Run flat: pneu que elimina estepe e roda 80 km furado vira dor de cabeça

Por UOL

Riscar a troca de pneus da lista de inconvenientes do dia a dia parece uma dádiva, certo?

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São muitas as vantagens da tecnologia run flat, que permite continuar dirigindo por até 80 km mesmo com pneu furado e dispensa o estepe no porta-malas.

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Mas a novidade não se adapta às características das estradas brasileiras.

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A tecnologia run flat é consolidada em diversos países do mundo, dominada por todos os fabricantes de pneus.

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Quando um pneu fura, o ar, que é o que dá sustentação à peça e ao próprio veículo, se perde.

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No run flat há reforços estruturais nos flancos, ombros e talões (a lateral e o aro de fixação na roda) que suportam a carga por até 80 km a uma velocidade de 80 km/h.

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Em um mundo ideal, a autonomia de 80 km seria o suficiente para chegar à oficina, mas a realidade no Brasil é diferente.

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Na prática, para quem roda na cidade, o pneu run flat é ótimo, porque você não precisa parar de madrugada ou cancelar um compromisso porque o pneu furou. É possível adiar o reparo.

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Mas para quem pega a estrada é mais complicado, pois os viajantes brasileiros ainda sofrem com a possibilidade de perfuração dos pneus --diferente do que acontece na Europa.

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Nem mesmo nas grandes cidades encontram-se pneus de substituição com facilidade. É um pneu mais raro porque é usado por carros de luxo.

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Um dos requisitos para um veículo ter run flat é ser equipado com sensor de pressão dos pneus, caso contrário, o motorista poderia não ser capaz de perceber um furo.

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E há outro detalhe: a reparabilidade é diferente dos pneus tradicionais.

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Além da possibilidade de seguir viagem com o pneu furado, o run flat elimina a necessidade de um estepe, otimizando o espaço do porta-malas.

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É exatamente por essa questão que muitas marcas europeias já planejam os bagageiros dos seus veículos sem contabilizar o espaço para o pneu sobressalente.

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Publicado em 26 de abril de 2024.

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