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Chevrolet Onix RS 2026: versão de topo é boa de dirigir, mas entrega idade

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/09/2025 05h30

Em julho, a General Motors promoveu a maior renovação da atual geração de Chevrolet Onix e Onix Plus desde o seu lançamento, em setembro de 2019.

Tanto o hatch compacto, que já foi o carro mais vendido do Brasil por seis anos consecutivos, quanto sua variante sedã receberam uma reestilização que incluiu dianteira redesenhada e interior modernizado, com direito a painel digital integrado a uma central multimídia maior.

Além disso, a dupla incorporou aprimoramentos como faróis full-LED, nas versões mais equipadas, e uma nova correia banhada a óleo, mas resistente e durável. a fim de minimizar problemas causados por uso de lubrificante inadequado.

Confira a seguir a avaliação da versão topo de linha RS, a mais equipada ao lado da Premier e que investe na aparência esportiva.

Equipado com o conhecido motor 1.0 turbo flex de três cilindros e transmissão automática de seis marchas, o Chevrolet Onix RS 2026 tem preço sugerido de R$ 130.190 na data de publicação desta reportagem.

Desvendando o Chevrolet Onix RS 2026

Chevrolet Onix RS 2026 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Design: na primeira reestilização da atual geração, o Chevrolet Onix não mudou muito e a maior parte das novidades externas fica concentrada na dianteira, que exibe grade redesenhada, além de novos para-choque e faróis, que, nas versões mais completas, agora trazem tecnologia full-LED.

Na variante RS, a aparência esportiva está presente em detalhes escurecidos em itens como rodas, grade frontal, teto, spoiler traseiro e aerofólio, instalado na parte superior da tampa do bagageiro.

Chevrolet Onix RS 2026 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

São novidades que seguramente dão um fôlego renovado ao Onix frente a concorrentes como Hyundai HB20 e Volkswagen Polo, que foram renovados há menos tempo.

Por dentro, as mudanças promovidas na linha 2026 foram mais evidentes (confira a seguir).

Chevrolet Onix RS 2026 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Vida a bordo: medindo 4,17 m de comprimento, 1,75 m de largura e 2,54 m de distância entre-eixos, o Chevrolet Onix entrega espaço interno razoável para um hatch compacto e até surpreende ao acomodar ocupantes de maior estatura no banco de trás, onde duas pessoas podem viajar confortavelmente.

Por falar no banco de trás, não foi dessa vez que a Chevrolet instalou saídas do ar-condicionado para os ocupantes da segunda fileira de assentos, mas estes, ao menos, contam com duas portas USB do tipo C para a recarga de celulares e outros dispositivos eletrônicos.

Chevrolet Onix RS 2026 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Por outro lado, o porta-malas de 303 litros deixa a desejar e é um dos menores da categoria.

O acabamento no geral mantém a predominância de plástico rígido, inclusive no apoio de braço dianteiro, que deveria trazer um revestimento macio. Contudo, no painel e nas portas, o material é de boa qualidade e traz peças bem encaixadas, além de diferentes texturas.

Chevrolet Onix RS 2026 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

As saídas de ar com bordas vermelhas, bem como a costura dos bancos na mesma tonalidade, dá o visual esportivo que a versão RS pede, de forma discreta, sem exageros.

A maior novidade da configuração "esportivada" e das demais versões mais completas do Onix e do Onix Plus é mesmo a adoção do mesmo painel digital com tela de oito polegadas que estreou na minivan Spin - que, embora careça de mais opções de personalização, melhorou bastante a percepção de qualidade no interior.

Outro destaque é a nova central multimídia MyLink, que traz navegação intuitiva e tela maior, agora de 11 polegadas, além de contar com Wi-Fi nativo e o sistema de rastreamento e assistência remota OnStar - apenas senti que o equipamento poderia trazer um processamento mais rápido.

Chevrolet Onix RS 2026 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Para completar, a versão RS traz uma faixa de LED vermelho que atravessa o painel e o revestimento das portas, que dá um toque de sofisticação, embora pareça um acessório e não item original de fábrica.

O Onix hatch mais caro é bem equipado e traz itens como recarga de celular por indução, chave presencial, partida do motor por botão e ar-condicionado digital e automático (com uma zona de temperatura).

Em relação ao modelo anterior ao facelift, entretanto, perduram alguns detalhes que poderiam ter sido melhorados: a abertura do porta-malas ainda é feita por meio da chave ou de um botão no painel, o repetidor de seta continua instalado nos para-lamas, em vez de migrar para os retrovisores, e as lanternas traseiras, que permaneceram praticamente com o mesmo visual.

Chevrolet Onix RS 2026 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Segurança: desde a versão de entrada, na versão avaliada, conta com seis airbags, cinto de segurança do motorista com ajuste de altura, controle de velocidade de cruzeiro convencional, limitador de velocidade, alerta de colisão dianteira, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, monitoramento da pressão dos pneus, faróis full-LED com ajuste elétrico de altura e acendimento automático, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré.

