BMW iX: SUV futurista esbanja tecnologia e encanta até quem não curte carro
Resumo da notícia
- SUV elétrico de quase R$ 800 mil impressiona pela tecnologia embarcada
- Design futurista e cabine minimalista são principais atributos do iX
- Motor elétrico de 523 cv e autonomia de 630 km garanteM viagens longas e prazerosas
Alguns carros entram para a história da indústria por vários motivos. Pode ser por causa do design revolucionário ou de uma tecnologia pioneira. Embora ainda seja cedo para cravar, o BMW iX tem tudo para ser lembrado pelos dois motivos..
O SUV é o segundo modelo 100% elétrico vendido pela marca alemã no Brasil. Disponível em duas versões de acabamento, o iX fez bastante sucesso na fase de pré-venda e deve conquistar novos corações nos próximos meses, sobretudo daqueles que adoram tecnologia.
UOL Carros avaliou o iX em sua versão topo de gama xDrive 50, que traz dois motores elétricos, mais de 500 cv e autonomia suficiente para ficar semanas (ou até meses) longe de uma tomada.
BMW iX
Preço
R$ 799.950Pontos Positivos
- Autonomia
- Itens de série
- Desempenho
Pontos Negativos
- Preço elevado
Veredito
Poucos carros na atualidade impressionam tanto quanto o iX. Do design futurista às tecnologias embarcadas, o SUV é uma das melhores compras para quem quer um carro luxuoso e difícil de se ver nas ruas. Se você fizer questão de abandonar a gasolina, então, o SUV precisa estar na sua garagem imediatamente. Desde que dinheiro não seja problema, é claro.
DESIGN E ESPAÇO INTERNO
Falar em design nos últimos modelos da BMW pode render horas de debates acalorados. A nova identidade visual da marca que gerou uma legião de memes no M3 também está presente no iX. Mas, na minha modesta opinião, o resultado ficou bem mais interessante no SUV.
A grade gigantesca casa bem com a proposta futurista e as dimensões generosas do iX. Os faróis são mais horizontais e afilados, algo que também acontece com as lanternas. Na traseira, aliás, o visual é bem mais 'limpo' (e harmonioso) do que na frente.
Apesar do estilo polêmico, o iX é bonito e chama atenção onde quer que passe. Poucos carros à venda na atualidade são tão futuristas quanto ele.
Mas nada me surpreendeu tanto quanto a cabine com desenho arrojado e minimalista. São pouquíssimos botões à vista, já que as principais funções estão agrupadas na enorme tela de 14,9 polegadas da central multimídia. Por conta da distância entre eixos de 2,98 metros, o espaço interno é bastante generoso, especialmente no banco traseiro. Os bancos são extremamente confortáveis e aconchegantes. E surpresa: trazem alto-falantes dentro do próprio encosto.
DESEMPENHO
O iX xDrive 50 é movido por dois motores elétricos, que entregam 523 cv e torque instantâneo de impressionantes 78 kgfm. Segundo a BMW, a tração pode ser distribuída na proporção de 60% no eixo traseiro e 40% no dianteiro. Já a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 4,6 segundos, um tempo impressionante se pensarmos que é um veículo de 2,5 toneladas.
No modo de condução mais esportivo, o iX fica notavelmente mais arisco, ainda que sem o comportamento áspero dos esportivos puro-sangue da marca. Mesmo assim, o motorista consegue boas doses de diversão grudando no banco a cada aceleração plena.
A direção tem respostas diretas e precisas, como convém a um bom BMW. Nas manobras mais complicadas, o eixo traseiro esterçante ajuda bastante a sair de vagas apertadas - e contribui para a estabilidade em velocidades altas, já que ele vira as rodas de trás na mesma direção das dianteiras nas curvas.
A autonomia declarada pela fabricante é de 630 km, de acordo com o ciclo WLTP, comumente utilizado na Europa.
O SUV suporta até 195kW durante a recarga, o que permite ganhar 70% do nível de bateria com apenas 35 minutos plugado em uma estação de recarga. A autonomia, por sua vez, sobe até 150 quilômetros em apenas 10 minutos.
