Ford F-150 Tremor: picape gigante com motor V8 manda bem longe do asfalto
Picape mais vendida do mundo e veículo mais emplacado dos Estados Unidos há muitas décadas, a Ford F-150 recebeu uma atualização visual e de conteúdo no ano passado e, em meados de 2025, estreou uma nova versão no mercado brasileiro.
Trata-se da F-150 Tremor, configuração focada no desempenho off-road que, a exemplo da picape compacta Maverick com a mesma denominação, traz suspensões reforçadas, pneus todo-terreno e maior vão livre do assoalho em relação ao solo.
Quanto à parte mecânica, a F-150 Tremor traz o mesmo motor Coyote 5.0 V8 aspirado da versão padrão Lariat, bem como a transmissão automática de dez velocidades.
Com preço sugerido de R$ 580 mil, é R$ 20 mil mais cara do que a F-150 padrão. Confira todos os detalhes na avaliação a seguir.
Desvendando a Ford F-150 Tremor
Design: a F-150 aposta em um design mais clássico e imponente
Na versão Tremor, exibe detalhes exclusivos como grade dianteira com faixa central laranja, tonalidade também presente no adesivo nas laterais da caçamba e no emblema nos para-lamas dianteiros.
A configuração mais bruta da F-150 também agrega saídas de ar no capô, para-choques mais robustos, ganchos de reboque, estribos laterais de alumínio fundido e saída de escape dupla com design diferenciado.
Vale destacar que, na linha 2025, lançada em 2024 no Brasil, a picape recebeu atualizações pontuais no visual, que inclui grade dianteira, faróis, rodas e para-choques redesenhados.
Outro detalhe interessante é que, na reestilização da picape lançada em 2024 no Brasil, o logotipo da Ford exibido na dianteira e na traseira foi modernizado, trocando a pintura prata no contorno e nas letras pelo acabamento branco. Além disso, na versão Lariat Black, o fundo do emblema é preto, substituindo o tom azul tradicional da montadora norte-americana.
Vida a bordo: medindo 5,88 m de comprimento, 2,12 m de largura (sem contar os retrovisores) e 3,70 m de distância entre-eixos, a F-150 poderia ser comparada a um pequeno apartamento sobre rodas, tamanho é o espaço interno, especialmente no banco de trás.
A largura é tamanha que, na primeira fileira de assentos, os bancos do motorista e do passageiro são separados por um imenso baú, que também serve como apoio para os braços e pode até ser convertido em uma mesa de trabalho - a alavanca do câmbio pode ser retraída eletricamente para este fim.
Os bancos dianteiros são extremamente confortáveis e trazem ventilação mais aquecimento, além de ajustes elétricos - também presentes no volante, que pode ser regulado em altura e profundidade. O banco traseiro também tem aquecimento e seu assento pode ser rebatido, revelando um porta-objetos que amplia a versatilidade da picape.
A lista de equipamentos de conforto é extensa e inclui a excelente central multimídia de 12 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel digital de mesmas dimensões, ar-condicionado automático de duas zonas, teto solar panorâmico, som premium da Bang & Olufsen com 14 alto-falantes, recarga de celular por indução e tampa da caçamba com abertura elétrica - a peça também pode ser aberta por inteiro ou somente sua parte central.
O acabamento geral é bom e agrada a grande quantidade de botões físicos, inclusive do ar-condicionado - o que evita a dependência excessiva da central multimídia. Como na parte externa, o habitáculo exibe detalhes na cor laranja, presentes na costura dos bancos e do volante de couro, no logotipo Tremor dos encostos dianteiros, no painel das portas, no encosto de braço e nas saídas do ar-condicionado.
A caçamba vem de série com uma espécie de pintura emborrachada para a respectiva proteção e traz capacidade volumétrica de 1.495 litros, podendo ser utilizada como um porta-malas gigante - a F-150 não traz cobertura da caçamba de série e o item precisa ser adquirido como acessório.
Já a capacidade de carga é de picape compacta, totalizando apenas 671 kg - menos ainda do que os 728 kg da configuração Lariat.
Um item exclusivo da F-150 Tremor gerador Pro Power Onboard, que traz duas tomadas de 120 V e 20 A, permitindo conectar aparelhos elétricos diversos, com capacidade de uso simultâneo de até 2.000 W.
Segurança: a F-150 vem bastante completa no que se refere aos itens de segurança e sai da fábrica com oito airbags, freios a disco nas quatro rodas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, monitoramento externo por câmeras e monitoramento da pressão dos pneus.
Além disso, traz de série pacote de assistências semiautônomas à condução, que inclui alerta de colisão dianteira e traseira, frenagem automática de emergência, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com centralização de faixa, alerta de ponto cego, comutação automática de farol alto e um head-up display, que exibe informações como velocidade no para-brisa, de grandes dimensões.
Também conta com assistências eletrônicas específicas para uma picape full-size, como controle de oscilação e assistente de reboque e controle eletrônico contra capotamento.
Desempenho e consumo: equipada com o mesmo motor V8 5.0 aspirado do Mustang, a F-150 tem no desempenho um dos seus grandes apelos de vendas - associado ao ronco característico de um propulsor de oito cilindros.
Na F-150, o motorzão traz sistemas de admissão de ar e escapamento diferentes, deixando-o mais "manso" em relação à unidade que equipa o cupê esportivo. Mesmo assim, os números são expressivos: com 405 cv e 56,7 kgfm à disposição e um competente câmbio automático de dez marchas, a picape acelera de zero a 100 km/h, segundo a Ford, em cerca de sete segundos - bom número para um veículo que pesa 2.550 kg em ordem de marcha.
