Consumo de Etanol em Carros Modernos: Atualmente, é raro um carro moderno a combustão alcançar uma média de consumo de etanol acima de 18 km/l, mesmo em rodovias.
Competição de Economia: Em 1982, a Volkswagen realizou uma competição entre 520 taxistas em São Paulo, onde os vencedores atingiram 18,32 km/l com um Gol a etanol.
Percurso: O torneio percorreu 37,2 km, com 85% do trajeto em vias urbanas.
Exigências de Emissões e Motores Flex: A maior eficiência do etanol nos anos 1980 deve-se à ausência de exigências de controle de emissões e tecnologia de motores flex, segundo Renato Romio, engenheiro do Instituto Mauá de Tecnologia.
Comparação com Gasolina: Antigamente, o consumo de álcool era 15% maior que o da gasolina; atualmente, é 30% maior.
Mistura Pobre: Nos anos 1980, motores ajustados para mistura pobre usavam menos etanol em relação ao ar, atingindo 85% da eficiência energética da gasolina.
Proconve e Catalisadores: A criação do Proconve e a adoção de catalisadores nos anos 1990 exigiram maior equilíbrio na mistura de ar e etanol, aumentando o consumo de etanol.
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Impacto dos Motores Flex: Motores flex requerem taxas de compressão intermediárias para funcionarem com etanol e gasolina, reduzindo a eficiência do etanol.
Projeto de Motor Turbo a Etanol: A FCA (atual Stellantis) anunciou um motor turbo 100% a etanol, mas cancelou o projeto devido à resistência dos consumidores e às variações na produção de etanol.
Eficiência Atual de Motores a Álcool: Um motor dedicado ao álcool hoje poderia alcançar cerca de 80% da eficiência da gasolina, comparado aos 85% dos anos 80, antes da implementação de catalisadores.
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