Problemas com o Motor do Chevrolet Onix: Muitos donos de Chevrolet Onix relatam quebras no motor devido a falhas na correia dentada, peça crucial para a sincronia do funcionamento do motor.
Especialistas apontam que a maioria dos problemas ocorre por economia na manutenção correta, sendo culpa do próprio proprietário.
A correia dentada é vital para o funcionamento do motor, e sua quebra pode causar danos graves e caros.
Problemas Observados: Casos de correias dentadas que se esfarelam ou rompem, levando ao entupimento da bomba de óleo e perda de sincronismo do motor, são comuns entre os donos.
Casos Registrados no Reclame Aqui: Relatos como os de Roberto e Ricardo, donos de Onix turbo 2019/2020 e 2020, respectivamente, mostram que a quebra da correia obrigou a retificar o motor completo após cerca de três anos de uso.
Prazos de Substituição: Segundo a Chevrolet, a troca da correia dentada deve ser feita após 240 mil km ou 15 anos, mas muitos casos ocorrem antes disso devido ao uso incorreto do óleo.
Lubrificação da Correia Dentada: O motor de três cilindros do Onix usa o óleo do motor para lubrificar a correia dentada, sendo comum a quebra devido ao uso de lubrificantes incorretos.
Escolha do Lubrificante Correto: Proprietários frequentemente optam por óleos mais baratos, que não atendem às especificações do fabricante, o que leva à contaminação ou ressecamento da correia.
Especificações do Óleo: Para motores aspirados, o óleo correto é "dexos 1 Ger 2" ou equivalente com viscosidade SAE 0W20. Para motores turbinados, é "dexos 1 Ger 2" ou equivalente com viscosidade SAE 5W30.
Consequências do Uso de Óleo Incorreto: A vida útil da correia dentada é reduzida drasticamente com o uso de lubrificante errado, mesmo que o tipo lubrificado dure mais do que o tipo seco.
Custo das Reparações: A troca da correia dentada custa cerca de R$ 3.200, enquanto reparos no motor podem variar entre R$ 12 mil e R$ 20 mil, dependendo da extensão dos danos.
Para saber mais, acesse UOL Carros.