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BMW M235i Gran Coupé: sedã de 306 cv empolga, mas custa mais que Série 3

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/08/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Versão esportiva do cupê de quatro portas está a venda por R$ 308.950
  • Motor 2.0 turbo entrega 306 cv e vai de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos
  • Carro tem design controverso e mesma largura do Série 3

Sedã esportivo é algo que a BMW sabe fazer muito bem. Do famoso M3 ao luxuoso M5, passando até pelo arrojado M6 Gran Coupé, todos seguem uma fórmula que faz a fama da marca há décadas: estilo agressivo com desempenho visceral. Diante de tanta fama, é claro que não falta gente disposta a fazer parte deste clube.

É para eles que surgiu o M235i Gran Coupé, que acaba de chegar ao Brasil por R$ 308.950. Custando mais do que um Série 3, ele promete trazer as mesmas virtudes dos esportivos mais famosos da BMW, mas em uma embalagem menor.

Será que ele é um legítimo BMW? As respostas você encontra a partir de agora em nossa avaliação!

BMW M235i Gran Coupé

Preço

R$ 309.950
Carros
3,9 /5
USUÁRIOS
4,3 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Médias apenas regulares para um sedã, mas satisfatórias para um esportivo

Eis o grande destaque do M235i: o motor 2.0 turbo não tem o mesmo som do antigo seis cilindros, mas justifica a etiqueta de mais de R$ 300 mil

Ame ou odeie: o estilo 'acupêzado' do M235i possui fãs e haters; desenho da traseira poderia ser mais harmonioso

Bem recheado, o M235i traz um ótimo sistema de entretenimento e várias tecnologias de assistência à condução

Se não tem tanto espaço para as pernas, inclusive por conta do túnel central alto demais, pelo menos o M235i é largo como um Série 3

Apesar de custar mais de R$ 300 mil, ele não traz nada além do que um bom sedã de R$ 150 mil oferece em itens de segurança

Pontos Positivos

  • Design
  • Desempenho

Pontos Negativos

  • Espaço interno
  • Preço

Veredito

Não dá para ser tímido dentro do M235i Gran Coupé. O estilo ousado combinado com o ronco grave (e nada discreto) do motor 3.0 de seis cilindros fazem com que ele seja um ímã de olhares pelas ruas. Apesar do desempenho fazer jus à história dos esportivos da marca, o M235i é caro demais para um sedã que é quase 20 cm menor e bem menos sofisticado do que o Série 3. Vale a pena só se você fizer (muita) questão de ter um esportivo M.

M235i 1 - Divulgação - Divulgação
Silhueta de cupê, traseira mais alta e linhas ousadas: eis o M235i Gran Coupé
Imagem: Divulgação

Cupês de quatro portas não são unanimidade há tempos - e claro que com o M235i Gran Coupé não seria diferente. O sedã de entrada da BMW ganha exclusividade com o tratamento dispensado pela Motorsport, a divisão esportiva da marca alemã.

Para-choques tem estilo bem agressivo e as linhas da traseira dividem opiniões, especialmente na traseira - que destoa um pouco do restante do conjunto. Mesmo assim, o visual geral agrada ao seu tipo de público, que busca se destacar na multidão.

Por dentro, o interior "abraça" o motorista, que se sente aconchegado com todos os instrumentos à mão. Por ter distância entre eixos de 2,67 metros (pouco mais do que os 2,65 metros do Virtus) e apenas 1,42 metro de altura, o M235i castiga quem viaja no banco de trás, inclusive por conta da curvatura do teto mais baixa.

Ponto positivo é que ele é tão largo quanto um Série 3, facilitando a vida do quinto passageiro, que sofre apenas com a altura do túnel central - um mal que acomete todo BMW.

M235i 2 - Divulgação - Divulgação
Motor 2.0 turbo entrega mesma potência do antigo 3.0 de seis cilindros
Imagem: Divulgação

Desempenho é onde o M235i brilha. O motor 2.0 turbo entrega 306 cv e 45,9 kgfm de torque máximo, fazendo com que o pequeno sedã ande como gente grande.

