Último dia de desfiles do Rio tem homenagem a Milton e celebração ao Pará

Quatro escolas fecham os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro nesta terça-feira. Paraíso do Tuiuti, Grande Rio, Portela e Mocidade formam a terceira noite do Carnaval carioca, que pela primeira vez está dividido em três dias.

A Mocidade Independente de Padre Miguel é a primeira a entrar na avenida, às 22h, com o enredo "Voltando para o futuro, não há limites pra sonhar", que destaca o papel do homem como criador e a relação da humanidade com a tecnologia.

A Paraíso do Tuiuti vem logo depois, às 23h40, "Quem tem medo de Xica Manicongo?" em homenagem àquela que é considerada a primeira travesti do Brasil. Xica foi trazida do Congo, escravizada e executada em praça pública no Brasil, e é um símbolo da luta da população trans e travesti.

A Grande Rio é a penúltima, à 1h10, mergulhando na cultura paraense com o enredo "Pororocas parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós". O samba conta a história de três princesas turcas que, após desaparecerem de sua terra, se "encantaram" no Pará e se tornaram entidades cultuadas pela cultura local.

A Portela fecha a noite, às 2h40, com uma homenagem a Milton Nascimento no enredo "Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol". A escola irá do subúrbio carioca a Três Pontas, em Minas Gerais, em busca do "rei sol", Milton, acompanhada de canções marcantes do músico. A expectativa é que ele feche o desfile na última alegoria em um encerramento emocionante do Carnaval carioca.

O aumento no número de dias foi feito pela Liesa, entidade que organiza os desfiles, com o objetivo de deixar o espetáculo menos cansativo para o público. Além disso, com menos escolas por noite, todas as agremiações conseguem desfilar no escuro e, consequentemente, se valerem dos benefícios da moderna iluminação do sambódromo do Rio.

Outra novidade de 2025 é o esquenta das agremiações, aquele momento em que as escolas cantam hinos, exaltação e sambas antigos. Em vez de cinco minutos, agora serão 10 para aquecer os componentes.

Segunda noite

A noite de segunda-feira foi marcada por alguns desfiles que, por motivos diversos, vão ficar para a história. A começar pela Unidos da Tijuca, que homenageou Logun-Edé, orixá cheio de coincidências com a agremiação, como as cores e o animal pelo qual é representado. Foi a primeira vez que a escola do Borel fez um enredo 100% dedicado a um orixá.

Continua após a publicidade

Na sequência, a Beija-Flor entrou na avenida com a emoção transbordando em homenagem a dois ícones nilopolitanos. Laíla, figura histórica da azul e branco, foi o personagem central do desfile, onde foi exaltado como um grande griô da escola. A apresentação também marcou a despedida de Neguinho da Beija-Flor, que vai se aposentar após 50 anos de avenida.

O Salgueiro exaltou os rituais de fechamento de corpo em diferentes culturas e religiões. Com um desfile cheio de patuás, o verdadeiro amuleto da escola estava no samba-enredo, o favorito do público no pré-Carnaval. Fechando a noite, a Unidos de Vila Isabel falou sobre figuras fantasmagóricas das histórias populares, mas acabou assombradas por falhas técnicas durante o desfile.

Já o primeiro dia foi marcada por grandes desfiles do ponto de vista plástico, mas muitos erros técnicos por parte das agremiações. Viradouro e Mangueira foram as que mais levantaram a Sapucaí, mas tiveram falhas de fantasias e, principalmente evolução.

Itens permitidos

Para quem vai ao sambódromo, vale lembrar que crianças e adolescentes de até 16 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade. Não é permitido entrar na Sapucaí com isopores e outras embalagens térmicas, garrafas de vidro, armas, objetos cortantes, sinalizadores e fogos de artifício.

Por outro lado, os foliões podem levar até duas garrafas plásticas de 500 ml com água, suco, refrigerante ou cerveja. Também é permitido até dois itens de alimentação (fruta, salgado ou sanduíche).

Continua após a publicidade

Os desfiles serão avaliados por 36 jurados, que estarão divididos em quatro módulos de avaliação, cada um contendo nove quesitos. Desse total, sete deles ocupam a função pela primeira vez.

Noites de Carnaval no UOL

Até terça-feira, à meia-noite, Michelle Barros comanda as Noites de Carnaval do UOL, no YouTube de Splash e no Canal UOL, na TV por assinatura.

Com Leão Lobo, Chico Barney, convidados e participações especiais, o programa reúne o melhor dos bastidores do Carnaval pelo Brasil.

Clique no sininho abaixo e não perca a edição de hoje.

Siga o UOL Carnaval no

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.