De dez anos para cá, a Apple tenta desenvolver o seu próprio automóvel. Quando foi anunciado, o modelo prometia revolucionar a indústria para enfrentar a Tesla.
Era a chance de chegar no mesmo patamar - ou ultrapassá-lo - enquanto a futura rival estava no início de sua jornada.
No entanto, uma década se passou e, segundo o jornal The New York Times, o projeto acabou por ser cancelado. Mas por que a companhia da maçã não conseguiu fazer o seu próprio veículo?
É difícil condensar o sucesso da Tesla em uma lista curta de fatores. A compra de uma fábrica da Toyota em Freemont, Califórnia, ajudou a massificar a produção.
Outros fundos de investimentos e investidores já haviam capitalizado suficientemente a empresa para permitir o lançamento de um veículo totalmente próprio, o sedã grande Model S.
O rápido sucesso de mercado levou ao lançamento de outros modelos, tais como o SUV Model X e o sedã médio Model 3, todos bem aceitos e tidos como o pináculo da era elétrica.
O sucesso se espalhou pelo mundo e ajudou Elon Musk a se tornar o homem mais rico do mundo - por longos períodos.
Gonzalo Fuentes - 16.jun.2023/Reuters
Esse panorama já influenciava a Apple, uma vez que ela viu crescer uma rival do segmento que está mais para tecnológico do que para automotivo. Por que não tentar?
Longe de ter o objetivo de criar um carro inicialmente mais simples, a Apple investiu na proposta de criar um automóvel com uma série imensa de inovações.
A propulsão, como não poderia deixar de ser, seria elétrica. O nível de automação chegaria ao 5, um grau em que não seriam necessários volante ou pedais.
O parabrisa era um enorme head-up display e, por sua vez, o teto absorveria o calor do sol para diminuir a temperatura interna.
Em suma, uma iniciativa que teria deixado orgulhoso Steve Jobs, que faleceu em 2011, antes, portanto, do anúncio do Apple Car ou iCar, como foi chamado por alguns.
Tom Coates/Creative Commons
E essa pretensão pode ter sido um dos principais motivos para a demora e subsequente desistência do projeto automotivo.
Somado, também, a uma necessidade de evolução técnica extrema, posto que a empresa sempre saiu na dianteira (ou tentou) em produtos como computadores, iPod, iPhone, iPad, Watch e posteriores.