O mecânico agradece: como detonar o câmbio automático do carro em 5 passos

Por Alessandro Reis

Cada vez mais presente nos automóveis zero-quilômetro vendidos no Brasil, o câmbio automático traz vantagens indiscutíveis.

Getty Images

A comodidade de contar com uma tecnologia que troca as marchas para você é um dos principais benefícios desse tipo de transmissão.

JESHOOTS.com/Pexels

Contudo, nunca é demais lembrar que o câmbio automático também requer cuidados na respectiva operação e também na sua manutenção preventiva.

Freepik

Segundo especialistas, o mau uso e a falta de cuidados, com o passar do tempo, vão danificando componentes dessa transmissão - cujo reparo não costuma ser barato.

iStock

Veja cinco exemplos de como detonar o câmbio automático do seu veículo e depois gastar uma fortuna com o mecânico.

Alessandro Vallainc/iStock

1 - Selecionar 'P' ou 'R' com carro em movimento

Murilo Góes/UOL

Ao manobrar, é comum selecionar a opção "R" (ré) com o veículo ainda em movimento, ou acionar "P" (estacionamento) antes de o carro parar. Mesmo que esse erro aconteça a baixa velocidade, danifica componentes da transmissão automática, como engrenagens.

iStock

2 - Tentar fazer motor 'pegar no tranco'

Shutterstock

Teoricamente seria possível fazer um carro automático "pegar no tranco". O sistema de injeção de combustível também requer eletricidade para que possa funcionar. Além disso, o risco de detonar a transmissão é muito elevado. O correto é fazer chupeta.

Getty Images/Hero Images

3 - Ignorar a troca de óleo do câmbio

Getty Images

Muitos acreditam que câmbio automático não requer manutenção e essa crença pode gerar prejuízos pesados lá adiante. As especificações e os prazos para a troca do fluido são indicados no manual do veículo e devem ser respeitados.

iStock

4 - 'Segurar' o carro na lomba com acelerador

Murilo Góes/UOL

A prática detona a embreagem e, se for recorrente, fará com que o item tenha de ser trocado prematuramente. Automóveis automáticos também são capazes de permanecer parados na lomba sem a necessidade de o condutor acionar os freios.

Getty Images/iStockphoto

5 - Colocar o câmbio em neutro ao parar no semáforo

Getty Images/iStockphoto

Motoristas acostumados com veículos manuais têm o hábito de colocar o câmbio em ponto morto ao parar no semáforo ou em congestionamentos. Contudo, em carros automáticos, a recomendação é outra: o correto é manter o câmbio na posição "D" e o pé no pedal do freio.

Getty Images
Publicado em 24 de fevereiro de 2024.