Desidratação e desmaios: calor leva foliões ao limite no Bloco da Anitta

Na primeira das quatro horas previstas para o Bloco da Anitta, no Rio de Janeiro, ao menos três foliões passaram mal no entorno da corda de isolamento. A desidratação —por efeito do calor ou consumo excessivo de álcool— é o principal motivo, segundo os bombeiros. Há também registros de pressão baixa.

O Bloco da Anitta levou 1,1 milhão de pessoas ao centro do Rio, segundo a Riotur.

O que aconteceu

Os bombeiros civis - contratados pela organização do bloco - têm o procedimento de retirar a pessoa da multidão e fazer o atendimento dentro da corda, em ambiente mais controlado. O objetivo é restabelecer a temperatura, orientar os foliões para uma hidratação correta e controlar a pressão arterial.

O Corpo de Bombeiros informa o número total de atendimentos médicos ao final do bloco, previsto para as 12h. Na extensão da Rua Primeiro de Março, dedicada aos mega blocos, há dois postos médicos: um no início do trajeto e outro no final.

Ao UOL, o agente do Corpo de Bombeiros, Alan Nascimento, contou que as pessoas foram encaminhadas para unidade básica de saúde mais próxima. "As pessoas passaram mal por falta de hidratação e elas precisam tomar bastante líquido. Tiveram insolação por causa do calor, pressão baixa, mas agora estão se hidratando."

Pessoas recebem água para hidratação no Bloco da Anitta
Pessoas recebem água para hidratação no Bloco da Anitta Imagem: Fabio Teixeira/UOL

Todos os blocos na Primeiro de Março, contam com distribuição de água para consumo por parte da Cedae, em pontos fixos e volantes. Além disso, jatos d'água são distribuídos pela companhia em caminhões-pipa, que ficam também localizados no trecho final do desfile.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.