Assim como no i3, o iX traz um modo que amplia a regeneração nas frenagens e aciona o sistema assim que o motorista tira o pé do acelerador. É um sistema muito prático, já que o veículo pode ser dirigido praticamente sem usar o freio ao mesmo tempo em que recarrega as baterias.
EQUIPAMENTOS
Aqui seria preciso fazer uma avaliação inteira só para mencionar todos os equipamentos do iX. A versão mais completa custa R$ 799.950 e vem com uma lista bem grande de itens.
Do lado de fora, o SUV vem com faróis a laser e uma inédita tecnologia que regenera a grade frontal em caso de pequenos danos causados por pedregulhos ou até riscos superficiais. Na cabine, o iX tem itens como head up display, ar-condicionado digital com quatro zonas de regulagem de temperatura, bancos dianteiros com regulagens elétricas, painel digital com tela de 12,3 polegadas, maçanetas eletrônicas (basta apertar um botão para abrir a porta), fechamento das portas por sucção e botões internos feitos de cristal.
A central multimídia tem suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fios e inclui uma assistente pessoal operada por comandos de voz, que é capaz até de reconhecer gestos: basta girar o dedo para a direita para aumentar o volume do sistema de som da Bowers & Wilkins, por exemplo. Falando nele, existem nada menos do que 30 (!) alto-falantes espalhados pela cabine do iX.
Já o teto solar não tem cobertura para proteger os passageiros da luz solar. Isso porque uma membrana faz com que o teto fique fosco caso o sol esteja incomodando os ocupantes. Basta apertar um botão para alterar a transparência da peça.
O iX, aliás, é o primeiro modelo da BMW a vir de fábrica com o Flexible Fast Charger, um carregador portátil que inclui um conector de três pinos com potência de 1,8 kW, ainda que existam opções de cabos que aumentem a potência para até 11 kW. O comprador ainda leva para casa uma estação de recarga do tipo wallbox de 22 kW para instalar em sua garagem.
SEGURANÇA
Assim como na lista de equipamentos, o iX também não decepciona quando o assunto é segurança.
Há várias assistências de condução, incluindo piloto automático adaptativo capaz de acelerar, frear e fazer curvas mais suaves, alerta de colisão frontal, sensor de pontos cegos, assistente de permanência em faixa de rolagem, alerta de tráfego cruzado e sistema de câmeras com visão em 360 graus (incluindo até uma câmera interna). O assistente de estacionamento tem funcionamento 100% autônomo: não é preciso acelerar nem frear.
O proprietário também pode controlar diversas funções por um aplicativo de smartphone chamado My BMW App. Por meio dele é possível destravar as portas (inclusive quando você se aproxima do carro), visualizar os arredores onde o veículo está estacionado, acionar as luzes e até realizar gravações com a câmera localizada na cabine do veículo.
MERCADO
O iX está posicionado em um nicho bastante específico até para o mercado de luxo. O modelo da BMW tem como principal rival o Audi e-tron SUV, que é menos potente (408 cv) e possui autonomia menor (436 km).
Entretanto, o representante da Audi tem porte semelhante ao do iX e até oferece tecnologias ausentes no seu conterrâneo, como as câmeras que substituem os espelhos retrovisores convencionais.
Motorização
Dois motores elétricos
Combustível
Eletricidade
Potência (cv)
523 cv
Torque (kgf.m)
78 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
4,6 s
Velocidade máxima (km/h)
200 km/h
Consumo cidade (km/l)
n/d
Consumo estrada (km/l)
n/d
Câmbio
1 marcha à frente, marcha a ré
Tração
Integral
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, duplo A
Suspensão Traseira
Independente, multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos ventilados
Pneus
235/60 R20
Rodas
20 polegadas
Altura (mm)
1696 mm
Comprimento (mm)
4953 mm
Entre-eixos (mm)
3000 mm
Largura (mm)
1967 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
2510 kg
Porta-malas (L)
500 l
Tanque (L)
n/d
10.000 km
n/d
20.000 km
n/d
30.000 km
n/d
40.000 km
n/d
50.000 km
n/d
60.000 km
n/d
Seguro
n/d
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
Sistema de estacionamento autônomo
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