segue divertido de guiar - Caio Mattos/Divulgação/Honda
Civic Si teve retoques discretos no visual e segue divertido de guiar
Imagem: Caio Mattos/Divulgação/Honda

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/11/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Cupê tem motor 1.5 turbo de 208 cv e câmbio manual de 6 marchas
  • Carro ganhou leves retoques visuais e mais itens de série
  • Por R$ 179.900, Civic Si quase não tem rivais no mercado brasileiro

Está cada vez mais difícil achar um carro esportivo 'de verdade' à venda por aí.

Quem gosta deste tipo de veículo tem poucas opções disponíveis em um mercado tomado por SUVs e sedãs. Felizmente existem exceções - e uma delas atende pelo nome de Honda Civic Si.

Lançado em 2007 na forma de um sedã fabricado no Brasil, o Si formou uma legião de fãs e já teve outras duas gerações por aqui. A mais recente delas estreou em 2018 e acaba de receber retoques sutis no visual.

Por R$ 179.990, ele não é exatamente barato, mas promete valer cada centavo investido. Será que é isso mesmo? Confira a resposta na avaliação de UOL Carros.

Honda Civic Si

Preço

R$ 179.900
Carros
4,3 /5
USUÁRIOS
4,0 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Números foram muito bons durante nossa avaliação, com média de 13,5 km/l

Motor 1.5 turbo não é 'girador' como nos modelos aspirados, mas empolga bastante

Estilo futurista do Civic sedã ganha mais pimenta na versão Si e torce pescoços pelas ruas

Bem equipado, cupê ganhou itens como sensor de chuva e carregador de celular por indução

Espaço é bom na frente e ruim atrás, especialmente para pessoas mais altas

Revisões seguem valores das demais versões do Civic, o que é sempre bom

Sai de fábrica com 6 airbags, ESP, controle de tração e assistente de partida em rampas

Pontos Positivos

  • Desempenho
  • Design

Pontos Negativos

  • Preço
  • Espaço interno

Veredito

Pode ser difícil convencer alguém a pagar R$ 180 mil em um sedã com duas portas e câmbio manual. Mas quem gosta do Civic Si não liga para nada disso. Pelo contrário: aí é que está a graça do carro. Melhor do que isso só o desempenho do motor 1.5 turbo, capaz de fazer um pacato motorista perder a linha em segundos. Botando um pouco a emoção de lado, precisamos admitir que o Si é caro. Por esse preço é possível comprar carros mais sofisticados e potentes. Mas se isso for suficiente para demovê-lo da compra, vá fundo: o cupê da Honda é diversão garantida para todas as horas.

Civic Si 1 - Caio Mattos/Divulgação/Honda - Caio Mattos/Divulgação/Honda
Estilo futurista do Civic é ainda mais atraente no Si
Imagem: Caio Mattos/Divulgação/Honda

Faz dois anos que a atual geração do Civic Si está entre nós. E nem parece: as linhas do cupê continuam atuais.

Discretíssimas alterações foram feitas na linha 2020, que trouxe novas molduras para os faróis de neblina, novas lentes para os faróis em LED, faróis de neblina em LEDs, rodas de liga leve de 18 polegadas redesenhadas e com acabamento em preto, novo para-choque traseiro e detalhes na carroceria em preto fosco.

O resultado final ficou muito bom e o Si continua torcendo pescoços por onde passa. A frente realça o estilo esportivo do sedã com os detalhes em preto, embora a silhueta esguia do sedã fique um pouco desproporcional com as portas gigantes e a traseira mais alta.

E já que falamos na parte de trás, as belas lanternas em formato de bumerangue têm formato diferente do sedã e parecem quase incorporadas ao discreto aerofólio.

Por dentro, a cabine tem vários detalhes pintados em vermelho. O painel de instrumentos parcialmente digital (os marcadores de temperatura e combustível são analógicos) realça a iluminação na mesma cor.

Os confortáveis bancos do tipo concha abraçam os ocupantes e possuem abas pronunciadas que são muito importantes em uma condução mais "quente". A posição de dirigir é boa como no sedã e o condutor tem um bom campo de visão para um cupê.

