A fábrica em Camaçari (BA) não deve ser a única opção da BYD para fugir do cada vez mais alto imposto de importação no Brasil.
Durante o lançamento da picape Shark, a montadora admitiu que uma futura fábrica da empresa no México poderá enviar veículos para cá sem o pagamento deste tributo.
Stella Li, vice-presidente global e CEO Américas da BYD, confirmou nesta segunda-feira que a montadora negocia a implantação de fábrica no México.
A localização ainda será definida, com a respectiva assinatura do contrato, mas de lá a BYD poderá exportar veículos para países que tem acordo de livre comércio com o país norte-americano - a exemplo do Brasil e dos Estados Unidos.
Quanto à futura linha de montagem na Bahia, o conselheiro especial da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, informa que deverá iniciar a produção em dezembro.
O que deverá ser feito inicialmente em regime SKD (com boa parte dos componentes ainda importada da China), para ingressar na etapa de produção com peças predominantemente de origem local no fim do primeiro semestre de 2025.
A previsão é de que a fábrica de Camaçari atinja a capacidade produtiva de 300 mil veículos por ano, informa o conselheiro.
Ele ainda acrescentou que hoje a BYD está inaugurando sua centésima concessionária no Brasil- a previsão é de chegar a 200 unidades no fim de 2024.
Quanto à produção da Shark na fábrica que a BYD está construindo em Camaçari (BA), Henrique Antunes, diretor comercial das operações no Brasil, informa que ela é considerada para o futuro.
Neste primeiro momento, virá da China, como já acontece com os demais produtos da BYD comercializados no território brasileiro.
Também não está descartada a possibilidade de ao menos parte da produção vir do México.