
Com uma explosão de frevo, maracatu, cores vibrantes, os icônicos bonecos gigantes e os caboclos de lança, o Galo da Madrugada fez do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, um verdadeiro pedaço de Pernambuco durante seu animado cortejo na manhã desta terça-feira.
O bloco, reconhecido pelo Guinness Book como o maior bloco de Carnaval do mundo, desfila pela quarta vez em São Paulo após fazer o 46º desfile no Recife.
O que aconteceu

O bloco abriu o desfile tocando "Morena Tropicana" e os foliões acompanharam em coro. A música é um dos maiores hits de Alceu Valença e ecoou pelas ruas em frente ao Ibirapuera.
O público chegou cedo para curtir a folia pernambucana perto de casa, sem precisar pegar avião e voar para Recife. A professora pernambucana Katia Suely da Silva Santos, 49, que mora há mais de 20 anos em São Paulo, chegou cedo ao Ibirapuera para matar saudades dos ritmos nordestinos com o Galo da Madrugada.
O cortejo, que neste ano traz o tema "Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval!", começou com 40 minutos de atraso. O início foi às 10h40, mas a concentração já estava reunindo os fãs do carnaval pernambucano desde as 9h. Quando o trio puxou a folia, os foliões que madrugaram para cair no Carnaval se animaram ainda mais.
O tema do cortejo faz referência ao percurso do Carnaval no Recife, que começa com o Galo da Madrugada e termina com o Bacalhau do Batata, em Olinda. Além disso, outras cidades e personagens serão reverenciados durante o desfile do bloco do Galo em SP.
'A gente nasce no frevo'
Teve pernambucano em SP vivendo a tradição saudosa da terrinha aproveitando o Galo 'paulistano'. Katia Santos contou que desfilar com o bloco é uma tradição desde a época que morava em Pernambuco. "Amo frevo. O Galo da Madrugada em São Paulo foi a coisa mais incrível que aconteceu. É uma tradição de Pernambuco, uma cultura nossa lá no Recife. Eu pulava com eles desde muito jovem, a gente nasce no frevo."

Em São Paulo ou no Recife, foliona diz não perder a oportunidade de cair no Galo. A pernambucana aposentada Maria Dorotea Nogueira dos Santos, 65, não perde a oportunidade de pular a folia com o Galo da Madrugada. Ela veio à capital desfilar em um carro alegórico da escola de samba Mancha Verde e ficou para curtir o bloco.
Fantasia de passista de bloco fez sucesso no Galo da Madrugada em SP. Usando uma roupa de passista com uma saia com a bandeira do Pernambuco, Maria diz que para onde vai leva a bandeira do seu estado."Eu amo o meu sertão, meu estado, minha Serra Talhada [cidade], sou apaixonada. Minha fantasia é de passista do bloco, mas a saia está mais comprida porque eu não quis cortar a bandeira", diz Maria.

Quando estou em Recife não perco o Galo, mas há três anos que eu brinco Carnaval aqui em São Paulo. Para mim o bloco em São Paulo é maravilhoso por causa do clima, o ambiente bem arborizado e alegria e felicidade do povo que a gente nota.
Maria Dorotea Nogueira dos Santos, foliona
Chapéus e tops bordados com flores também coloriram o bloco. As folionas paulistanas, a publicitária Jéssica da Silva, 29, e a analista fiscal Bruna Sousa, 29, combinaram um look parecido com chapéus e tops bordados com margaridas para pular a folia com o bloco pela primeira vez. Jéssica conta que as duas escolheram uma roupas mais fresquinha por causa do calor e com chapéu customizado para se proteger do sol e fazer um look estiloso. "Minha primeira vez no Galo, tô muito animada. Cai da cama para curtir o bloco, queira muito conhecer essa tradição."
Eu acordo todos os dias às 5h50 da madrugada para trabalhar, mas valeu a pena levantar cedo no feriado para aproveitar pela primeira vez o Galo da Madrugada. O bloco é muito famoso e eu estava curiosa para conhecer
Bruna Sousa, foliona

Noites de Carnaval no UOL
Até terça-feira, à meia-noite, Michelle Barros comanda as Noites de Carnaval do UOL, no YouTube de Splash e no Canal UOL, na TV por assinatura.
Com Leão Lobo, Chico Barney, convidados e participações especiais, o programa reúne o melhor dos bastidores do Carnaval pelo Brasil.
Clique no sininho abaixo e não perca a edição de hoje.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.