GWM supera VW na Justiça e ganha aval para trazer 'Fusca chinês' ao Brasil

Por Paula Gama

Desde que o novo Fusca saiu de linha mundialmente, em 2019, rumores de que um dos carros mais icônicos do mundo voltaria em uma versão elétrica circulam na internet.

Murilo Góes/UOL

A Volkswagen nunca endossou os boatos, até que a GWM, em 2021, decidiu realizar o sonho de muitos entusiastas: apresentou uma "réplica" chinesa a baterias, o Ora Punk Cat.

Divulgação

No ano seguinte, ele chegou ao mercado como Ora Ballet Cat - uma versão mais feminina do conceito.

Divulgação

Meses depois de apresentar a novidade no Salão de Xangai, na China, a GWM registrou o veículo no Brasil junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Divulgação

No entanto, a Volkswagen não gostou nada da ideia de um 'Fusca chinês' à venda no mercado brasileiro e entrou com uma liminar em caráter de urgência para anular o registro.

Europa Press News/Europa Press via Getty Images

O pedido foi acatado, mas só teve validade até março deste ano, quando a marca chinesa conseguiu a revogação. As informações são de O Globo.

Divulgação

No processo, o argumento da Volkswagen é de que o Ora Ballet Cat se trata de "uma cópia escancarada do icônico Fusca".

Arquivo pessoal

Já a defesa da GWM não negou a inspiração. A GWM disse que não tem planos de comercializar o Ora Punk Cat ou Ballet Cat no Brasil.

Murilo Góes/UOL

Porém "até por um posicionamento global, a empresa precisa manter sempre disponível a possibilidade de comercializar qualquer produto da sua linha em qualquer mercado do mundo".

Divulgação

Considerado como o "Fusca elétrico" desde que foi lançado, o Ballet Cat tem, de fato, um design muito semelhante ao do clássico.

Divulgação

O modelo, no entanto, é maior. Tem 4,4 metros de comprimento (enquanto o Fusca original tinha pouco mais de 4 metros), 1,88 m de largura, 1,63 m de altura e 2,75 m de entre-eixos.

Divulgação

Com o espaço extra, a montadora chinesa encaixou portas traseiras e garantiu mais espaço para os ocupantes do banco de trás. Visualmente, não há como dizer que não se parece o Fusquinha.

Divulgação/Trocar
Publicado em 19 de abril de 2024.

Veja Também