Milton Nascimento sobre ser enredo da Portela: 'Maior glória de um artista'

A Portela emociona a Marquês de Sapucaí ao homenagear Milton Nascimento. Mas o encantamento não acontece apenas nas arquibancadas. Na avenida, o coração de um dos desfilantes bate mais feliz do que nunca: Bituca, a primeira personalidade a ser enredo em vida da escola de Madureira.

A grandiosidade de um dos maiores cantores do Brasil não cabe na Sapucaí, mas uma parte importante da sua "Travessia" passa pela avenida empoleirada nas asas da imponente Águia da Portela, última escola a desfilar no Rio, cidade onde o Bituca nasceu.

05.mar.2025 - Portela faz o último desfile e encerra o carnaval no Rio
05.mar.2025 - Portela faz o último desfile e encerra o carnaval no Rio Imagem: Lucas Landau/UOL

"Hoje é uma das noites mais importantes e simbólicas de toda minha trajetória", declarou Milton, pouco antes do desfile, com exclusividade para o UOL. "Ser homenageado por uma escola como a Portela é a maior glória que um artista pode alcançar na vida."

A azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira preparou uma grande procissão até Três Pontas, cidade mineira onde Milton foi criado. Um desfile de cantorias e a obra do artistas, que atravessa a vida dos brasileiros e inspira o cotidiano como trilha sonora da divindade. A "voz de Deus".

Na chegada à Sapucaí, em entrevista à TV Globo, ele confirmou a emoção com o desfile. "Tô feliz pra caramba, foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida."

Milton Nascimento não acreditou quando soube da homenagem. Em entrevista ao UOL, o carnavalesco André Rodrigues relembrou a reação humilde do músico ao receber a notícia de que seria enredo: "Poxa, é mesmo? É, mas é de verdade?"

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.