Adeus, carro elétrico? Tesla e outras fabricantes demonstram mudanças

Por Julio Cabral

Os carros elétricos são vistos como parte fundamental do movimento de eletrificação total de veículos.

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Antes tidos como a maior solução para a mobilidade limpa, os veículos a baterias têm visto mudanças de entusiasmo.

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Afetados por baixas vendas, algumas fabricantes estão dispensando funcionários, enquanto outras estão revendo o investimento total previamente anunciado em automóveis "verdes".

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O que está acontecendo? É um grande conjunto de fatores. Um deles é que as previsões de vendas desse tipo de veículo feitas por muitas montadoras não se concretizaram.

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Devido ao custo elevado e à adesão baixa dos consumidores, a União Europeia já pensa em flexibilizar as datas de proibição da produção de carros com propulsores a combustão.

Youse

As notícias mais recentes talvez preocupem os ambientalistas. A Tesla dispensou 10% da sua força de trabalho, medida tomada diante da queda no número de vendas.

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Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda na comercialização de veículos da marca norte-americana foi de nada desprezíveis 8,5%.

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A decisão foi tomada também em razão da forte concorrência de preços contra os temidos fabricantes chineses de carros elétricos.

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Estamos falando de um significativo corte dos cerca de 140 mil funcionários da companhia com sede na Califórnia.

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Se antes os altos valores e a carência de matérias-primas e estrutura eram as principais preocupações, agora, depois da expansão global dos chineses, a empolgação parece diminuir aos poucos.

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Não chega ao ponto da desistência, mas as ações apontam para uma cautela maior, evitando a ruptura por completo.

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Nesse contexto, vale destacar uma provável mudança nos planos iniciais do presidente norte-americano, Joe Biden.

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Uma das plataformas do seu governo é eletrificar metade dos carros novos americanos até 2030. É uma medida ousada para a terra dos motores V8.

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A General Motors se tornou um dos símbolos dos carros elétricos ao anunciar que só produziria automóveis sem propulsores a combustão a partir de 2035.

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É importante ressaltar que as vendas de elétricos puros cresceram em 2023 no país, chegando a mais de 1,2 milhão de unidades. Já se fala em 1,9 milhão de carros em 2024.

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Publicado em 19 de abril de 2024.