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BMW iX: SUV futurista esbanja tecnologia e encanta até quem não curte carro

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

23/05/2022 12h00

Resumo da notícia

  • SUV elétrico de quase R$ 800 mil impressiona pela tecnologia embarcada
  • Design futurista e cabine minimalista são principais atributos do iX
  • Motor elétrico de 523 cv e autonomia de 630 km garanteM viagens longas e prazerosas

Alguns carros entram para a história da indústria por vários motivos. Pode ser por causa do design revolucionário ou de uma tecnologia pioneira. Embora ainda seja cedo para cravar, o BMW iX tem tudo para ser lembrado pelos dois motivos..

O SUV é o segundo modelo 100% elétrico vendido pela marca alemã no Brasil. Disponível em duas versões de acabamento, o iX fez bastante sucesso na fase de pré-venda e deve conquistar novos corações nos próximos meses, sobretudo daqueles que adoram tecnologia.

UOL Carros avaliou o iX em sua versão topo de gama xDrive 50, que traz dois motores elétricos, mais de 500 cv e autonomia suficiente para ficar semanas (ou até meses) longe de uma tomada.

BMW iX

Preço

R$ 799.950
Carros
4,9 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Autonomia superior a 600 km garante mais tranquilidade em viagens longas

Com mais de 520 cv, o iX acelera feito esportivo, mesmo pesando 2,5 toneladas

Polêmico, o estilo divide opiniões, mas chama muita atenção por onde passa

A versão topo de gama é bem completa e cheia de tecnologias

Sobra espaço para os passageiros de trás, que viajam com muito conforto

Custos de manutenção são menores do que em um carro a combustão, mas ainda são elevados

8 airbags e várias assistências de condução deixam a vida dos passageiros mais segura

Pontos Positivos

  • Autonomia
  • Itens de série
  • Desempenho

Pontos Negativos

  • Preço elevado

Veredito

Poucos carros na atualidade impressionam tanto quanto o iX. Do design futurista às tecnologias embarcadas, o SUV é uma das melhores compras para quem quer um carro luxuoso e difícil de se ver nas ruas. Se você fizer questão de abandonar a gasolina, então, o SUV precisa estar na sua garagem imediatamente. Desde que dinheiro não seja problema, é claro.

DESIGN E ESPAÇO INTERNO

BMW iX 1 - Alexandre Battibugli/Primeira Marcha - Alexandre Battibugli/Primeira Marcha
Grade gigante parece menos desproporcional no estilo futurista do iX
Imagem: Alexandre Battibugli/Primeira Marcha

Falar em design nos últimos modelos da BMW pode render horas de debates acalorados. A nova identidade visual da marca que gerou uma legião de memes no M3 também está presente no iX. Mas, na minha modesta opinião, o resultado ficou bem mais interessante no SUV.

A grade gigantesca casa bem com a proposta futurista e as dimensões generosas do iX. Os faróis são mais horizontais e afilados, algo que também acontece com as lanternas. Na traseira, aliás, o visual é bem mais 'limpo' (e harmonioso) do que na frente.

Apesar do estilo polêmico, o iX é bonito e chama atenção onde quer que passe. Poucos carros à venda na atualidade são tão futuristas quanto ele.

Mas nada me surpreendeu tanto quanto a cabine com desenho arrojado e minimalista. São pouquíssimos botões à vista, já que as principais funções estão agrupadas na enorme tela de 14,9 polegadas da central multimídia. Por conta da distância entre eixos de 2,98 metros, o espaço interno é bastante generoso, especialmente no banco traseiro. Os bancos são extremamente confortáveis e aconchegantes. E surpresa: trazem alto-falantes dentro do próprio encosto.

DESEMPENHO

BMW iX 2 - Alexandre Battibugli/Primeira Marcha - Alexandre Battibugli/Primeira Marcha
Com dois motores, iX tem acelerações vigorosas
Imagem: Alexandre Battibugli/Primeira Marcha

O iX xDrive 50 é movido por dois motores elétricos, que entregam 523 cv e torque instantâneo de impressionantes 78 kgfm. Segundo a BMW, a tração pode ser distribuída na proporção de 60% no eixo traseiro e 40% no dianteiro. Já a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 4,6 segundos, um tempo impressionante se pensarmos que é um veículo de 2,5 toneladas.

No modo de condução mais esportivo, o iX fica notavelmente mais arisco, ainda que sem o comportamento áspero dos esportivos puro-sangue da marca. Mesmo assim, o motorista consegue boas doses de diversão grudando no banco a cada aceleração plena.

A direção tem respostas diretas e precisas, como convém a um bom BMW. Nas manobras mais complicadas, o eixo traseiro esterçante ajuda bastante a sair de vagas apertadas - e contribui para a estabilidade em velocidades altas, já que ele vira as rodas de trás na mesma direção das dianteiras nas curvas.

A autonomia declarada pela fabricante é de 630 km, de acordo com o ciclo WLTP, comumente utilizado na Europa.

