Arrizo 6 Pro: sedã é boa opção em segmento que está morrendo aos poucos
Em um segmento que está morrendo aos poucos, ao menos no Brasil, o Caoa Chery Arrizo 6 Pro é uma das poucas novidades entre os sedãs médios.
O modelo, inclusive, fez uma mudança com seis meses de mercado para se manter atualizado: a marca substituiu a avalanca de câmbio convencional pelo conceito de Joystick que a empresa já tinha colocado nos SUVs.
O modelo é oferecido em uma versão única pós reestilização com um pacote de equipamentos sem opcionais. Feito em Jacareí (SP), o sedã custa R$ 144.990.
Quais são as qualidades e defeitos desse modelo que resiste em um mercado e segmento que está em franca redução? É o que UOL Carros quer desvendar.
Caoa Chery Arrizo 6 Pro
Pontos Positivos
- Custo-benefício
Pontos Negativos
- Ar-condicionado sem função automática
- Falta de ajuste de distância no volante
Veredito
O Arrizo 6 Pro é um bom carro, mas que tem defeitos que podem incomodar alguns usuários, como a falta de ajuste de distância da direção, mas também tem boas qualidades e um pacote de equipamentos e visual muito honesto e destinado a oferecer um custo-benefício incrível
DESIGN E ESPAÇO INTERNO
O visual do Arrizo 6 Pro tem uma pegada bem esportiva após a reestilização que veio acompanhada do sufixo Pro. A nova grade e as novas lanternas na traseira deram um aspecto mais esportivo ao sedã ao menos na aparência.
Por dentro, o carro aposta em conforto e qualidade, não só no visual como nos acabamentos. Apesar de ter peças de plástico, tem por outro lado, o painel e as portas revestidos de couro e com o "soft touch", aquela pegada estofada que dá um toque mais suave nas peças.
Com a mudança na alavanca de joystick, a marca também alterou todo o console e a organização de itens nesse área, como colocar para trás o controle de volume e comandos satélites de rádio, o que reduziu a ergonomia desses controles.
O espaço interno é bom para quatro adultos, mas o quinto ocupante não sofre tanto porque o console central não é tão alto, apesar de ser largo.
Para o motorista, o banco tem ajuste elétrico, mas mesmo na posição mais baixa continua em posição elevada. É uma posição mais alta em qualquer aspecto e poderia ter uma posição reduzida.
CONSUMO E DESEMPENHO
O Arrizo 6 Pro mantém o motor 1.5 turboflex que rende 150 cv com etanol e 147 cv com gasolina, sendo que o torque sempre é de 21,4 mkgf com qualquer combustível.
O conjunto mecânico fica completo com a transmissão automática CVT que simula nove marchas. Na prática, o conjunto alia a resposta rápida do motor turbo, que entrega torque já em baixas rotações, com o conforto do CVT, que faz trocas de marchas sem trancos.
Seu conjunto de suspensão é focado no conforto e não em uma pegada mais esportiva. É um carro com rodar suave e ajuste focado em filtrar as imperfeições do piso e reduzir o que é entregue aos ocupantes.
O consumo é de 13,3 km/l e 9,4 km/l com gasolina na estrada e na cidade. Com etanol, o carro faz 11 km/l e 7,6 km/l, números que não são tão ruins, especialmente com gasolina.
EQUIPAMENTOS
Entre os itens de série que formam o pacote do Arrizo 6 Pro estão os faróis Full-LED, chave presencial com partida por botão e partida remota com acionamento da climatização do carro.
Há ainda rodas de liga leve de 17", bancos e volante revestidos de couro, acendimento automático dos faróis, direção elétrica, mas o ar-condicionado não tem a função automática, que regula a velocidade por conta e nem ajuste de distância do volante, só de altura.
O carro conta ainda com trio elétrico, controle de velocidade (piloto automático), sensor de estacionamento traseiro, ajuste elétrico do banco do motorista, central multimídia de 10,25" com integração a Android Auto e Apple CarPlay.
Tem também painel de instrumentos virtual com tela de 10,25" com computador de bordo personalizável, função auto hold, iluminação de interior com opção de cores, três entradas USB, duas na frente e uma na traseira e teto solar, entre outros.
MANUTENÇÃO E SEGURANÇA
O valor de manutenção total do Arrizo 6 Pro é de R$ 3.684,68. O valor é relativo a cinco revisões, cada uma a 10 mil km ou 12 meses. Cada uma delas tem valor de R$ 558,62 para a primeira, terceira e quinta revisões. A segunda custa R$ 668,32 e a quarta sai a R$ 1.340,50.
Em termos de segurança, o Arrizo 6 Pro é bem completo. O carro traz controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema de câmera 360º, alerta de ponto cego nos espelhos e seis airbags.
O carro conta também com sistema isofix de fixação de cadeirinhas, apoio de cabeça para todos os ocupantes e sistema de monitoramento de pressão e temperatura dos pneus.
MERCADO
O Arrizo 6 Pro tem uma chance incrível de aproveitar a chance de um segmento com poucos rivais e ser, como os SUVs um carro de imagem da marca e que se destaca por suas qualidades, apesar dos defeitos.
A liderança do segmento é virtualmente inalterável, mas a exceção disso, o Arrizo 6 Pro tem tudo que as pessoas esperam de um bom sedã médio: conforto, espaço e estilo.
Motorização
1.5, 4 cil. 16V, turbo
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
150 / 147 a 5.500 rpm
Torque (kgf.m)
21,4 a 4.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
N/D
Velocidade máxima (km/h)
N/D
Consumo cidade (km/l)
7,6 (etanol) / 9,4 (gasolina)
Consumo estrada (km/l)
11 (etanol) / 13,3 (gasolina)
Câmbio
Automático, CVT
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
205/50 R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1493
Comprimento (mm)
4675
Entre-eixos (mm)
2650
Largura (mm)
1814
Ocupantes
5
Peso (kg)
1364
Porta-malas (L)
570
Tanque (L)
48
10.000 km
R$ 558,62
20.000 km
R$ 668,32
30.000 km
R$ 558,62
40.000 km
R$ 1.340,50
50.000 km
R$ 558,62
Garantia
5 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Faróis com regulagem de altura
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.