Sapucaí recebe pessoas com deficiência no último fim de semana de Carnaval

Carnaval é para todos e, na Sapucaí, a folia também é inclusiva. Iniciativas como o "Folia dos Amigos do Ton" e a "Embaixadores da Alegria" garantem que pessoas com deficiência estejam no coração da festa - seja na plateia ou na Avenida.

Nessa sexta-feira, 7, por exemplo, enquanto acontece o desfile de 18 escolas mirins, cerca de 800 crianças e jovens de abrigos e instituições de reabilitação são recebidas gratuitamente num camarote para assistir ao evento. Eles são acolhidos com lanches especiais e brindes, atividades recreativas dentro do Folia Tropical.

Já na noite deste sábado, quando acontece o desfile das campeãs, a Embaixadores da Alegria desfila com pessoas com e sem deficiência pelo 17º ano, com o enredo "O casamento entre o Céu e a Terra". O samba-enredo é assinado por Xande de Pilares, Gilson Bernini e Clovis Pê.

Viviane Dias é passista da Embaixadores da Alegria e da Viradouro
Viviane Dias é passista da Embaixadores da Alegria e da Viradouro Imagem: Divulgação

Ano passado, a organização social sem fins lucrativos foi contemplada com o Grande Prêmio do Carnaval Brasileiro 2024 "Tia Ciata" na categoria Resistência Carnavalesca, pela Federação Nacional das Escolas de Samba.

Passista da Embaixadores da Alegria e da Viradouro, Viviane Dias, 45, ensina que todos têm o direito de ser feliz, de brincar o Carnaval, de desfilar onde quiserem.

Não pode haver uma limitação que impeça alguém de desfilar em uma ala e de conquistar seu espaço como passista, porta-bandeira, mestre-sala, rainha de bateria ou musa. Todos temos esse direito, independentemente de qualquer deficiência. Ela pode nos impor desafios em alguns momentos, mas nunca nos impedir de ser felizes.

Viviane Dias, passista

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.