Oficinas lucram alto com kits contra defeitos crônicos de carros

Por Paula Gama

Oficinas mecânicas estão faturando alto com a venda e instalação de kits de conversão para resolver problemas crônicos de carros não cobertos por recalls.

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As adaptações variam de R$ 3,7 mil a R$ 12 mil e prometem prevenir falhas que causam prejuízos até quatro vezes maiores.

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Casos de defeitos de fábrica que não se transformam em recall oficial são comuns, com carros produzidos em determinados períodos não sendo avaliados e corrigidos sem custos.

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O caso PowerShift, que afeta modelos como EcoSport, Fiesta e Focus entre 2013 e 2018, é um exemplo notório de problemas sem recall oficial, com muitas reclamações de perda de potência e travamento do câmbio.

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A Ford ampliou a garantia do Módulo Eletrônico de Controle de Transmissão (TCM) para 10 anos em acordo com o Procon-SP, mas clientes ainda reportam problemas não resolvidos.

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Paulo Dilmar, conhecido como "profdicaixa" no Instagram, viralizou mostrando a substituição de câmbios automáticos por manuais em sua oficina em Porto Alegre, junto com 20 parceiras no Brasil.

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A substituição de câmbios automatizados de uma embreagem, como PowerShift (Ford), Dualogic (Fiat), I-motion (Volkswagen), Easytronic (Chevrolet) e Easy-R (Renault), custa entre R$ 5 mil e R$ 12 mil e previne problemas caros.

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André De Maria, engenheiro mecânico e proprietário da AutoCentro Confiar, vende cerca de dez kits diários para resolver problemas no trocador de calor da transmissão AISIN TF72 - AT 6, presentes em vários modelos da Stellantis.

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Proprietários de Volkswagen Amarok (foto) e Jeep Grand Cherokee fabricados entre 2010 e 2021 enfrentam problemas com a bomba de alta pressão CP4 da Bosch, que pode causar danos significativos ao sistema de combustível.

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Soluções incluem o kit "CP4 saver" que redireciona limalhas para o tanque de combustível, custando R$ 3.700, e a conversão para a bomba CP3, mais robusta e confiável, por até R$ 6.500, aumentando a segurança e durabilidade dos veículos.

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Publicado em 06 de agosto de 2024.

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