Fiat Toro 2026 envelhece com dignidade e mostra por que continua imbatível
Quando surgiu em 2016, a Fiat Toro inaugurou uma categoria quase sozinha: a das picapes médias-compactas com apelo urbano. Sua proposta de unir o conforto de um SUV à praticidade de uma caçamba fez sucesso imediato e transformou o modelo em uma das maiores apostas da marca no Brasil.
Para chegar pronto para encarar novos adversários em seu aniversário de uma década, a picape ganhou pequenas mudanças na linha 2026, em especial na linha Ranch - versão avaliada pela reportagem.
Renovação no visual e melhorias nos pacotes de conforto e equipamento foram feitos em um momento em que o mercado já aguarda picapes rivais feitas por Volkswagen, BYD e até mesmo pela Toyota - além dos já existentes veteranos Chevrolet Montana e Renault Oroch.
A expectativa por uma nova geração já existe. Mas, enquanto isso não chega, mostramos em que a líder absoluta do mercado evoluiu para manter o interesse do público.
Desvendando a Fiat Toro Ranch 2026
Design: A Fiat atualizou o visual da Toro para 2026 de maneira sutil, mas eficiente. A dianteira recebeu novos faróis full-LED com molduras em estilo "pixel" e grade com filetes verticais, aproximando a picape ao padrão atual da marca utilizado em modelos como Pulse, Fastback, Argo e Cronos. O para-choque também ganhou novo formato, além do acabamento cromado em diversos pontos nessa versão Ranch - algo que pode não agradar a todos.
Já a traseira ganhou traseira exibe lanternas redesenhadas, que invadem a lateral do carro e que trazem acabamento fumê. O que permanece a mesma é a tampa da caçamba, que manteve a abertura bipartida. A novidade aqui é apenas a maçaneta, que passa a ficar centralizada.
As dimensões permanecem as mesmas, com 4,95 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,67 m de altura e 2,98 m de entre-eixos. A caçamba entrega uma capacidade de carga generosa, com 937 kg nessa versão a diesel. Já as rodas de liga leve, escurecidas, são de 18 polegadas.
Vida a bordo: por dentro, a Toro Ranch 2026 mantém a boa posição de dirigir que sempre foi um dos seus pontos fortes e que deixa a sensação de se estar em um SUV. Os bancos de couro marrom são confortáveis e oferecem bom apoio lateral, enquanto o volante, com ampla regulagem, facilita o ajuste da ergonomia.
Nos assentos traseiros, o espaço é suficiente para dois adultos com conforto, mas o encosto mais vertical pode incomodar em viagens longas.
A adição de freio de estacionamento é uma boa notícia, assim como a alavanca de câmbio redesenhada. Outra novidade é a presença de entradas USB dos tipos A e C para quem vai sentado atrás. O painel de instrumentos ganhou novos gráficos, e o console mantém o uso de materiais boa qualidade, com plásticos duros amarronzados imitando madeira.
Desempenho: a Toro ganhou outra cara com a adição do motor 2.2 turbodiesel no começo do ano. Com 200 cv e 45,9 kgfm, ele garante respostas rápidas e retomadas vigorosas, tanto na cidade quanto na estrada.
Mesmo pesando quase duas toneladas, a Toro transmite sensação de leveza ao volante. A suspensão é bem calibrada para uso urbano e absorve buracos e irregularidades com facilidade.
De acordo com o Inmetro, o consumo é de 10,5 km/l na cidade, chegando a 13,5 km/l na estrada. A velocidade máxima é de 201 km/h, sendo que a picape faz de 0 a 100 km em 9,8s.
Equipamentos: além dos itens já citados, a versão Ranch ficou mais completa com a adição de freios a disco nas quatro rodas, central multimídia atualizada com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital de duas zonas e carregador por indução.
O pacote de segurança inclui controles de estabilidade e tração, alerta de ponto cego e seis airbags. No entanto, estão ausentes itens como piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa.

Fiat Toro Ranch 2026
Preço
R$ 228.490Pontos Positivos
- Motor 2.2 turbodiesel forte e eficiente
- Conforto e dirigibilidade de SUV
Pontos Negativos
- Falta de alguns recursos de assistência ao motorista
- Design já dá sinais de desgaste
Veredito
A Fiat Toro Ranch 2026 mantém a essência que fez da picape um sucesso: conforto de SUV, robustez de utilitário e motor diesel competente. As melhorias recebidas reforçam o fôlego até a chegada de uma nova geração, mas já indicam que a picape terá que apresentar novidades para manter seus rivais, principalmente os que estão chegando, olhando pelo retrovisor.
Motorização
2.2 turbo
Combustível
Diesel
Potência (cv)
200
Torque (kgf.m)
45,8
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
9,8
Velocidade máxima (km/h)
201
Consumo cidade (km/l)
10,5
Consumo estrada (km/l)
13,6
Câmbio
Automático de nove marchas
Tração
Integral
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Indepentende, McPherson
Suspensão Traseira
Multi-link
Freios Dianteiros
Disco ventilado
Freios Traseiros
Disco ventilado
Pneus
225/60R18
Rodas
18
Altura (mm)
1.677
Comprimento (mm)
4.954
Entre-eixos (mm)
2.982
Largura (mm)
1.849
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.945
Porta-malas (L)
937
Tanque (L)
60
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Sensor de pontos cegos
Faróis com regulagem de altura












ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.