Paolla Oliveira, Erika Januza e mais: famosas dão adeus no Carnaval 2025

O Carnaval 2025 foi marcado por diversas emoções, como as despedidas das rainhas de bateria Paolla Oliveira, da Grande Rio, e Erika Januza, da Viradouro. Além da declaração do anúncio de despedida de Tati Minerato, rainha de bateria da Estácio de Sá e musa da Mocidade Independente de Padre Miguel.
Antes dos desfiles, a Imperatriz Leopoldinense anunciou o desligamento de Rafa Kalimann do posto de musa da agremiação após polêmica de intolerância religiosa.
Confira tudo o que as famosas falaram:
Paolla Oliveira
Uma semana antes do Carnaval, Paolla Oliveira anunciou sua aposentadoria do posto de rainha de bateria da Grande Rio. "Eu acho que a gente tem que saber fazer escolhas na hora certa", disse em entrevista ao Fantástico (Globo).
Escolher entre paixões é difícil. Infelizmente, eu tenho que me despedir desse posto. Vou me despedir, mas não e nunca jamais do Carnaval, da Grande Rio. É uma mudança de lugar. Tem várias maneiras de curtir o Carnaval. É uma escolha difícil, mas é isso. Paolla Oliveira
Famosa explicou que precisa se dedicar às gravações de "Vale Tudo", além de questões familiares. "Tenho um trabalho muito importante que corri atrás e vai demandar de mim de uma maneira diferente, que é a novela. E tenho uma questão familiar, delicada, essas coisas que a gente não escolhe de saúde, e fazer escolhas na hora certa a gente tem que fazer. Vou cuidar dos meus, acalmar meu coração para depois não me arrepender."
No desfile das campeãs, Paolla chorou muito ao se despedir da avenida. "Chorei na avenida toda. Eu só tenho a agradecer. É pelas pessoas, pela cultura, pelo que a gente acredita. Vou sentir muitas saudades", disse ao Gshow.
Deu uma dorzinha. Mas é isso, gente. Faz parte da vida fazer escolhas, ter consciência de que vai passar por algumas coisas, viver todas as emoções fazem parte desse momento. E eu vou viver tudo ainda que tenho que viver. Paolla Oliveira
Erika Januza
Como Paolla Oliveira, Erika Januza também se despediu do posto de rainha de bateria, só que da Unidos do Viradouro. "Quando eu recebi o convite para me tornar Rainha de Bateria, os meus presidentes me disseram que não queriam uma Rainha com um reinado muito longo. Vocês devem estar imaginando o que está passando na minha cabeça agora."
A Viradouro me pediu o cargo, o cargo não é meu, eu sou só um instrumento. Eu vou sentir muita saudade, e eu fui muito feliz aqui. Eu estou triste, mas é um ciclo que se encerra. Erika Januza
Após desfilar pela última vez pela Viradouro, Erika se emocionou. "Sei que é um cargo muito desejado e o quanto ele representa para uma escola, e acho que pude dar o meu melhor com muito amor. Eu já choro normalmente. Sou muito grata a Viradouro nesses quatro anos consecutivos", disse ao Gshow.
Durante transmissão no Multishow, Milton Cunha afirmou que Erika Januza deverá receber uma proposta em breve. "Erika, uma notícia: uma grande escola me disse que vai te convidar. Olha minha cara de sério. Nós, sambistas, te escolhemos. Você é do coração. Então te prepara porque vem explosão, bomba, babado e ano que vem te encontro aqui de novo."
Tati Minerato

Rainha de bateria da Estácio de Sá, da Série Ouro do Rio, e musa da Mocidade Independente de Padre Miguel, do Grupo Especial, Tati Minerato anunciou ontem que está deixando o Carnaval após 25 anos.
Segunda a modelo, o motivo é para focar em sua vida pessoal. "Não teve briga, nem desentendimento algum. São ciclos que preciso encerrar para iniciar outros. Fui tratada com muito carinho em ambas as escolas e fiz questão de ligar para me despedir. Quero sempre sair pela porta da frente", disse ao Extra.

Tati disse que está namorando e o rapaz não é da mídia e, por isso, quer dar atenção ao que estão construindo. "Ele não é do Carnaval, não entende muito sobre essa grande festa, e os ensaios e compromissos acabam me impedindo de dedicar mais tempo à minha relação. Quero casar, ter filhos, abrir minha empresa no ramo da beleza. Ou seja, agora quero viver esse amor com toda a atenção e carinho que ele merece."
A modelo não deu certeza se vai desfilar no Carnaval em 2026. "Não sei. Vamos ver. O Carnaval demanda muito tempo, consome muito da minha vida. Esse ano também desfilei em duas escolas, então realmente eu tive que deixar muitas coisas de lado", contou à Quem.
Rafa Kalimann
No final de janeiro, a Imperatriz Leopoldinense anunciou o desligamento de Rafa Kalimann do posto de musa da agremiação. "A musa Rafa Kalimann não seguirá com a Imperatriz Leopoldinense para o Carnaval 2025. Desejamos sucesso em seus projetos futuros", informou o perfil oficial da Imperatriz, no Instagram.
A saída de Rafa aconteceu em meio a uma polêmica de suposta intolerância religiosa. Um vídeo que viralizou deu a entender que a famosa se recusara a cantar o samba-enredo da Imperatriz, o qual fazia referência a Exu.
Na ocasião, Kalimann negou ter qualquer problema com a letra da canção. "Eu canto o samba-enredo inteiro da minha escola a plenos pulmões, porque minha arte está a serviço de todas as histórias, sobretudo as que precisam ser contadas e que não são as minhas", disse ela.
Em entrevista ao podcast da Revista WOW, a atriz negou que as acusações fossem verdadeiras. "Passei por uma questão de intolerância religiosa, as pessoas mentiram e colocaram como fake news essa questão [a fé] na minha vida."
Rafa Kalimann também negou que seu desligamento da escola de samba tivesse algo relacionado à polêmica. "Nada a ver! Mas, claro, algumas pessoas aproveitaram a fake news para criar essa narrativa também."
Eu olho com admiração e muito respeito para a fé do outro. Sei que, assim como a minha crença é sagrada para mim, a do outro também é para ele. Então, ver meu nome envolvido numa situação de intolerância religiosa foi algo muito doloroso para mim.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.