A indústria automotiva está removendo botões nas cabines, uma tendência que atinge até carros de luxo, aproximando-os do conceito de smartphones sobre rodas.
A Tesla exemplifica essa tendência com o Model Y, que possui uma cabine minimalista, concentrando todos os comandos em uma grande tela central.
Nos EUA, jovens consumidores preferem carros conectados e elétricos, como os da Tesla, que oferecem tecnologias de automação avançadas.
Exemplos como o Volkswagen ID.4 mostram a simplificação dos controles, usando menos botões para diversas funções, como o controle dos vidros.
Muitas marcas substituem botões físicos por teclas sensíveis ao toque no volante, uma mudança que pode afetar a usabilidade.
A remoção de botões físicos pode liberar espaço, mas muitas vezes compromete a usabilidade, especialmente para comandos como o ar-condicionado.
A concentração de comandos na tela central pode causar distração ao motorista, um problema de segurança significativo, como exemplificado pelo BYD Dolphin Mini.
O Volvo EX30 adota um interior minimalista, com instrumentos no painel central, exigindo que o motorista desvie os olhos para verificar dados importantes.
No Volvo EX30, ajustar os retrovisores exige navegar pela central multimídia, um processo complicado que pode ser perigoso enquanto o veículo está em movimento.
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