O SUV suporta até 195kW durante a recarga, o que permite ganhar 70% do nível de bateria com apenas 35 minutos plugado em uma estação de recarga. A autonomia, por sua vez, sobe até 150 quilômetros em apenas 10 minutos.

Assim como no i3, o iX traz um modo que amplia a regeneração nas frenagens e aciona o sistema assim que o motorista tira o pé do acelerador. É um sistema muito prático, já que o veículo pode ser dirigido praticamente sem usar o freio ao mesmo tempo em que recarrega as baterias.

EQUIPAMENTOS

BMW iX 3 - Divulgação - Divulgação
Cabine tem estilo futurista e é lotada de equipamentos
Imagem: Divulgação

Aqui seria preciso fazer uma avaliação inteira só para mencionar todos os equipamentos do iX. A versão mais completa custa R$ 799.950 e vem com uma lista bem grande de itens.

Do lado de fora, o SUV vem com faróis a laser e uma inédita tecnologia que regenera a grade frontal em caso de pequenos danos causados por pedregulhos ou até riscos superficiais. Na cabine, o iX tem itens como head up display, ar-condicionado digital com quatro zonas de regulagem de temperatura, bancos dianteiros com regulagens elétricas, painel digital com tela de 12,3 polegadas, maçanetas eletrônicas (basta apertar um botão para abrir a porta), fechamento das portas por sucção e botões internos feitos de cristal.

A central multimídia tem suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fios e inclui uma assistente pessoal operada por comandos de voz, que é capaz até de reconhecer gestos: basta girar o dedo para a direita para aumentar o volume do sistema de som da Bowers & Wilkins, por exemplo. Falando nele, existem nada menos do que 30 (!) alto-falantes espalhados pela cabine do iX.

Já o teto solar não tem cobertura para proteger os passageiros da luz solar. Isso porque uma membrana faz com que o teto fique fosco caso o sol esteja incomodando os ocupantes. Basta apertar um botão para alterar a transparência da peça.

O iX, aliás, é o primeiro modelo da BMW a vir de fábrica com o Flexible Fast Charger, um carregador portátil que inclui um conector de três pinos com potência de 1,8 kW, ainda que existam opções de cabos que aumentem a potência para até 11 kW. O comprador ainda leva para casa uma estação de recarga do tipo wallbox de 22 kW para instalar em sua garagem.

SEGURANÇA

BMW iX 4 - Alexandre Battibugli/Primeira Marcha - Alexandre Battibugli/Primeira Marcha
SUV possui uma lista longa de assistências de condução
Imagem: Alexandre Battibugli/Primeira Marcha

Assim como na lista de equipamentos, o iX também não decepciona quando o assunto é segurança.

Há várias assistências de condução, incluindo piloto automático adaptativo capaz de acelerar, frear e fazer curvas mais suaves, alerta de colisão frontal, sensor de pontos cegos, assistente de permanência em faixa de rolagem, alerta de tráfego cruzado e sistema de câmeras com visão em 360 graus (incluindo até uma câmera interna). O assistente de estacionamento tem funcionamento 100% autônomo: não é preciso acelerar nem frear.

O proprietário também pode controlar diversas funções por um aplicativo de smartphone chamado My BMW App. Por meio dele é possível destravar as portas (inclusive quando você se aproxima do carro), visualizar os arredores onde o veículo está estacionado, acionar as luzes e até realizar gravações com a câmera localizada na cabine do veículo.

MERCADO

BMW iX 6 - Alexandre Battibugli/Primeira Marcha - Alexandre Battibugli/Primeira Marcha
Audi e-tron desponta como principal rival do BMW iX
Imagem: Alexandre Battibugli/Primeira Marcha

O iX está posicionado em um nicho bastante específico até para o mercado de luxo. O modelo da BMW tem como principal rival o Audi e-tron SUV, que é menos potente (408 cv) e possui autonomia menor (436 km).

Entretanto, o representante da Audi tem porte semelhante ao do iX e até oferece tecnologias ausentes no seu conterrâneo, como as câmeras que substituem os espelhos retrovisores convencionais.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Mecânica
  • Motorização

  • Dois motores elétricos

  • Combustível

  • Eletricidade

  • Potência (cv)

  • 523 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 78 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 4,6 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 200 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • n/d

  • Consumo estrada (km/l)

  • n/d

  • Câmbio

  • 1 marcha à frente, marcha a ré

  • Tração

  • Integral

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, duplo A

  • Suspensão Traseira

  • Independente, multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos ventilados

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 235/60 R20

  • Rodas

  • 20 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1696 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4953 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 3000 mm

  • Largura (mm)

  • 1967 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 2510 kg

  • Porta-malas (L)

  • 500 l

  • Tanque (L)

  • n/d

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • n/d

  • 20.000 km

  • n/d

  • 30.000 km

  • n/d

  • 40.000 km

  • n/d

  • 50.000 km

  • n/d

  • 60.000 km

  • n/d

  • Seguro

  • n/d

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

  • Bloqueio do diferencial

  • Sistema de estacionamento autônomo