O peso da F-150 poderia ser ainda maior, não fosse o uso extensivo de alumínio, combinado com aço, na carroceria e nas partes estruturais.
Mesmo com tanta força disponível, se você dosar o pé direito, a picape e até dócil, proporcionando aceleração suave e progressiva.
Na versão Tremor, conta com capacidade off-road reforçada, diferenciando-se da versão Lariat ao trazer suspensão com molas, barra estabilizadora, amortecedores, geometria de direção e manga do eixo dianteiro reforçados ou modificados.
Para encarar até os terrenos mais difíceis, também conta com ângulos de entrada (28°), saída (24,1°) e transposição de rampa (21°) maiores. Para completar, a altura do solo é 25 mm maior, totalizando 277 mm, e vem de fábrica com pneus General Grabber 275/70 todo-terreno, instalados em rodas de liga leve de 18 polegadas. Sua capacidade de imersão é de 600 mm.
A versão Tremor também agrega assistente de curvas off-road, que diminui o raio de giro para auxiliar em curvas fechadas, acionando o freio da roda traseira interna em baixas velocidades - para o recurso funcionar é necessário estar em baixa velocidade com o modo de tração 4x4 ou 4x4 reduzida ativado e com o volante completamente virado à esquerda ou à direita.
Além disso, como na F-150 Lariat, a Tremor traz tração 4x4 com reduzida e modo de tração integral, que distribui automaticamente o torque entre os dois eixos.
Com seu porte de caminhão, o utilitário da Ford está longe de ser ágil como um Mustang, mas você logo se acostuma com as dimensões avantajadas, enquanto as suspensões entregam doses equilibradas de conforto e estabilidade, mesmo com os pneus mais voltados à condução off-road.
Quanto ao consumo de gasolina, como seria de se esperar, é bastante elevado, mas poderia ser muito pior: de acordo com medição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), são razoáveis 6 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada. No ciclo urbano, durante nosso período com a picape, sem muita preocupação com o consumo, obtive cerca de 3 km/l - na estrada, o consumo caiu para pouco mais do que 5 km/l.
Para compensar e proporcionar mais autonomia, o tanque de combustível traz bons 136 litros de capacidade.
Equipamentos de série: vem com ajustes elétricos do volante em altura e profundidade com memória, ajuste elétrico dos pedais, teto solar panorâmico, bancos dianteiros com ajustes elétricos, bancos dianteira aquecidos e ventilados, banco traseiro aquecido, painel digital de 12 polegadas, central multimídia de 12 polegadas com conexão sem fio de celulares via Android Auto e Apple CarPlay, recarga de celulares por indução, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com centralização ativa de faixa e função "stop and go", alerta de colisão frontal e traseira, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, comutação automática do farol alto, controle de oscilação e assistente de reboque, controle eletrônico contra capotamento, monitoramento da pressão dos pneus, monitoramento externo "360 graus" com câmeras, head-up display, freio de estacionamento eletrônico com função auto hold, freios a disco nas quatro rodas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital automático com saída para a segunda fileira e duas zonas independentes de temperatura, rodas de liga leve de 20 polegadas, detalhes externos escurecidos, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisores externos com repetidor de seta, chave presencial, partida por botão, tração 4x4 com reduzida, protetor de caçamba, e faróis e lanternas de LEDs.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Ford F-150 Tremor
Preço
R$ 580 milPontos Positivos
- Traz muitos itens de conforto, tecnologia e segurança
- Aceleração de carro esportivo em um veículo com mais de 2,5 toneladas
- Amplo espaço interno
- Real capacidade para encarar trilhas mais pesadas
Pontos Negativos
- Alto consumo de combustível
- Porte gigantesco dificulta a vida ao estacionar e ao rodar nas cidades brasileiras
Veredito
A Ford F-150 Tremor é a única picape de grande porte vendida oficialmente no Brasil com capacidade off-road reforçada e original de fábrica. Como nas versões padrão, agrega características como o alto desempenho do motor V8, muito espaço interno e pacote completo de itens de conforto, tecnologia e segurança. Traz, ainda, o apelo de vir de fábrica com o mesmo motor do Mustang, porém com calibragem mais "mansa", além de ser mais barata do que sua rival direta Ram 1500. Pelo que entrega a mais em termos de suspensão, proteção metálica na parte inferior e pneus todo-terreno, justifica os R$ 20 mil extras na comparação com a F-150 Lariat.
Motorização
5.0 V8 naturalmente aspirado
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
405 cv a 6.000 rpm
Torque (kgf.m)
56,7 kgfm a 4.250 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
7 segundos
Velocidade máxima (km/h)
180 km/h
Consumo cidade (km/l)
6 km/l
Consumo estrada (km/l)
7,5 km/l
Câmbio
Automático de 10 marchas
Tração
4x4 com reduzida
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente com braços sobrepostos e barra estabilizadora
Suspensão Traseira
Eixo rígido com feixe de molas
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos
Pneus
275/70 R18
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
2.015 mm
Comprimento (mm)
5.880 mm
Entre-eixos (mm)
3.698 mm
Largura (mm)
2.129 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
2.550 kg
Porta-malas (L)
Caçamba com capacidade volumétrica de 1.495 litros; capacidade de carga de 671 kg
Tanque (L)
136 litros
Garantia
5 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial












ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.