Topo

Arrizo 6 Pro: sedã é boa opção em segmento que está morrendo aos poucos

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

18/04/2022 04h00

Em um segmento que está morrendo aos poucos, ao menos no Brasil, o Caoa Chery Arrizo 6 Pro é uma das poucas novidades entre os sedãs médios.

O modelo, inclusive, fez uma mudança com seis meses de mercado para se manter atualizado: a marca substituiu a avalanca de câmbio convencional pelo conceito de Joystick que a empresa já tinha colocado nos SUVs.

O modelo é oferecido em uma versão única pós reestilização com um pacote de equipamentos sem opcionais. Feito em Jacareí (SP), o sedã custa R$ 144.990.

Quais são as qualidades e defeitos desse modelo que resiste em um mercado e segmento que está em franca redução? É o que UOL Carros quer desvendar.

Caoa Chery Arrizo 6 Pro

Carros
3,4 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Custo-benefício

Pontos Negativos

  • Ar-condicionado sem função automática
  • Falta de ajuste de distância no volante

Veredito

O Arrizo 6 Pro é um bom carro, mas que tem defeitos que podem incomodar alguns usuários, como a falta de ajuste de distância da direção, mas também tem boas qualidades e um pacote de equipamentos e visual muito honesto e destinado a oferecer um custo-benefício incrível

DESIGN E ESPAÇO INTERNO

O visual do Arrizo 6 Pro tem uma pegada bem esportiva após a reestilização que veio acompanhada do sufixo Pro. A nova grade e as novas lanternas na traseira deram um aspecto mais esportivo ao sedã ao menos na aparência.

Por dentro, o carro aposta em conforto e qualidade, não só no visual como nos acabamentos. Apesar de ter peças de plástico, tem por outro lado, o painel e as portas revestidos de couro e com o "soft touch", aquela pegada estofada que dá um toque mais suave nas peças.

Com a mudança na alavanca de joystick, a marca também alterou todo o console e a organização de itens nesse área, como colocar para trás o controle de volume e comandos satélites de rádio, o que reduziu a ergonomia desses controles.

O espaço interno é bom para quatro adultos, mas o quinto ocupante não sofre tanto porque o console central não é tão alto, apesar de ser largo.

Para o motorista, o banco tem ajuste elétrico, mas mesmo na posição mais baixa continua em posição elevada. É uma posição mais alta em qualquer aspecto e poderia ter uma posição reduzida.

CONSUMO E DESEMPENHO

O Arrizo 6 Pro mantém o motor 1.5 turboflex que rende 150 cv com etanol e 147 cv com gasolina, sendo que o torque sempre é de 21,4 mkgf com qualquer combustível.

O conjunto mecânico fica completo com a transmissão automática CVT que simula nove marchas. Na prática, o conjunto alia a resposta rápida do motor turbo, que entrega torque já em baixas rotações, com o conforto do CVT, que faz trocas de marchas sem trancos.

Seu conjunto de suspensão é focado no conforto e não em uma pegada mais esportiva. É um carro com rodar suave e ajuste focado em filtrar as imperfeições do piso e reduzir o que é entregue aos ocupantes.

O consumo é de 13,3 km/l e 9,4 km/l com gasolina na estrada e na cidade. Com etanol, o carro faz 11 km/l e 7,6 km/l, números que não são tão ruins, especialmente com gasolina.

EQUIPAMENTOS

Entre os itens de série que formam o pacote do Arrizo 6 Pro estão os faróis Full-LED, chave presencial com partida por botão e partida remota com acionamento da climatização do carro.

Há ainda rodas de liga leve de 17", bancos e volante revestidos de couro, acendimento automático dos faróis, direção elétrica, mas o ar-condicionado não tem a função automática, que regula a velocidade por conta e nem ajuste de distância do volante, só de altura.

O carro conta ainda com trio elétrico, controle de velocidade (piloto automático), sensor de estacionamento traseiro, ajuste elétrico do banco do motorista, central multimídia de 10,25" com integração a Android Auto e Apple CarPlay.

Tem também painel de instrumentos virtual com tela de 10,25" com computador de bordo personalizável, função auto hold, iluminação de interior com opção de cores, três entradas USB, duas na frente e uma na traseira e teto solar, entre outros.

MANUTENÇÃO E SEGURANÇA

O valor de manutenção total do Arrizo 6 Pro é de R$ 3.684,68. O valor é relativo a cinco revisões, cada uma a 10 mil km ou 12 meses. Cada uma delas tem valor de R$ 558,62 para a primeira, terceira e quinta revisões. A segunda custa R$ 668,32 e a quarta sai a R$ 1.340,50.

Em termos de segurança, o Arrizo 6 Pro é bem completo. O carro traz controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema de câmera 360º, alerta de ponto cego nos espelhos e seis airbags.

O carro conta também com sistema isofix de fixação de cadeirinhas, apoio de cabeça para todos os ocupantes e sistema de monitoramento de pressão e temperatura dos pneus.

MERCADO

O Arrizo 6 Pro tem uma chance incrível de aproveitar a chance de um segmento com poucos rivais e ser, como os SUVs um carro de imagem da marca e que se destaca por suas qualidades, apesar dos defeitos.

A liderança do segmento é virtualmente inalterável, mas a exceção disso, o Arrizo 6 Pro tem tudo que as pessoas esperam de um bom sedã médio: conforto, espaço e estilo.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.5, 4 cil. 16V, turbo

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 150 / 147 a 5.500 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 21,4 a 4.000 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • N/D

  • Velocidade máxima (km/h)

  • N/D

  • Consumo cidade (km/l)

  • 7,6 (etanol) / 9,4 (gasolina)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 11 (etanol) / 13,3 (gasolina)

  • Câmbio

  • Automático, CVT

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 205/50 R17

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1493

  • Comprimento (mm)

  • 4675

  • Entre-eixos (mm)

  • 2650

  • Largura (mm)

  • 1814

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1364

  • Porta-malas (L)

  • 570

  • Tanque (L)

  • 48

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 558,62

  • 20.000 km

  • R$ 668,32

  • 30.000 km

  • R$ 558,62

  • 40.000 km

  • R$ 1.340,50

  • 50.000 km

  • R$ 558,62

  • Garantia

  • 5 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Faróis com regulagem de altura

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.