Corolla mantém coroa com 10 anos de garantia e consumo de 17 km/l na cidade

Os sedãs médios, assim como minivans e outras categorias de automóveis que já fizeram sucesso, estão cada vez mais perdendo o protagonismo para os SUVs, os queridinhos dos consumidores, seja no Brasil ou em outros países.
Prova disso é que, em nosso mercado, modelos com carroceria de três volumes como Chevrolet Cruze saíram de linha e até o Honda Civic deixou de ser fabricado aqui, para retornar importado e bem mais caro do que antigamente.
Ao longo dos últimos anos, o Toyota Corolla tem se mantido em linha e há muito tempo é o sedã médio mais vendido do Brasil - ainda que hoje divida a atenção dos consumidores com o Corolla Cross, sua versão com carroceria de utilitário esportivo.
Dentre atributos como mecânica confiável, pós-vendas bem avaliado pelos consumidores e boa valorização na revenda, o Corolla também traz como diferencial o fato de, lá em 2019, ter sido o primeiro carro híbrido flex do mundo produzido em larga escala.
Além disso, o modelo, como outros da marca japonesa, recentemente ganhou no Brasil garantia de até dez anos - o benefício é ativado automaticamente se o proprietário prosseguir com as revisões programadas na rede autorizada Toyota pós o término do período inicial de cinco anos da cobertura de fábrica.
Confira a seguir a avaliação completa da versão Alltis Premium Hybrid do Corolla, que tem preço sugerido de R$ 199.990 na data de publicação desta avaliação.
Desvendando o Toyota Corolla Altis Hybrid 2025
Design: o Corolla é um sedã bonito e traz desenho atual, ainda que a atual e 12ª geração tenha sido lançada no Brasil no longínquo setembro de 2019.
Desde então, recebeu apenas uma discreta reestilização em setembro de 2023, que se limitou a novo desenho da grade dianteira e das rodas de liga leve.
Destaque para a dianteira afilada em forma de cunha, trazendo faróis full-LED esguios, e para a traseira com lanternas na horizontal, também iluminadas por LEDs.
Na atual geração, o sedã da Toyota ganhou um visual mais dinâmico e esportivo que deverá ser realçado na 13ª, programada para vir ao mundo no ano que vem, com inspiração forte no novo Toyota Prius vendido em outros mercados.
Vida a bordo: medindo 4,63 m de comprimento e 2,70 m de distância entre-eixos, o Corolla oferece bom espaço interno, o que inclui o porta-malas de 470 litros, e conta com bancos bastante confortáveis.
No geral, o acabamento interno é bom, trazendo superfícies emborrachadas no painel e nas portas.
Além disso, especialmente na versão topo de linha, é bem equipado: traz painel de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas e central multimídia de dez polegadas com conexão sem fio de celulares via Android Auto e Apple CarPlay - essa multimídia, inclusive, foi introduzida na linha 2025, em dezembro do ano passado, e é muito melhor do que as anteriores disponibilizadas no sedã.
Fora isso, o Corolla mais caro vem bastante completo, entregando ar-condicionado digital de duas zonas com saída para o banco traseiro, carregamento de celular por indução, chave presencial, partida do motor por botão, retrovisores externos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajustes elétricos e teto solar. Só ficou faltando mesmo o freio de estacionamento eletrônico - no Corolla, ele é convencional, com alavanca.
Segurança: o Corolla manda bem nesse quesito e vem de fábrica, em todas as versões, com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista).
Além disso, a configuração Altis Premium avaliada conta com pacote extenso de assistências à condução que inclui controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com função siga e pare em congestionamentos, frenagem automática de emergência com alerta de colisão e detecção de tráfego cruzado traseiro, alerta de ponto cego, assistente ativo de permanência nas faixas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, monitoramento da pressão dos pneus.
Desempenho e consumo: quanto ao desempenho, o Corolla não chega a empolgar, com seus 121 cv de potência combinada do motor 1.8 flex e dos dois propulsores elétricos - a transmissão é automática do tipo CVT.
Para rodar na cidade, há força mais do que suficiente e é no ciclo urbano que o auxílio elétrico se faz mais presente - na cidade, as desacelerações e frenagens são mais constantes e ajudam a manter a bateria do sistema híbrido carregada.
