Conteúdo publicado há 18 dias

Vila 'assombrada' por falhas e Neguinho aclamado marcam 2º dia na Sapucaí

A Vila Isabel foi "assombrada" por falhas, e Neguinho da Beija-Flor foi aclamado na segunda noite de desfiles no Rio de Janeiro.

A escola enfrentou problemas ao longo do desfile. O drone que carregava uma abóbora na comissão de frente caiu em frente a uma das cabines de jurados. Um dos carros soltou fumaça após problema no gerador. Além disso, o carnavalesco Paulo Barros foi vaiado.

Neguinho da Beija-Flor foi exaltado em sua despedida da Sapucaí. O público ovacionou Neguinho, que ficou muito emocionado com o carinho vindo das arquibancadas.

Unidos da Tijuca

A Unidos da Tijuca abriu a noite com o enredo "Logun-Edé: Santo Menino Que Velho Respeita", o primeiro 100% dedicado a um orixá. Em tons de azul e amarelo, a escola homenageou o orixá nascido do amor de duas realezas, Oxum e Oxóssi.

A escola associou a juventude de Logun-Edé aos jovens do Morro do Borel. A entidade escolhida tem as mesmas cores da agremiação e é representada pelo pavão, que também é símbolo da escola do Borel.

Esse é o reencontro da Tijuca com o Borel, com a Casa Branca, com a Ilha dos Velhacos, com a estrutura comunitária. Porque a escola de samba é instituição de criação de sociabilidade negra no pós-abolição. E a Tijuca é isso. [...] A Tijuca parece que andou um pouco afastada disso. Esse é um carnaval de reencontro da Tijuca com o seu chão, com a sua gente. Luiz Anotnio Simas, professor de história e compositor

Unidos da Tijuca abre segunda noite de desfiles no Rio
Unidos da Tijuca abre segunda noite de desfiles no Rio Imagem: Lucas Landau/UOL

Anitta, uma das compositoras do samba-enredo, não participou do desfile. Ela se apresentou no evento Carnaval na Cidade, em São Paulo, nesta segunda-feira.

Continua após a publicidade

A Unidos da Tijuca decidiu desfilar sem rainha de bateria após o afastamento de Lexa. Segundo o presidente, essa é a maior homenagem que a escola poderia ter feito à cantora, que se afastou da função após a morte de sua primeira filha. Emocionada, a mãe da cantora disse que não desfilaria sem a filha.

Após sete anos longe da Tijuca, Juliana Alves voltou "apresentando" a bateria, mas não no posto de rainha. "Eu sou uma pessoa que tem amor pela escola, e é uma relação que independe de posto. Eu tô na frente da escola, apresentando minha comunidade, muito feliz e honrada."

Juliana Alves em seu retorno à Beija-Flor; ela veio apresentando a bateria
Juliana Alves em seu retorno à Beija-Flor; ela veio apresentando a bateria Imagem: Lucas Landau/UOL

A escola fez um desfile luxuoso e colorido, sem grandes contratempos. Veja fotos da Unidos da Tijuca.

Beija-Flor

A escola de Nilópolis homenageou Laíla, ícone do Carnaval carioca. O diretor, que esteve à frente da escola em 13 de seus 14 títulos, morreu em 2021 de covid.

Continua após a publicidade

A Beija-Flor revisitou a infância de Laíla, reverenciou sua devoção aos orixás e sua trajetória na agremiação. Toda a família de Laíla acompanhou o desfile.

É um desfile emocionante, marcante, com emoção. Teremos sorrisos e lágrimas de emoção, de felicidade, porque vai ser "o" desfile. Selminha Sorriso, porta-bandeira da Beija-Flor há 28 anos

Carro da Beija-Flor representando Laíla, homenageado pelo samba-enredo da escola
Carro da Beija-Flor representando Laíla, homenageado pelo samba-enredo da escola Imagem: Zô Guimarães/UOL

O desfile foi marcado pela despedida de Neguinho da Beija-Flor, que se aposenta dos vocais da escola. Ao UOL, ele disse que não está se aposentando da avenida, apenas do carro de som. As arquibancadas aplaudiram e gritaram o nome de Neguinho, que ficou muito emocionado com o carinho do público.

Esse é meu penúltimo dia aqui, porque o último vai ser no sábado das campeãs. Neguinho da Beija-Flor

A avenida recebeu outra realeza do samba, a passista Pinah. A Cinderela Negra que encantou o príncipe Charles em 1978 foi ativa nos 14 títulos conquistados pela escola e voltou à avenida para prestar homenagem a Laíla.

Continua após a publicidade

Houve também uma referência ao famoso desfile "Ratos e Urubus, larguem minha fantasia" , de 1989. Na ocasião, a escola atravessou a avenida com um Cristo Redentor coberto por um plástico perto com os dizeres "mesmo proibido, olhar por nós". Neste ano, o Cristo trazia os dizeres "Do orun, olhai por nós". O orun é o mundo espiritual na língua iorubá.

