Deu ruim

4 carros que ficaram com má fama no Brasil

Por Vitor Matsubara

É bomba?

Em mais de seis décadas de indústria, alguns carros sofreram com defeitos crônicos que resultaram em má fama no Brasil. Separamos a seguir cinco exemplos emblemáticos.
Fiat | Divulgação

Fiat Tipo

O Tipo foi um dos maiores sucessos da Fiat nos anos 90 no Brasil. Pelo menos até uma falha no projeto ter feito algumas unidades pegarem fogo. A fabricante fez um recall, mas o estrago na imagem do modelo já estava feito.
Divulgação/Fiat

VW Gol Turbo

Foi em meados dos anos 2000 que a VW revolucionou o mercado ao colocar uma turbina no motor 1.0 16V. Só que Gol e Parati Turbo exigiam manutenções específicas para rodar bem, algo que nem sempre era feito por seus donos. Esse desleixo causou a fama de baixa durabilidade deste propulsor no mercado de usados.
Divulgação

Fiat Marea

Quem também passou por um problema semelhante ao do Gol Turbo foi o Fiat Marea. Dono de um projeto refinado, o modelo tinha um possante motor 2.0 de 20 válvulas, que demandava cuidados especiais nas revisões. O tempo passou e os proprietários não deram a devida atenção ao Marea, causando uma má fama que foi elevada à décima potência com piadas e memes
Divulgação

Ford Fiesta

O Fiesta foi só um dos modelos equipados com o polêmico câmbio Powershift. Por conta de uma falha no projeto, várias unidades apresentaram problemas como trepidação e até travamento das marchas. A Ford fez a substituição da caixa na maioria dos carros, mas o estrago já havia sido feito
Divulgação
Publicado em 27 de junho de 2023.

Veja Também