Só não dá para esperar tanto espaço interno, especialmente no banco de trás: a curvatura do teto faz com que duas pessoas viajem bem, desde que não sejam muito altas.

Civic Si 2 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Motor 1.5 turbo entrega 208 cv e torque em baixas rotações
Imagem: Murilo Góes/UOL

Grande estrela da versão Si, o motor 1.5 turbo não decepciona.

Com 208 cv e 26,5 kgfm de torque máximo, ele enterra qualquer receio que os fãs do carro tinham quando souberam que a motorização aspirada sairia de cena.

É verdade que ele perdeu parte do comportamento explosivo das antigas gerações, especialmente o Si nacional, que passava dos 8 mil giros. O lado bom é que toda a força já surge após as 2.000 rpm, fazendo do cupê um carro bem mais esperto nas baixas rotações.

Infelizmente, a Honda não divulga número de desempenho. De toda maneira, senti falta apenas de um ronco mais alto, e olha que a Honda oferece um sistema que aproveita o som do carro para amplificar o barulho do motor.

Elogios rasgados para o câmbio manual de seis marchas. A caixa tem engates justos e precisos, como manda a cartilha do bom esportivo. As trocas podem ser feitas rapidamente, e contam com o auxílio de um shift light instalado no painel. Segundo a Honda, as relações foram encurtadas em 6% frente ao Si vendido até então para melhorar a aceleração.

O lado bom é que o cupê também é econômico. Durante nossa avaliação, que incluiu 70% do percurso em rodovias e o restante na cidade, a média informada pelo computador de bordo foi de bons 13,5 km/l.

Civic Si 3 - Divulgação - Divulgação
Interior é bonito e traz detalhes em vermelho
Imagem: Divulgação

Juntamente com a atualização visual, o Civic Si ganhou equipamentos.

Agora ele traz central multimídia com tela tátil de 7 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, sensor de chuva e carregador de celular por indução.

Estes itens se somam a um pacote que inclui 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, piloto automático, freio de estacionamento elétrico, rodas de liga leve de 18 polegadas, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, teto solar elétrico e câmera lateral no espelho retrovisor direito.

Civic Si 5 - Caio Mattos/Divulgação - Caio Mattos/Divulgação
Valores das revisões são os mesmos do Civic sedã
Imagem: Caio Mattos/Divulgação

Apesar de não praticar preços tabelados (deixando cada concessionária livre para cobrar o quanto desejar), a Honda classifica o Si no mesmo grupo das demais versões do Civic. É uma boa notícia, considerando que o sedã não tem valores acima da média dos rivais.

Na segurança, o esportivo é importado com 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas e câmera com visão lateral.

Civic Si 2 - Divulgação - Divulgação
Subaru WRX e Jetta GLI encaram Civic Si com propostas parecidas
Imagem: Divulgação

Sem concorrentes diretos desde a despedida do Golf GTI, o Civic Si encara outros modelos na mesma faixa de preço.

Dois sedãs surgem como modelos com propostas semelhantes para o mesmo público.

O Subaru WRX sai por R$ 188.900 e traz um motor 2.0 com 270 cv e pode ser encomendado com câmbio manual ou CVT. Já o VW Jetta GLI é movido por um 2.0 turbo de 230 cv e custa R$ 167.150.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.5, 16V, 4 cilindros, turbo

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 208 cv a 5.700 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 26,5 kgfm a 2.100 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • n/d

  • Velocidade máxima (km/h)

  • n/d

  • Consumo cidade (km/l)

  • 11,2 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 13,7 km/l

  • Câmbio

  • Manual de 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Independente, multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 235/40 R18

  • Rodas

  • 18 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1421 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4522 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2700 mm

  • Largura (mm)

  • 1799 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1321 kg

  • Porta-malas (L)

  • 334 l

  • Tanque (L)

  • 47 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 360,00 (média)

  • 20.000 km

  • R$ 580,00 (média)

  • 30.000 km

  • R$ 600,00 (média)

  • 40.000 km

  • R$ 1.800,00 (média)

  • 50.000 km

  • R$ 600,00 (média)

  • 60.000 km

  • R$ 1.700,00 (média)

  • Seguro

  • n/d

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.