A alternância da propulsão elétrica e convencional se dá de forma suave e, por vezes, imperceptível - com carga suficiente, o motor elétrico entra em ação em baixas velocidades, como em manobras de estacionamento e ao sair do semáforo. Basta pisar com mais força no acelerador que o propulsor 1.8 entra em ação.
Diferentemente de carros convencionais, em híbridos plenos como o Corolla, cuja bateria não é recarregável na tomada, o consumo é mais baixo na cidade do que na estrada - segundo o ciclo de medição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o sedã da Toyota obtém no ciclo urbano médias de 12,5 km/l com etanol e de 17,5 km/l com gasolina. Na estrada, as médias caem para, respectivamente, 10,7 km/l e 15,2 km/l.
Além de beber mais na estrada, o Corolla Hybrid fica devendo mais desempenho em rodovias - com auxílio elétrico muito menor, o motor 1.8 é mais exigido e, por funcionar em rotações mais altas, gera mais ruído, vibrações e demora nas retomadas e nas ultrapassagens.
Para aqueles clientes que utilizam o veículo prioritariamente em rodovias, as versões sem tecnologia híbrida do Corolla são as mais indicadas, trazendo motor 2.0 flex aspirado com 175 cv e 21,3 kgfm de torque.
Vale destacar que, independentemente da motorização, o Corolla é um carro muito agradável de dirigir, trazendo suspensão independente nos dois eixos e combinando conforto e estabilidade ao rodar. Nesse quesito, é mais evoluído do que o Corolla Cross, sua versão SUV.
Equipamentos: vem de série com volante multifuncional ajustável em altura e profundidade, painel digital de 12,3 polegadas, central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregamento de celular por indução, banco do motorista com ajustes elétricos, partida do motor por botão, chave presencial, monitoramento externo por câmeras, ar-condicionado digital e automático de duas zonas com saída para a segunda fileira de assentos, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com função siga e pare em congestionamentos, frenagem automática de emergência com alerta de colisão e detecção de tráfego cruzado, alerta de ponto cego, assistente ativo de permanência nas faixas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, monitoramento da pressão dos pneus, faróis e lanternas full-LED, rodas de liga leve de 17 polegadas e teto solar.
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Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2025
Preço
R$ 199.990Pontos Positivos
- Mecânica confiável e pós-vendas bem avaliado pelos clientes
- Bom espaço interno
- Baixo consumo de combustível
- Rodar confortável
Pontos Negativos
- Desempenho abaixo da média no uso rodoviário
Veredito
O Toyota Corolla justifica o posto de sedã médio mais vendido do Brasil: é um carro espaçoso, bem construído, gostoso de dirigir e dono de mecânica confiável, com pós-vendas que é referência no mercado. Na versão híbrida, acrescenta à lista de atributos o baixo consumo de combustível, principalmente na cidade. Contudo, nessa configuração, fica devendo mais desempenho ao pegar uma rodovia e, no ciclo rodoviário, não economiza tanto combustível. Para quem faz questão da motorização híbrida, mas não quer pagar tanto, a Toyota vai lançar em setembro o Corolla GLI, versão de entrada, com o mesmo conjunto da configuração de topo Altis Premium.
Motorização
Motor 1.8 flex aspirado combinado com propulsor elétrico
Combustível
Gasolina ou etanol em qualquer proporção
Potência (cv)
122 cv
Torque (kgf.m)
14,5 kgfm (motor a combustão) / 16,6 kgfm (motor elétrico)
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
12,5 segundos
Velocidade máxima (km/h)
Não informada
Consumo cidade (km/l)
12,5 lm/l (etanol) / 17,5 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)
10,7 km/l (etanol) / 15,2 km/l (gasolina)
Câmbio
Automático do tipo CVT
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente do tipo McPherson
Suspensão Traseira
Independente do tipo Multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
215/50 R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1.455 mm
Comprimento (mm)
4.630 mm
Entre-eixos (mm)
2.700 mm
Largura (mm)
1.780 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.450 kg
Porta-malas (L)
470 litros
Tanque (L)
43 litros
Garantia
10 anos ou 200.000 km, o que ocorrer primeiro
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura












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