Greve do Ibama está atrapalhando a chegada de novos carros ao Brasil; entenda

Por Paula Gama

Servidores do Ibama estão em greve desde janeiro, reivindicando melhores salários e condições de trabalho.

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Embora não tenham parado totalmente, os funcionários adotaram uma tática de "operação tartaruga", atrasando o processo de emissão de licenças ambientais para importação de veículos.

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O atraso na emissão das licenças tem causado um acúmulo de mais de 30 mil veículos nos portos, prejudicando toda a cadeia de importação.

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A montadora Fiat tem enfrentado problemas com a importação da picape média Titano, levando a uma queda nas vendas e perda de interesse dos clientes.

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A Stellantis, grupo ao qual a Fiat pertence, confirmou o impacto da greve na importação e destacou o risco de cancelamento de pedidos devido à falta de previsão de entrega.

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A Nissan também observou mudanças nas operações do Ibama, mas ainda não identificou impactos nos lançamentos planejados.

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O Ibama não negou a existência da "operação tartaruga" e está negociando com o governo para atender às demandas dos servidores.

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Apesar da greve, os servidores continuam realizando atividades internas, e a presidência do Ibama busca valorizar as carreiras e garantir a continuidade das atividades.

Vinícius Mendonça / Ibama

O órgão está ativamente envolvido em negociações com o governo federal para resolver as demandas dos servidores e normalizar suas operações.

Felipe Werneck/Ibama

Tanto as montadoras quanto o Ibama estão buscando uma solução para os transtornos causados pela greve, visando minimizar os impactos na importação de veículos.

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Publicado em 08 de Maio de 2024.

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