A Beija-Flor levou Irina Shayk à Sapucaí pela primeira vez. A supermodelo russa desfilou com uma fantasia azul após visitar o barracão da escola. Brunna Gonçalves, mulher de Ludmilla, desfilou grávida de seis meses.

 Irina Shayk já preparada para desfilar pela Beija-Flor na Sapucaí
Irina Shayk já preparada para desfilar pela Beija-Flor na Sapucaí Imagem: AgNews

Com um desfile "redondo" e sem adversidades, a Beija-Flor foi uma das favoritas da noite. Veja fotos da Beija-Flor.

Acadêmicos do Salgueiro

O Salgueiro exaltou os rituais de fechamento de corpo em diferentes culturas e religiões. A escola apresentou o enredo "Salgueiro de corpo fechado", trazendo patuás, amuletos, guias, ervas e outros elementos utilizados para proteção física e espiritual.

Continua após a publicidade

A gente nunca sabe o que vai acontecer na Marquês de Sapucaí, mas eu acho que o Salgueiro estudou os erros do passado para fazer um desfile com regulamento debaixo do braço. A primeira mudança é o tamanho dos carros, menores, e as alas mais compactas. Igor Ricardo, enredista do Salgueiro

Salgueiro desfilou no segundo dia do Grupo Especial carioca
Salgueiro desfilou no segundo dia do Grupo Especial carioca Imagem: Tata Barreto / Riotur

Em um desfile muito espiritual, o Salgueiro consultou Zé Pilintra, que fez um pedido especial. A entidade, considerada o espírito patrono dos bares, casas de jogo e sarjetas, pediu que o casal de mestre-sala e porta-bandeira, além de cumprirem sua função na avenida, desfilasse também no último carro. A escola atendeu e a alegoria veio com Sidclei Santos e Marcella Alves caracterizados como Zé Pilintra e pombagira.

Viviane Araújo, que está com a escola há 17 anos, desfilou com uma fantasia de carcará. "Os cangaceiros, eles usavam os ossos do carcará, penduravam nas roupas como um amuleto de proteção e outros amuletos também. Então eu sou esse amuleto da bateria, essa proteção para a Furiosa", contou ao UOL.

Salgueiro foi a terceira escola a desfilar na segunda noite de carnaval no Rio
Salgueiro foi a terceira escola a desfilar na segunda noite de carnaval no Rio Imagem: Lucas Landau/UOL

A escola trouxe outras famosas entre seus "amuletos", como Deborah Secco, Flávia Alessandra, Rebecca e Bia do Brás. Veja fotos do Salgueiro.

Continua após a publicidade

Unidos de Vila Isabel

A Unidos de Vila Isabel apresentou o enredo "Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece". A escola levou uma apresentação com sustos e suspense para a avenida: o trem fantasma passeou por lendas e mistérios, como o bicho-papão, o lobo mau, vampiros e fantasmas.

A escola enfrentou várias falhas ao longo do desfile. O drone que carregava uma abóbora na comissão de frente caiu em frente à cabine dos jurados e um dos carros soltou fumaça na avenida por um problema do gerador.

Vila Isabel desfilou no segundo dia do Grupo Especial carioca
Vila Isabel desfilou no segundo dia do Grupo Especial carioca Imagem: Alex Ferro / Riotur

O carnavalesco Paulo Barros foi vaiado na Sapucaí. Ele, que disse em entrevista à Folha que enredos com temas de origem afro são "todos iguais", se limitou a dizer que aquela era apenas sua opinião. "Eu simplesmente falei da minha preferência. E é isso", afirmou ao UOL.

A rainha de bateria Sabrina Sato usou um visual de vampira no desfile. Ela surgiu com pedrarias e plumas vermelhas na avenida. "Venho representando a Rainha VampVila, que carrega o sangue que é fonte de energia e vitalidade para a bateria 'suingada de vampiros'. Vamos saciar a sede de alegria na Sapucaí", disse.

Continua após a publicidade
Vila Isabel fecha segunda noite de desfiles no Rio
Vila Isabel fecha segunda noite de desfiles no Rio Imagem: Zô Guimarães/UOL

José Loreto participou do desfile como um "diabão". "O maior desafio de desfilar na comissão de frente é o gás. Os bailarinos são atletas. Eu não sou. Agora eu só quero dormir", disse, após o desfile. Alane, suposto affair do ator, falou pela primeira vez do romance: "Eu sou super-reservada com a minha vida pessoal, então às vezes prefiro ficar na minha, ficar quieta. Mas estou solteira", afirmou.

José Loreto desfilou pela Vila Isabel, na Sapucaí
José Loreto desfilou pela Vila Isabel, na Sapucaí Imagem: Dilson Silva/AgNews

Noites de Carnaval no UOL

Até terça-feira, à meia-noite, Michelle Barros comanda as Noites de Carnaval do UOL, no YouTube de Splash e no Canal UOL, na TV por assinatura.

Com Leão Lobo, Chico Barney, convidados e participações especiais, o programa reúne o melhor dos bastidores do Carnaval pelo Brasil.

Continua após a publicidade

Clique no sininho abaixo e não perca a edição de hoje.

Siga o UOL Carnaval no

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.