Não conta com itens de condução semiautônoma como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego cruzado traseiro e sistema de manutenção de faixa. Além disso, traz freios com discos ventilados somente nas rodas dianteiras - as traseiras, como anteriormente, trazem freios a tambor.

Chevrolet Onix RS 2026 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Desempenho e autonomia: equipado com motor 1.0 turbo flex de 115 cv e 16,8 kgfm, o Onix RS é um carro com bastante fôlego nas acelerações e nas retomadas, especialmente em vias urbana- na estrada, também rende bem, ainda que falte um pouco de força em velocidades mais altas.

A redução na potência de até 6 cv na linha 2026, necessária para o compacto atender o limite de 115 cv e se enquadrar na isenção de IPI, não afetou a performance do Onix. Já o câmbio automático de seis marchas sequenciais gerencia bem a força disponível, enquanto a suspensão e a direção bem ajustadas entregam boa estabilidade sem comprometimento do conforto.

Chevrolet Onix RS 2026 - Divulgação - Divulgação
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O consumo de combustível é outro ponto forte do Onix, especialmente ao ser abastecido com gasolina: de acordo com medição oficial do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o hatch tem médias de 12,1 km/l na cidade e de 15,3 km/l na estrada com o derivado do petróleo no tanque de 44 litros.

Chevrolet Onix RS 2026 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Equipamentos: vem de série com volante multifuncional revestido de material sintético que emula couro e ajustável em altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, bancos de tecido e material sintético que emula couro, painel digital de 8 polegadas, central multimídia com tela de 11 polegadas, conexão sem fio de celulares via Apple CarPlay, recarga de celulares por indução, W-Fi nativo, sistema de assistência remota e rastreamento OnStar, chave presencial, sistema de som com 6 alto-falantes, 6 airbags, cinto de segurança do motorista com ajuste de altura, controle de velocidade de cruzeiro convencional, limitador de velocidade, alerta de colisão dianteira, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, monitoramento da pressão dos pneus, faróis full-LED com ajuste elétrico de altura e acendimento automático, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, ar-condicionado digital automático de uma zona, rodas de liga leve de 16 polegadas, teto com pintura preta, detalhes escurecidos, spoilers dianteiros e traseiros e aerofólio traseiro.

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Chevrolet Onix RS 2026

Preço

R$ 130.190
Carros
3,7 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Design
  • Conectividade. Tem Wi-Fi nativo em todas as versões
  • Baixo consumo de combustível
  • Desempenho. Vai bem nas acelerações e retomadas e traz suspensão e direção bem acertadas

Pontos Negativos

  • Versão RS não tem assistente de estacionamento como o Onix Premier (R$ 129.190)
  • Projeto já mostra sinais do tempo em detalhes como repetidor de seta no para-lama e ausência de botão externo para abertura do porta-malas

Veredito

Na linha 2026, o Chevrolet Onix corrigiu velhos defeitos, como a ausência de painel digital e multimídia pequena. Na primeira atualização relevante em seis anos, o compacto continua atraente pela condução prazerosa, pelo motor potente e econômico e por diferenciais como Wi-Fi nativo desde a versão de entrada. Contudo, a versão RS não faz muito sentido: com preço sugerido de R$ 130.190, é R$ 1 mil mais cara do que o Onix Premier - que não tem o visual esportivo, mas vem mais completa, trazendo o assistente de estacionamento semiautônomo. Além disso, o Tracker Turbo AT custa R$ 119.900, é mais espaçoso e traz motor 1.0 turbo flex mais forte, por trazer injeção direta: rende os mesmos 115 cv, mas entrega mais torque: 18,9 kgfm, ante 16,8 kgfm do Onix.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Mecânica
  • Motorização

  • Motor 1.0 turbo flex com injeção indireta de combustível

  • Combustível

  • Gasolina ou etanol em qualquer proporção

  • Potência (cv)

  • 115 cv a 5.500 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 16,8 kgfm a 2.000 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 10,5 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 180 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8,6 (etanol) / 12,1 km/l (gasolina)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10,9 km/l (etanol) / 15,3 km/l (gasolina)

  • Câmbio

  • Automático de seis marchas com trocas sequenciais

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente do tipo McPherson com barra estabilizadora

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambores

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 195/55 R16

  • Rodas

  • 16 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.474 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4.169 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.551 mm

  • Largura (mm)

  • 1.746 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.107 kg

  • Porta-malas (L)

  • 303 litros

  • Tanque (L)

  • 44 litros

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 456

  • 20.000 km

  • R$ 808

  • 30.000 km

  • R$ 732

  • 40.000 km

  • R$ 896

  • 50.000 km

  • R$ 824

  • 60.000 km

  • R$ 808

  • Garantia

  • 5 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

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