Como funciona o novo semáforo com borda amarela que chegou em São Paulo

Por Alessandro Reis

Quem dirige pelas vias da capital paulista deve ter percebido: vários semáforos passaram a trazer uma moldura com contorno amarelo, mas o que isso significa?

Zanone Fraissat/Folhapress

De acordo com Mauricio Nastari, gerente de iluminação pública da SP Regula, os novos semáforos são "inteligentes".

RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Têm foco na redução dos congestionamentos e também para diminuir e agilizar o reparo de eventuais panes nos aparelhos de sinalização de trânsito.

Alessandro Reis/UOL

Esses equipamentos utilizam um sistema capaz de transformar imagens captadas e, por meio de algoritmos, ajustar o tempo de abertura dos semáforos de acordo com a quantidade de carros, garantindo maior fluidez do trânsito.

Alessandro Reis/UOL

Os tempos máximo e mínimo de acionamento dessas luzes são programados previamente pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e são ajustados para melhorar o fluxo de veículos.

Alessandro Reis/UOL

Além disso, essa programação pode ser alterada remotamente por operadores da CET por meio de uma central de controle.

Fábio Vieira/Fotorua/ Estadão Conteúdo

A câmera que o novo semáforo traz substitui os chamados "laços", que são os sensores instalados no asfalto utilizados pelos semáforos convencionais.

RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Essa câmera, chamada de "laço virtual", faz com que a operação do semáforo não seja afetada por recapeamento ou reparos que exijam a remoção temporária do "laço" convencional.

Getty Images

Outra vantagem é que os novos semáforos "conversam" entre si e são sincronizados de acordo com as chamadas subáreas, que são as grandes avenidas e suas adjacências.

Alessandro Reis/UOL

Os semáforos modernizados começaram a ser instalados na cidade a partir do segundo semestre deste ano.

Gabo Morales/Folhapress

Eles já podem ser vistos em vias como as avenidas Pompeia e Doutor Arnaldo, na Zona Oeste da capital. Eles também são acompanhados de uma câmera

Roberto Casimiro/Estadão Conteúdo

Segundo a SP Regula, os semáforos de todos 2.586 cruzamentos do Minianel Viário, que é a zona do rodízio municipal de veículos, serão trocados por novos nos próximos três anos.

Alessandro Reis/UOL

A agência informa que já existem 152 semáforos inteligentes em operação no município.

Alessandro Reis/UOL

Eles estão distribuídos nas regiões das avenidas Doutor Arnaldo, Cardeal Arcoverde, Juscelino Kubitschek, Faria Lima, Armando Sales, Pompeia, Vila Olímpia e Gabriel Monteiro.

Alessandro Reis/UOL
Publicado em 17 de novembro de 2023.

Veja Também