São necessários 4,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h, apenas 0,7 segundo a mais do que o badalado M3. De quebra, ele deixaria o 330i M Sport comendo poeira, já que faz a mesma tarefa em 5,8 segundos.

Junto com o desempenho brutal vem um ronco que empolgaria ainda mais se fosse genuíno. É isso mesmo: acima dos 4.000 rpm, o sedã ganha uma "ajudinha" virtual com o sistema de emulador de ronco, que torna a brincadeira um pouco artificial demais.

Se você estiver em uma estrada plana como as autobahnen alemãs - ou melhor ainda, em um autódromo -, sugiro que acione o modo Sport Plus para ver do que esse sedã é capaz. A transformação é instantânea: a direção fica mais direta e pesada e as respostas se tornam mais ariscas. É nessas horas que você lembra porque a BMW é tão boa no que faz.

M235i 3 - Divulgação - Divulgação
Interior é aconchegante e tem ótima ergonomia
Imagem: Divulgação

Barato o M235i não é, mas pelo menos ele vem muito bem equipado. A central multimídia tem tela (tátil, enfim!) de 10,25 polegadas, cujas funções também podem ser acessadas pelo conhecido seletor giratório próximo à manopla do câmbio.

Ao lado dela existe uma outra tela do mesmo tamanho que faz as vezes de painel de instrumentos. É possível configurar e personalizar diversas funções nas duas telas. Há ainda controle de largada, assistente de estacionamento semiautônomo, banco do motorista com regulagens elétricas, teto solar panorâmico e freio de estacionamento elétrico.

Assim como no Série 3, todos os comandos do ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura ficam próximos das saídas de ar-condicionado. O M235i vem ainda com head up display, oferecido como opcional no mercado europeu.

M235i 4 - Divulgação - Divulgação
Lista de itens de segurança não impressiona para um BMW
Imagem: Divulgação

Mesmo sendo um carro de R$ 308 mil, o M235i Gran Coupé não oferece nada além do que um bom sedã de R$ 150 mil traz.

Por isso entenda-se 6 airbags, alerta de colisão frontal, piloto automático adaptativo, sistema de frenagem autônoma, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e de tração, alerta de mudança de faixa involuntária, assistente de permanência em faixa, câmera de ré, assistente de farol alto e chamada de emergência.

A BMW não informa os custos de revisão do M235i, mas o seguro não sai por menos de R$ 9 mil, em média.

M235i 5 - Divulgação - Divulgação
Grande rival do M235i é o A 35 AMG, que custa mais caro
Imagem: Divulgação

Se os rivais naturais do Série 2 Gran Coupé são Mercedes-Benz Classe A Sedan e Audi A3 Sedan, o principal concorrente do M235i é o Mercedes-AMG A 35 Sedan.

Além de ter dimensões e equipamentos semelhantes, o modelo também sai de fábrica com um motor 2.0 turbo de 306 cv, associado a uma transmissão automática de sete marchas com dupla embreagem. O preço, porém, é ainda mais salgado do que o BMW: R$ 354.900.

Mecânica
  • Motorização

  • 2.0, 16V, 4 cilindros em linha, turbo, gasolina

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 306

  • Torque (kgf.m)

  • 45,9

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 4,8

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 250

  • Consumo cidade (km/l)

  • 6,5

  • Consumo estrada (km/l)

  • 11,9

  • Câmbio

  • automático de 8 marchas

  • Tração

  • integral

  • Direção

  • elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • independente, multilink

  • Freios Dianteiros

  • discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • discos ventilados

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 225/40 R18

  • Rodas

  • 18 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1420

  • Comprimento (mm)

  • 4526

  • Entre-eixos (mm)

  • 2670

  • Largura (mm)

  • 1800

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1570

  • Porta-malas (L)

  • 430

  • Tanque (L)

  • 58

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • n/d

  • 20.000 km

  • n/d

  • 30.000 km

  • n/d

  • 40.000 km

  • n/d

  • 50.000 km

  • n/d

  • 60.000 km

  • n/d

  • Seguro

  • R$ 9 mil (média)

  • Garantia

  • 2 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

  • Bloqueio do diferencial

  • Sistema de estacionamento autônomo

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