Carros submersos no RS: ter seguro não é garantia de receber indenização por enchente

Por Julio Cabral

Os danos causados pela tragédia de enchentes no Rio Grande do Sul ultrapassam centenas de milhões de reais.

Nelson Almeida/AFP

Além de residências e estabelecimentos comerciais, o número de veículos atingidos é difícil de calcular. Segundo estimativa da Bright Consulting, o contingente pode ser superior a 200 mil.

Nelson Almeida AFP

Desses, nem todos contam com cobertura de seguro para acidentes naturais e os respectivos donos não deverão ser indenizados.

Herculano Barreto Filho/UOL

Há dois tipos de categoria de seguro: completo/total e parcial.

Amanda Perobelli/REUTERS

O total possui entre suas principais coberturas as seguintes: roubo, furto, colisão, queda de árvores, muros e enchentes e alagamentos.

Herculano Barreto Filho/UOL

As diferenças são mais amplas em relação aos seguros parciais. A seguir, veja como se divide a categoria em três tipos principais.

Nelson Almeida/AFP

1 - Tem o seguro que cobre tão somente o roubo e/ou furto. Este não indeniza nem colisão, tampouco enchentes ou alagamentos. Então, quem contrata esse tipo de apólice não receberá a indenização.

Adriano Machado/Reuters

2 - Existe o seguro que cobre incêndio e colisão. Se, dentro da cobertura de colisão, inclui alagamento e enchente, cobre. Se a resposta for negativa, ele também não receberá sua indenização.

Nelson Almeida AFP

3 - Tem, ainda, os seguros que cobrem o roubo, furto e colisão, incluindo enchente e alagamento, mas aí a cobertura para esses riscos é somente se houver a perda total do veículo.

Amanda Perobelli/REUTERS

As diferenças de preços entre os tipos de apólices podem ser enormes, embora não seja possível cravar com exatidão.

NELSON ALMEIDA/AFP

Essa diferença não dá para determinar um valor, porque depende muito de fatores como bônus, tempo de seguro (desconto de renovação) e perfil do cliente.

NELSON ALMEIDA/AFP

A despeito de ser uma diferença grande, há casos em que vale a pena passar para uma categoria com cobertura mais abrangente.

Nelson Almeida/AFP
Publicado em 07 de junho de 2024.

Veja Também